PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

1 de ago. de 2015

Se eu tivesse mais um filho….

Ter 4 filhos nos dias de hoje não é nada comum. Já contei aqui no blog algumas situações bem engraçadas, de comentários e reações das pessoas quando me veem com minha prole. Hoje, com eles mais crescidinhos, a vida está ficando mais fácil. Ainda é um sufoco conciliar tantas atribuições com a atenção que cada filho merece ter, mas, ainda que “a fábrica esteja fechada”, de vez em quando me pego pensando em como seria a vida com um filho a mais. Ontem uma amiga me reproduziu uma frase interessante: “toda mãe deveria ter o direito de ter o segundo filho”.  Sim, porque a vivência de ter um filho ajuda e muito quando vem o segundo (e o terceiro, o quarto...). Algumas coisas que eu faria (ou tentaria fazer):

* Curtir muito a gravidez! Mais alegria e menos preocupações com o que não posso interferir muito: resultado do exame do mês seguinte, sexo do bebê, data de nascimento, etc.

* Atividade física com outras gestantes. Além de ser bom se exercitar com professor(a) com experiência nessa área, acho muito gostoso estar num grupo com pessoas que estão vivenciando o mesmo que eu.

*  Simplificar o enxoval. Menos produtos, menos brinquedos, compraria mesmo o básico. Uma parte gostosa de ter filhos mais velhos é ganhar espaço em casa, já que carrinhos, móbiles, brinquedos grandes e brilhantes estão dando lugar a jogos e menos objetos pela casa. Deixaria o bebê ser estimulado mais pelos irmãos, pela riqueza de imagens da rua ou por objetos simples, que já temos em casa mesmo.

* Foto de grávida ao ar livre, com ambiente bem descontraído. Acho lindas as fotos em estúdio, mas, como já tenho filhos, acho espaço aberto mais atrativo. Na gravidez dos gêmeos, as fotos foram feitas na praia e foi bem legal.


Não parece, mas essa foi uma sessão de fotos da gravidez.
 Encostado na areia estava o meu barrigão de 6 meses dos gêmeos
*  Ficar com o mesmo obstetra até o fim só se eu estiver realmente feliz e confiante com ele (ou com ela). Enfim, não hesitaria em mudar se não estivesse me sentindo bem confortável com o médico, ainda que ele seja o supertop recomendado.
* Tentar mais um parto normal! Esse item é polêmico e não vou entrar em grandes reflexões, mas depois de ter vivido os 2 tipos de parto, PARA MIM, não há como equiparar.
* Colocar o bebê no peito logo após o nascimento, independentemente do tipo de parto.

* Se a amamentação for difícil, dolorida ou se tivesse dúvida se a pega está boa, chamaria logo uma ajuda especializada. A equipe de enfermagem em geral está apta a auxiliar nessas questões, mas se eu ainda não estivesse 100% confiante, iria a um banco de leite ou chamaria em casa uma consultora em amamentação. 
* Montar um caderno com anotações dos marcos de desenvolvimento. Eu só tenho certeza de quando cada filho caminhou sozinho e por quanto tempo cada um mamou no peito, mas já não sei precisar quando foi a primeira palavra, quando saiu o primero dente..
Eita, a lista já ficou grande e ainda tem tanta coisa para dizer...se você quiser compartilhar alguma sugestão ou pensamento, fique à vontade para escrever abaixo nos comentários. Eu vou seguir a vida com os filhos que já tenho, mas para você que espera mais um, desejo que a nova vivência de maternidade seja maravilhosa e, de alguma forma, seja mais leve e fácil pela experiência que você levará ao carregar seu mais novo tesouro nos braços.

OBS: eu estava com saudades de escrever no blog. Um abraço carinhoso e até a próxima!

8 comentários:

  1. Chegada Querida, filhos são mesmo um presente. Eu sigo confiando que se for pra ser, o meu chegará na hora mais precisa. Adorei te ver ontem! Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presente da vida também é uma amiga como você, chegada. Adorei ver vc e Juju no sábado. Obrigada por terem vindo prestigiar meu comerciante mirim. Beijos

      Excluir
  2. Nossa, que saudades de vc!!!!!! Adorei ler outro post no blog. Também me pego pensando em ter mais um bebê, mas aí vem o cansaço e a sensação de preenchimento com os meus dois rebentos! Saudades mesmo é de ver toda a turminha reunida novamente! Temos que dar um jeito de nos ver! Beijo Enorme no coração! Renata- Assunção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga querida. Temos que nos encontrar! Alguma chance de você vir aqui esse semestre? Seria tão bom! Bjs

      Excluir
  3. Amiga Linda! Como sempre, ótimas dicas! Mas é ótimo ver os filhotes crescendo! Eu também carregaria menos tralhas! Kkkkkkk. Beijos MIL!!! Hilana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa é diminuir a tralha de casa, né? Amiga, imagine que no enxoval de Larinha eu fiz mamãe levar 2 kits de berço daqueles bem volumosos! E quando a gente viajou a 1a vez com ela? Eu praticamente montei um quarto de bebê no hotel!

      Excluir
  4. Sis, quando estiver realmente sentindo falta de tudo que engloba ter um bebê em casa, te empresto Dudu!!!! Háháhá!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçadinha...meu Dudu não é mais bebê e, ainda assim, tu não emprestas ele para ninguém. Pode deixar lá em casa que a farra vai ser grande.

      Excluir