PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

3 de mar. de 2016

Que almoço!

Aqui nos Estados Unidos, as crianças ficam na escola até o início da tarde e almoçam lá. Para meus filhos, seria novidade ficar tantas horas na escola, mas eu pensava mesmo na hora do almoço. Ou melhor, eu pensava que nem iria me preocupar com essa refeição. Já que eles vão almoçar bem, o jantar pode ser algo mais simples, não me daria trabalho algum. Bem, era o que eu pensava e foi uma doce ilusão. Foi só eu acompanhar o almoço no primeiro dia de aula para saber que eu teria um encontro diário com o fogão. 

O cardápio do primeiro dia de aula? Pizza e achocolatado! Tudo bem que aqui é o país do fast food, mas vim iludida que a alimentação saudável tinha chegado às escolas. Lembrava da primeira-dama Michelle Obama em campanha contra a obesidade e imaginava que nos refeitórios escolares o cardápio seria saboroso e saudável. Fiquei pasma, mas, com o tempo, vi que não é terrível assim, ainda que no cardápio haja cachorro-quente, hambúrguer, nuggets…

Resolvi contar isso em um post porque sei que muitas pessoas precisam comer na rua diariamente. Com algumas mudanças e cuidados, dá para melhorar bastante a qualidade nutricional de uma refeição, ainda que o prato principal seja cheio de sal e gordura.

No caso da escola das crianças, sempre há como acompanhamento salada crua e fruta. Se a criança come esses itens também, a refeição fica mais equilibrada. O adulto pode fazer o mesmo quando estiver almoçando fora, aumentando o prato da salada, dispensando doces de sobremesa e bebidas. Quando você come um pratos de folhosos ou uma fruta cítrica antes ou após um prato até de feijoada, as fibras “puxam”um pouco da gordura da comida, a digestão fica mais fácil e o ritmo intestinal melhor. Se você sabe que não vai conseguir ter uma boa refeição na rua, deixe pronto um depósito com salada crua e uma fruta. Trocando a batata frita por esses “acompanhamentos do bem”, você pode ter uma refeicão muito melhor, mesmo que seu prato principal seja um x-tudo. 
De todo modo, se seu almoço não foi nota 10, tente caprichar na qualidade do jantar. Não dá para almoçar pizza e jantar cachorro-quente, né? Como contei no início, acabei optando por levar comida de casa para as crianças. O engraçado é que basta ver os depósitos de comida para descobrir onde tem brasileirinho no refeitório. Eu e outras ma˜es brasileiras sempre mandamos arroz e feijão. Bom, isso quase todos os dias, de vez em quando eu me dou uma folga e eles pegam comida lá mesmo. Afinal, sair da rotina de vez em quando, comer uma guloseima, também dá sabor à vida, concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário