PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

22 de mar. de 2019

Escola pública. Quanto mais os pais se envolvem, melhor fica a escola

Na escola pública dos Estados Unidos não há pagamento de matrícula ou mensalidade, mas os pais contribuem e muito! Como? Com doação em dinheiro, doação em materiais, doação de tempo (tem pai/mãe que dedica 2 horas diárias à escola. Ajudam a fazer cópias, laminar, auxiliam as professoras, organizam eventos e muito mais!).
Eu comecei como mãe voluntária e depois fui contratada, já estou no meu 2o ano de trabalho na escola que meus filhos estudam. Nunca imaginei que trabalharia em escola, depois de tantos anos em hospital. A verdade? Eu adoro!

Copio abaixo post que publiquei no meu perfil público do FB:



Quando o dia acaba em pizza e acaba bem.

Meus 4 filhos estudam aqui em Houston em uma escola pública do nosso bairro. Tal como acontece nas escolas nas escolas públicas do Brasil, não há pagamento de matrícula ou mensalidade.
Mas, entre tantas diferenças entre o nosso sistema e o americano, eu queria destacar um: a contribuição dos pais (e também da comunidade) em prol da escola.
Em Brasília, meus filhos também estudaram por um período curto em escolas públicas: no Jardim de infância da 314Sul, EC 305 S e EC 213 Sul. Há uma contribuição financeira opcional para a APE, na faixa de 30 reais por mês. E só.
Aqui a estrutura física da escola pública não deixa nada a desejar das melhores escolas particulares no Brasil. Mas a escola não oferece tudo. Os pais são convidados a participar ativamente como voluntários em várias atividades da escola (de acompanhantes nos passeios escolares à limpeza do salão após uma festa) e associação de pais realiza com frequência eventos para arrecadação de dinheiro para a escola.
A iniciativa que eu considero mais interessante é a parceria com restaurantes nos arredores da escola. Funciona assim: em dia pré-estabelecido, aqui chamado de Spirit night, 20% da conta é revertido para a escola. O diretor avisa aos pais, pede para que compareçam e no final vira um evento de arrecadação e confraternização ao mesmo tempo. Eu acho fantástico porque é bom para o estabelecimento comercial (que recebe muito mais clientes do que um dia usual) e melhor ainda para a escola que, com um mínimo de esforço, recebe um aporte financeiro. Quase todo mês tem uma Spirit night. Aconteceu terça por exemplo. Se comer pizza já é bom, imagina quando ainda ajuda a escola do bairro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário