PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

29 de mar. de 2019

Novidades na introdução dos alimentos


BLW Baby Led Weaning

Conto uma coisa para vocês: eu nunca ouvi falar desse método quando estava na Universidade, mas eu me formei há mais de 15 anos! Nem quando fui mãe pela primeira vez, há 12 anos.

Em se tratando de alimentação, muita novidade aparece de tempos em tempos. E nem vou falar aqui de dieta do tipo sanguíneo, da proteína, low carb, gluten free para quem não é celíaco, etc.

Às vezes aparece coisa antiga com nome novo ou um pouco complicado, como o BLW. Bom, é injusto dizer que o BLW é coisa antiga porque a recomendação para introdução dos alimentos era oferecer papas de  consistência pastosa e não alimentos sólidos para bebês a partir de 6 meses de idade. O que não é novidade é a liberdade do bebê de experimentar a seu modo os alimentos.
Como é importante e rico deixar o bebê tocar os alimentos! É tanta experiência em um ato tão simples, uma riqueza de estímulos! Textura, cheiro, consistência, temperatura, sabor....tudo isso de forma lúdica e deliciosa.

Outro dia almoçava com uma amiga que relatava a dificuldade de introduzir a alimentação complementar. “Ele cospe tudo, parece que não gosta de nada! Só quer peito”. Já viram como o bebê mama? Quando faz a pega correta, a língua fica para fora, como se fosse um gatinho. É natural que quando oferecemos algo de comer, ele faça isso também. Parece que está cuspindo, mas é só o início do aprendizado.
Minha Larinha, quando era bebê (já vai completar 12 anos!). Eu tentava oferecer a refeição com o garfo, mas ah...é tão mais gostoso comer com a mão. Calma mamães e papais, as crianças terão toda uma vida para terem modos à mesa. rsrs. Essa fase de comer tocando os alimentos é muito importante e cheia de benefícios

Deixar o bebê na cadeira, com alimentos à mostra para ele tocar/brincar/explorar/experimentar, é uma maneira de tornar a introdução dos alimentos menos difícil, mais gostosa e muito especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário