PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

28 de out. de 2010

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL post 4. 3 PONTOS FUNDAMENTAIS

Pessoal, sei que estou parecendo política em campanha já que digo que farei 1000 coisas (no caso, muitos posts sobre nutrição) e sabe-se lá se vou dar conta de cumprir. Mas pouco a pouco vamos deixar os assuntos em dia, certo? E antes dos gêmeos nascerem!


Estou preparando o post sobre fibras alimentares porque o tratamento da constipação intestinal passa invariavelmente por elas. Estará aqui em breve! (olha eu aí de novo com promessas)
Adiantando o assunto tratamento...quando eu atendia em consultório, costumava dizer que a solução da constipação intestinal é uma combinação de 3 fatores:

1. Dieta rica em fibras

2. Água, muita água

3. Atividade física

Muitos pessoas que sofrem com a constipação já têm uma boa alimentação, mas tomam muito pouca água durante o dia, às vezes nem sequer 3 copos diários. Nesse caso, uma dieta rica em fibras não apenas não resolve o problema como ainda pode até piorar a situação. Sendo assim, podemos dizer que o ponto 1 e 2 precisam estar combinados. Pode acontecer de só o acréscimo de mais uns 5 copos de água por dia melhorar o funcionamento intestinal.

E a atividade física? É tudo de bom para tantas finalidades! Se você é sedentário(a) e sofre com prisão de ventre, inicie uma atividade física regular (caminhada diária de 20 minutos  já adianta bastante). Eu, no momento, não sou exemplo para ninguém porque minha atividade física atual está limitada a carregar o barrigão de um lado para outro enquanto brinco com minha dupla do barulho. E nem posso culpar a gravidez porque, como já disse em outro momento, nas duas outras gravidezes eu me mantive ativa praticamente até o dia do parto, fazendo caminhadas (ok, nos shoppings) e natação.
Quando eu atendia alguém que queria emagrecer, é claro que apresentava uma proposta de dieta, mas também incentivava a pessoa a exercitar-se. A combinação da boa alimentação com atividade física é imbatível para emagrecer (e para se alcançar inúmeros outros benefícios). Meus colegas nutricionistas que não me ouçam, mas se eu tivesse que escolher apenas um elemento (dieta ou exercício) no tocante à perda de peso, eu ficaria com a atividade física. Nem sei porque comecei esse parágrafo, mas fica a proposta: vamos comer bem, beber bastante água e fazer atividade física regularmente?

3 comentários:

  1. Kinha, ate pouco tempo nao sabia o quanto era importante essa combinação: fibras e água. E o que eu fazia era exatamente isso que comentaste: alimentação com o maximo de fibras possivel, mas não sabia que sem a água nada feito. E como eu sofria! Ficava enfezada em todos os sentidos, mau humor, dor e inchaço. E o mais engraçado é que sempre que eu consultava, a pergunta era mesma: "Ta bebendo pelo menos 2 litros de agua por dia?" E eu ACHAVA que sim... Ate que um médico pediu que eu separasse a minha garrafa de agua do restante da casa para que eu pudesse mensurar a quantidade de agua ingerida. E foi um susto! Não costumava beber nem 1 litro em casa e muito menos quando estava fora. Depois de tantas consultas, exames, remédios, dicas, essa foi a mais simples e a única que resolveu. Impressionante!

    ResponderExcluir
  2. Vica, essa recomendação do teu médico (mensurar a quantidade de líquidos ingerida por dia) é excelente. a gente tende a superestimar a quantidade de água que bebemos.
    outras dicas:
    * quando for beber água, tomar um copo cheio, nada de tomar só uns golinhos.
    * vai estudar ou trabalhar sentado? leve um copo ou garrafinha com água. assim, vamos bebendo sem perceber. quando o copo estiver vazio, é uma oportunidade de levantar, esticar as pernas e encher novamente os recipientes.
    * beber um copo cheio de água geladinha logo ao acordar.

    ResponderExcluir
  3. Kinha, confesso que eu superestimava a quantidade de agua que bebia e me surpreendi... e surpreendi muito.
    Essas outras dicas que colocaste agora tambem sao excelentes. É necessário beber água "sem perceber", porque sempre que bebermos apenas quando estivermos com sede a ingestão de liquido sera abaixo do recomendado por dia.

    ResponderExcluir