PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

26 de out. de 2010

Alimentação da mamãe x cólica do bebê

     Já se passaram mais de 3 anos, mas ainda me arrepio ao lembrar das intermináveis semanas de cólica da minha filhinha Lara. Se você está passando por isso com seu filho (a), acredite: eu sei bem o quão difícil é ver o nosso pequeno tesouro se contorcendo de dor e chorando sem parar.Comigo tinha hora certa para acontecer: no pôr do sol. Bastava o relógio se aproximar das 18h que eu já ficava nervosa por saber o que estava por vir.




    Por que a cólica acontece? Depois de consultar pediatras e pesquisar bastante sobre o assunto, cheguei à conclusão que não há uma resposta unânime. Imaturidade do intestino é a explicação que mais se encontra, mas alguns pesquisadores também associam a cólica do bebê à dinâmica familiar, alergia à proteína do leite de vaca e ingestão materna de alimentos que provocam gases. É sobre esse último ponto que falaremos agora.

    Os alimentos consumidos pela lactante que mais frequentemente são associados à cólica do bebê são: leite de vaca, chocolate, amendoim, café, refrigerantes, frutas cítricas e ovo. Então é melhor excluí-los todos da dieta da mãe que está amamentando? Não, de jeito nenhum!

    Assim como há gestantes que têm muito enjoo e outras que nunca passaram por isso, não é todo bebê que vai vivenciar essa experiência dolorosa. Comigo mesmo ocorreu da 1ª filha sentir cólica por semanas e com o 2º filho nada ter acontecido nesse sentido, ainda que minha alimentação tenha sido bem semelhante tanto na gravidez quanto na amamentação nos 2 casos. Na de Lucas eu ainda comia muito mais frutas cítricas (no mínimo umas 4 laranjas por dia e várias rodelas de abacaxi) e chocolates.

    Assim, não é necessário você fazer restrições de antemão. Na verdade, a lactante precisa estar bem alimentada (e tranquila e descansada. Ok, eu sei que é pedir muito) para amamentar com sucesso. Para as mamães que já estão sofrendo com as cólicas do bebê, aí sim vale a pena fazer algumas tentativas para tentar amenizar o sofrimento. Você acha que é o feijão que está piorando a situação? Exclua da alimentação por 2 dias e observe. Nada mudou? Então volte a pôr o inseparável amigo do arroz novamente no prato. A sua suspeita é que seja o leite? Tente consumir apenas os derivados por alguns dias, como queijos e iogurtes, e veja se há alguma melhora. O cálcio é extremamente importante e se você excluir os lácteos de vez da dieta, é importante consultar seu médico ou nutricionista para uma eventual prescrição se suplemento desse mineral.

    Enfim, fácil não é. Depois desses tira e põe de alimentos na alimentação da mamãe, pode ser que as cólicas continuem intensas como antes. Por isso, é importante que a mãe não fique tão estressada com a própria alimentação. O que dá para fazer é buscar outras soluções e torcer para que as semanas passem rápido (em geral, por volta dos 3 meses as cólicas somem).


Nossa posição infalível para eliminação de gases e alívio da cólica



    Para terminar, BOA SORTE aos casais que estão sofrendo junto com seus bebês por causa das cólicas. Desejo de coração que passem por essa fase da maneira mais tranquila possível!

20 comentários:

  1. Larinha parece um bicho preguiça!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Kinha, ja vi um amigo de Vitorio com o filhinho nessa mesma posição... Falávamos que ele era o "Santo Pai"... Era so ele pegar o bebe e colocar nessa posição que nossos ouvidos agradeciam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, essa posição realmente foi tudo em nossa casa. Para mim, melhor ainda que era o papai o responsável por colocar Lara na posição bicho-preguiça. Aí ela ficava mais tranquila e eu aproveitava uns preciosos minutos de folga : )

      Excluir
  3. Nossa!
    muito legal, amei as dicas. e infelizmente minha bebe esta com apenas 27 dias e esta sofrendo muito com essas horriveis colicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse período da cólica é difícil mesmo, Bianca. Espero que tudo já esteja bem com sua bebezinha.

      Excluir
  4. Nossa!!! Tô adorando todas as dicas... o blog está cada dia mais legal

    ResponderExcluir
  5. Minha filha esta com 1 mês e 12 dias e estamos passando por esse pedacinho chato de muitas cólicas. Nas suas dicas percebi que vou ter que tirar alguns alimentos como: amendoim, leite e café. Espero melhoras, porque quase choro junto com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane! as cólicas fazem mesmo a gente chorar, é muito ruim ver nosso bebê com dor. Porém, a exclusão de alimentos na dieta da mãe nem sempre resolve o problema. E sua alimentação precisa ser caprichada e completa para suprir as suas necessidades e também da lactação. O cálcio é importantíssimo para você. Assim, se de fato você precisar tirar o leite e derivados de sua dieta, é importante conversar com o médico ou nutricionista para que não haja deficiência desse mineral em seu organismo, ok?

      Excluir
  6. Meu bebê tem dois meses e estou fazendo toda essa dieta, mesmo assim ele tem cólicas não tão intensa como a um mês atrás, estão menos isso ainda pode ser da minha alimentação? Amei o blog, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila! Estava revisando algumas postagens e vi que vários comentários haviam ficado sem resposta. Peço mil desculpas! De todo modo, falando sobre sua questão...pode ser que as cólicas tenham diminuído pela dieta ou simplesmente porque algumas semanas se passaram. Essas cólicas intensas nos deixam na maior angústia, mas felizmente elas passam.

      Excluir
  7. Minha manu tem 70 dias e ainda tem colica percebi que alguns alguns alimentos como cafe, leitecerveja, feijao, graos e alguns legumes eestavam dando mais colica do normal parei com tudo mas fiquei muito pois ela so mama no peito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Desculpa por não ter comentado antes. De fato, algumas mães relatam melhoria das cólicas quando excluem alguns alimentos da dieta. Só deixo o alerta para que as mães não façam exclusões desnecessárias e não fiquem fracas. Claro que em caso de alergias, como no caso da alergia do bebê à proteína do leite de vaca, a exclusão dos alimentos com leite da dieta da nutriz é fundamental no primeiro momento. Mas, mesmo nesses casos, em que se faz uma exclusão total no primeiro momento, o pediatra ou nutricionista devem orientam a reintrodução gradual desses alimentos na dieta da mãe para avaliar a tolerância. Mas isso já é um outro assunto. Podemos falar de APLV em outro momento.

      Excluir
  8. Minha manu tem 70 dias e ainda tem colica percebi que alguns alguns alimentos como cafe, leitecerveja, feijao, graos e alguns legumes eestavam dando mais colica do normal parei com tudo mas fiquei muito pois ela so mama no peito

    ResponderExcluir
  9. Oi. Érika..parabéns pelo blog! Realmente me preocupei com a alimewntação, pq se ouve dizer muitas coisas. Todo mundo quer dar um palpite diferente, a ficamos sem saber o que é verdade ou não. Não consigo ficar sem café com leite, então fica difícil tirar da minha rotina. A pediatra do meu Victor, que tem 1 mês, me orientou a retirar 1/2 xícara de café do leite materno (fazer a ordenha), antes de cada mamada (nem sempre dá!), pois disse que o primeiro leite é mais ralo e contém mais açúcar, intensificando as ´cólicas. Percebo que quando faço isso com frequência, as cólicas diminuem. Obrigada pelas dicas..Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vania! Para você também, peço desculpas por não ter respondido no tempo certo. Obrigada pela participação aqui no blog.
    De fato, o leite inicial tem mais lactose, o que pode piorar a cólica. Em alguns casos (bem poucos), já dei essa orientação também. Porém, o que sugiro mais é a mãe tentar esvaziar a mama durante a amamentação, para que o bebê sugue bem o leite posterior (mais gorduroso, menos propenso a dar cólica). Para ter certeza que o bebê está recebendo esse leite posterior, recomendo as nutrizes a oferecer primeiro a mama que o bebê mamou por último na mamada anterior e depois trocar de peito.
    Excluir

    ResponderExcluir
  11. Olá meu bebê Davi tem muitas cólicas sempre apartir das 22:00hs.Ele está com 1 mês e 21 dias é difícil ver o filho com dor e não ter muito o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! É difícil mesmo ver nosso bebê com cólica. Porém, ainda que não resolva o problema, algumas medidas podem amenizar o sofrimento dos pequenos...um passeio de carrinho em chão de pedrinhas (para fazer um leve tremor), embalar no colo, massagem..espero que a fase das cólicas passe rápido. Um beijo para você e para seu Davi.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha esta com um mês, ela não é de chorar muito por cólica não. Hoje desde cedo ela esta chorando. Agora acabei de dar mama e fazê-lá dormir, fui até a cozinha e peguei um pouco de amendoim (estou comendo desde cedo) dai resolvi pesquisar sobre ele, afinal é o único alimento que comi de diferente, e vi no seu blog que ele também é um dos causadores da cólica. Enfim vou ter que excluí-lo da minha alimentação e esperar o efeito dele acabar para minha pequena melhorar. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir