PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

20 de out. de 2011

DBB1 Bianca Scherer AMAMENTAR BEBÊ PREMATURO


Luís um dia após o nascimento, tomando leite materno na incubadora.
Umas semanas com a mamadeira e depois só no peito da mamãe

A série sobre casos reais de amamentação, que chamamos de DBB (Discovery Baby and Breast - um trocadilho inspirado no canal de TV a cabo Discovery Home and Heallth), começa com o relato de uma grande amiga e mãe de dois meninos lindos: o Luís,de 2 anos e o Eduardo, de 3 meses. O título do 1º DDB é amamentação de prematuro, mas a Bianca viveu isso e muito mais. Afinal, teve o período em que a produção de leite ficou muito pequena, teve a transição da mamadeira para o peito e, com o 2º filho, vieram outras experiências muito marcantes, como ter que ensinar o bebê a mamar corretamente.

em 2010, no chá de Ana e Davi
A Bi é daquelas pessoas que a gente conhece por força das circunstâncias (nossos maridos são colegas de trabalho e foram removidos para os mesmos países), mas o afeto e entrosamento foram tamanhos que a formalidade dos primeiros “oi, tudo bem?” rapidamente se transformou em uma grande amizade, que tenho certeza que me acompanhará para sempre. Mesmo na correria do dia-a-dia, a gente sempre dá um jeito de se encontrar (geralmente para reunir a criançada) e de conversar sobre a criação dos filhos, sobre a vida. Para finalizar a apresentação da nossa primeira entrevistada, vou contar só mais uma curiosidade: a Bi é a única pessoa que esteve presente em todos os meus chás de bebê. E olha que são 4 filhos e as gravidezes, assim como as festinhas pré-nascimento, aconteceram no Brasil, na Suiça e no Paraguai. Bacana, né?

Vamos à entrevista!

MENU DO BEBÊ: Bi, o Luís nasceu antes de completar 34 semanas. Como foi a sua reação ao saber que o tão sonhado bebê chegaria antes da data prevista? E o parto, como foi?

Bianca:
Como eu já havia enfrentado alguns problemas durante a gravidez, o parto prematuro não foi uma surpresa, mas não deixou de ser um grande susto porque eu tinha a esperança de conseguir levar a gravidez até as 38 semanas. O parto foi complicado e durou mais tempo se comparado à cesariana de um bebê a termo devido aos cuidados extras que o obstetra deve tomar. A posição do bebê também não ajudou muito. Mas eu tive muita sorte, o meu pequeno Luís nasceu grande e forte, se comparado aos outros bebês prematuros. Com 2180g e 41,5cm ele era o gigante da CTI. O pos-operatório foi muito dolorido e a recuperação também foi um pouco mais lenta que o normal. O mais difícil, no entanto, foi lidar com a frustração e com a culpa. Achava que era responsável pelo o que tinha acontecido. Foi muito duro ver o meu bebê na CTI. Além disso, sentia uma sensação de fracasso por não ter conseguido fazer algo tão natural às outras mulheres. Felizmente, tudo isso já passou. Como os médicos não souberam explicar as causas do nascimento prematuro do meu filho, durante muito tempo eu me perguntava o que havia acontecido, o que eu havia feito de errado.

MENU DO BEBÊ: Agora vamos falar sobre a amamentação. Você pôde amamentar o Luís logo que ele nasceu?

Bianca:
Quando o Luís nasceu, eu o vi por uns dois ou três minutos e só pude revê-lo no dia seguinte, quando me informaram que, provavelmente, ele não poderia mamar diretamente no peito. Segundo os médicos, a maioria dos bebês somente apresenta o reflexo de sucção pronto a partir de 36 semanas. Nunca havia passado pela minha cabeça a hipótese de ter leite e não conseguir amamentar. Contudo, na mesma hora, já acenderam uma luz no fim do tunel: disseram que seria possível alimentá-lo com o meu leite utilizando mamadeira até que ele estive pronto para mamar diretamente no peito.

MENU DO BEBÊ: Mas antes de partir para a mamadeira, você tentou colocar o Luís no peito para mamar? O que aconteceu?

Bianca:
Enquanto não era possível mamar diretamente no peito, o Luís
recebia leite extraído pela mãe na mamadeira. Nessa foto, estava no
colo do papai 

 Sim. Tiramos a roupinha e a fralda do Luís, conferimos o peso, colocamos no peito e depois o  pesamos outra vez. Constatamos que ele não havia ingerido nada, pois o peso não se alterou em nenhuma das tentativas. O Luís tinha uma boa "pega", mas não tinha força suficiente para extrair o leite. Partimos, então, para a mamadeira.


MENU DO BEBÊ: Por quanto tempo o Luís tomou leite na mamadeira antes de ir “com tudo”para o peito?

Bianca:
Cerca de um mês e meio. Na época em que ele completaria 40 semenas de gestação, nos livramos da máquina de tirar leite e da mamadeira! A minha vida mudou!

MENU DO BEBÊ: E como foi essa transição da mamadeira para o peito? Você imaginava que isso seria possível?

Bianca:
Nunca imaginei que um bebê pudesse passar da mamadeira para o peito! Já havia escutado tantas histórias de bebês que tomaram uma única mamadeira e nunca mais pegaram o peito! Bem, a transição é gradual e é necessária a ajuda de um profissional de lactação para acompanhar cada passo desta fase. O processo era sempre o mesmo: eu colocava o bebê no peito durante determinado tempo e depois dava a mamadeira com certa quantidade de leite materno. À medida que o Luís foi ganhando peso, passamos a inverter a proporção; ou seja, mais tempo no peito e menos leite na mamadeira. Quem estabelecia as quantidades era sempre a profissional de lactação e ela se guiava pelo ganho de peso.

Luís, aos 3 meses. 100% leite materno. Fofura sem fim!

MENU DO BEBÊ: Deve ser exaustivo passar semanas e semanas tirando leite na bomba. Durante todo esse processo, em algum momento faltou leite?

Bianca:
Infelizmente, sim… mas eu consegui reverter a situação!

Aconteceu quando eu estava muito cansada, meu marido havia viajado e eu sabia que tinha muito leite estocado no freezer. Aí eu me descuidei e parei de tirar leite várias vezes durante o dia e durante a madrugada, como vinha fazendo sistematicamente. Quando vi, não conseguia tirar leite suficiente nem para uma mamada. No desespero, liguei para a conselheira de lactação pedindo a indicação de uma fórmula porque o meu leite havia secado. Ela se recusou a dar o nome da fórmula e me passou uma dieta específica para lactantes, me recomendou tirar leite no mínino seis vezes ao dia, sendo três vezes durante a madrugada. Disse que se eu quisesse ter uma boa produção outra vez, teria que aumentar as horas de sono. Falou para eu não desistir, que o meu leite voltaria. Meio incrédula, fiz tudo o que ela mandou e não é que deu certo? Em mais ou menos cinco dias, tudo havia voltado ao normal.

MENU DO BEBÊ: E como foi amamentar o Eduardo, seu segundo filho? Foi muito mais fácil?
Eduardo no dia em que completou 3 meses


Bianca:
Eu achava que que seria muito tranqüilo, mas cada bebê é diferente. O Eduardo nasceu a termo e tinha muita força para mamar, mas nao tinha jeito! Não tinha uma boa "pega" e fazia os movimentos errados com a mandibula e com a língua. Eu fiquei machucada e ele não ganhava nem um grama. Depois de 15 dias sem ganhar peso, coloquei em prática tudo que havia aprendido com o Luís e fiz massagem na sua língua para que ele aprendesse a colocá-la para fora. Insistia muito para ele abrir bem a boca. O resultado do esforço foi maravilhoso: acredito que mais uma vez conseguirei alimentar um filho com leite materno até os seis meses!

MENU DO BEBÊ: Que conselho você daria para as mães que estão passando por dificuldades na amamentação?

Bianca:
Diria para elas serem perseverantes e que, ao primeiro sinal de problemas com a lactação, para procurarem ajuda profissional. Como me explicou a consultora de amamentação que me acompanhou, são poucos os casos em que a mulher não consegue produzir leite, geralmente o problema está na “entrega”.

Luís, aos 6 meses, com a boquinha suja da primeira papinha!
Viram só quantos desafios para uma única mãe? Por tudo isso e muito mais, tenho muito orgulho da Bi e sinto a maior alegria em ver o Luís e o Dado crescendo felizes e saudáveis. Parabéns, amiga querida! E muito obrigada por dividir um pouco de sua vida aqui no Menu.


Se você, leitora, está tendo algum problema com a amamentação, tenha certeza de uma coisa: você não está sozinha! Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar alguma experiência, use a parte dos comentários no final de cada post. Assim, todas aprendemos, todas ganhamos! : ) E aguardem os próximos episódios DBB!









3 comentários:

  1. Muito massa essa entrevista! Como é bonito ver uma mãe lutando para amamentar seus filhos mesmo com tantas dificuldades.
    Parabéns, Bianca!
    E parabéns pra vc, Kinha! O blog a cada dia fica ainda mais interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Bi, seu esforço e coragem resultaram em dois lindos filhos! Parabéns!

    Um beijo pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Kinha, estou impressionada com a luta dessa mae, e como ela conduziu toda essa historia :) e muito bom termos exemplos como esse!!!
    bjs,
    Kel

    ResponderExcluir