PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

25 de out. de 2011

DBB 2: Amamentação interrompida


Mamãe, não fique triste, mas não queremos mais mamar

Amamentar meus filhos foi uma experiência única não apenas no sentido de ter sido especial e marcante, mas também porque com cada um dos 4 aconteceu de forma diferente.

Com minha primeira filha, foi como eu sempre quis: aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e continuou mamando até bem mais de 1 ano. Quando tive Lucas, a amamentação não foi bem-sucedida para minha grande tristeza e surpresa: nunca imaginei que eu teria qualquer dificuldade, depois de já ter experiência de sobra no assunto (no post ALIMENTAR COM AMOR É O MAIS IMPORTANTE eu conto mais detalhes). Aí vieram os gêmeos e também o desafio inédito de amamentar dois. Foi simplesmente maravilhoso acompanhar o crescimento dia após dia de Ana e Davi mamando apenas no peito. E assim ficamos até os 5 meses e meio.

Na comemoração dos 9 meses, Ana e Davi ainda mamavam bastante.
Que pena que acabou, eu planejava
continuar amamentando por muitos meses mais!
Tudo indo muito bem, introdução dos alimentos feita com cuidado, alimentação cada dia mais variada e consistente e amamentação 3 vezes ao dia. Antes de completarem 8 meses, eu comecei a dar também fórmula infantil. Se o bebê continua mamando bastante depois da introdução dos alimentos, não é necessário dar fórmula de imediato. Eu optei por dar porque queria testar a aceitação dos meus bebês e também para facilitar um pouco a minha vida, já que às vezes era complicado conciliar o horário de amamentar (no início os 2 mamavam ao mesmo tempo. Quando foram crescendo, aí tinha que ser um por vez. O problema era quando a fome de Ana e Davi atacava ao mesmo tempo. Gritaria em casa e mãe desesperada. Aí minha solução era dar mamadeira com fórmula para um e peito para o outro).

Quando viajei por uma semana, fiquei bem preocupada em como seria restabelecer a rotina da amamentação. Ainda que eles já tivessem mais de 9 meses, o plano era que continuassem no peito por muitos meses mais. A minha estratégia foi deixar leite estocado no freezer e levar a bomba para extrair leite 3 vezes ao dia, a fim de manter uma boa produção nesse período de separação. Quando voltei de viagem, a ansiedade era imensa para rever os meninos e também para pôr os bebês para mamar. Mas o que aconteceu, vocês já sabem: eu mal cheguei em casa e tive que ser hospitalizada (apendicite). Aí a separação se prolongou por mais uma semana. Quando recebi alta, ainda tive que tomar antibióticos por mais alguns dias. Há fármacos seguros para uso durante a lactação, outros são moderadamente seguros durante a lactação e ainda há os que se encontram na categoria de potencialmente perigosos, é preciso que você e o médico estejam bem informados. No meu caso, recebi recomendação para não amamentar durante o tratamento medicamentoso no pós-operatório.

Quando finalmente tudo isso acabou, corri para pôr os bebês no peito. Nada feito! Boquinhas fechadas, cabeçinhas balançando em negativa....já não querem mais mamar. Não sei se foi o tempo prolongado sem o peito, não sei se o leite mudou de sabor por causa dos antibióticos, só sei que não teve jeito de meus bebês voltarem a mamar : (

Eu sei que não posso me queixar, que gêmeos no peito até mais de 9 meses já era um saldo pra lá de positivo, mas a minha meta era bem maior. E essa história veio parar aqui porque pode ser que uma viagem inesperada ou uma apendicite ou qualquer outra intervenção cirúrgica aconteça com outras lactantes. Eu sei de casos assim, de separação temporária, e que a amamentação foi retomada sem maiores problemas. Mas pode ser que não. O que eu queria mesmo reforçar é a ideia que, sim devemos nos esforçar e fazer o que parece possível para amamentar nossos filhos, mas não temos como controlar as situações de força maior. No meu caso, a amamentação foi interrompida contra minha vontade aos 9 meses, mas poderia ter acontecido bem antes. Se aconteceu com você, vamos fazer um acordo? Peito para frente, nada de sentimento de culpa e muita saúde e coragem!

Um comentário:

  1. Muito bom o post, Erika! Espero ter a mesma sorte que você e conseguir amamentar bem as meninas. Suas dicas são ótimas e adorei a ideia da série sobre amamentação.

    Beijos

    ResponderExcluir