PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

28 de out. de 2011

Sobra daqui + sobra de lá…que papinha é que vai dar?

Em um post recente, comentamos a diferença entre SOBRA e RESTO. Esse último é a comida que ficou no prato, enquanto que sobra é a comida que ficou na panela; ou seja, a que não foi servida. O aconselhável é guardar na geladeira ou freezer somente as sobras; o resto deve ser descartado no lixo. Bem, isso para a comida dos bebês. Lá no post sobre o apetite das crianças, eu contei que uso bastante a fórmula de guardar a comida do almoço para a hora do lanche, caso meus sapequinhas mais velhos (4 e 2 anos) venham com a velha história que estão sem fome quando chegam da escola. Digo assim, na maior calma: “Não quer almoçar? Ok, sem problemas. Passo um papel plástico no seu prato e, quando você estiver com fome, você come.” Claro que antes eu digo que a comida está uma delícia, que não é necessário comer tudo (estipulo um número razoável de colheradas) e sempre funcionou. Mal eu coloco o prato na geladeira, escuto “acho que quero comer sim, mamãe”.

O ideal é que a papinha dos bebês seja apenas amassada e não liquidificada. Essa é a regra para o dia-a-dia!
 Se, no entanto, seu bebê já está acostumado a comer comida com boa consistência; ou seja, apenas amassada com garfo, aí não há problema de você usar o liquidificador de vez em quando (eu geralmente uso antes de armazenar a sobra no freezer porque fica mais fácil de acondicionar e conservar os alimentos em forma de purê)

Bem, mas voltemos a falar das sobras dos bebês. O ideal é pôr no pratinho só a quantidade que você acha que seu bebê vai comer. Se o pratinho já foi raspado e você acha que ele(a) quer mais, aí você volta à panela e põe um pouco mais. É que a sobra pode ir para geladeira para ser servida no jantar ou você pode levar direto para o freezer, para consumir outro dia. Para essa finalidade, é sempre bom ter várias opções (tamanhos) de embalagem : eu uso recipientes plásticos próprios para congelamento e também os potinhos de comida para bebê. Costumo guardar a sobra ainda que tenha ficado bem pouca comida na panela. Sobrou só uma batata cozida? Aí eu amasso bem e ponho em um potinho bem pequeno (para que não tenha muito ar dentro da embalagem). Assim, um dia em que não der para cozinhar uma papinha completa, a gente não fica na mão. Retiro do freezer um ou vários potinhos, coloco na geladeira com várias horas de antecedência para descongelar lentamente, misturo tudo com o garfo (ou mesmo coloco no liquidificador), aqueço em banho-maria ou em microondas e... voilá! A comida está pronta! Vale misturar verduras de potinhos diferentes e até a sobra da sopinha de carne com a sobra da sopinha com frango.

sopinha de carne + batata amassada
almoço do dia: sobra 1 + sobra 2
Se, por acaso, a sobra que você tiver no freezer não for suficiente para a refeição, cozinhe alguma verdura para complementar
Comidinha misturada, aquecida...pronta para servir!



PS: quer mais informações sobre o processo de congelar alimentos? Há vários sites de nutrição ou culinária que explicam tudo em detalhes, clique aqui para acessar um deles.



8 comentários:

  1. Sis, muito útil esse passo a passo!

    Ótima dica!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Kinha,
    excelentes essas dicas, vou ja usar com a Victoria!! alias, tenho uma novidade pra te contar, ela comecou a comer papinhas essa semana.
    Hoje dei pela segunda vez a papinha de cenoura amassadinha com o leite materno que voce sugeriu em outro post e ela aceitou super bem. Eu so estou com uma duvida: no caso dela que so tem 4 meses, eu tenho que liquidificar a papainha ou posso apenas amassar no garfo???
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Esses potinhos são vendidos separadamente? Como é a tampa? Ou são aqueles quem vem com papinhas (da Nestlé, por exemplo)?

    ResponderExcluir
  4. Kel, Lucas também começou a alimentação complemetar aos 4 meses e, também para ele, eu dava a papinha bem amassada e não liquidificada. É muito importante a consistência MAIS CONSISTENTE para estimular os movimentos mastigatórios desde as pimeiras colheradas. Isso, não quer dizer, no entanto, que não podemos usar o liquidificador. Ontem mesmo eu usei duas vezes na papinha dos gêmeos: para triturar o milho cozido da papinha salgada e também no preparo da papinha de fruta (que foi um mix de ameixa, pêra e maçã com um pouco de suco de laranja extraído na hora). Se a sua princesa já sabe apreciar a comida amassadinha, aí não há problema nenhum de você passar no liquidificador algum alimento ou até a papinha toda de vez em quando.

    Vica, esses potinhos são esses mesmo que tu falaste, de comida de bebê. Depois de ter usado, eu lavo algumas e deixo no armário para congelar depois a sobra da papinha que preparamos em casa. Quando vou congelar uma papinha “completa”, aí uso outros recipientes maiores.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas explicações, Kinha!! Ontem ela provou a de batata( amassada no garfo) mas acho nao foi 100% aprovada ... rs hj vamos para a segunda tentativa :)
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Kel querida, é isso mesmo: não dá para desistir diante da primeira recusa do bebê. como já falamos em outra oportunidade, é preciso oferecer um alimento de 8 a 10 vezes até que a gente diga que a criança não gostou. Por outro lado, a batata amassada, se estiver mais para seca, fica difícil dos bebês engolirem. aí vale misturar com seu leite (ou uns 40ml de fórmula infantil ) para deixar uma consistência de purê. outra coisa é misturar com um alimento que ela já provou e gostou, como a cenoura. na 1a tentativa você pode tentar uma proporção 3:1 de cenoura; aí nas seguintes pode aumentar a proporção da batata.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Kinha, segui sua dica e adivinha só: deu certo!!! Minha amiga vc e mesmo a genia da nutrição!!! rs :) eu estou colocando o meu leite em todas as comidinhas salgadas e pelo visto esta dando super certo e a Vicky esta ficando cada dia mais gulosa!!! Rs
    Beijosss,
    Kel

    ResponderExcluir