PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

21 de jun. de 2010

Eu como de um jeito, meu filho pode comer melhor!

Na boa alimentação não pode faltar um componente: a variedade!

O post anterior foi sobre a maçã, que realmente tem muitas qualidades. Mas eu poderia escrever um textinho com as vantagens de cada fruta, cereal, carne, hortaliça, etc. Cada alimento tem propriedades únicas e quanto mais amplo for o seu cardápio, mais certeza você pode ter de que está consumindo todos os nutrientes de que precisa.

É comum os pais transferirem os hábitos alimentares para os filhos. Se a alimentação deles for boa, ótimo. Mas e quando não é? Sempre é tempo de mudar e/ou melhorar!

Ainda que você não goste de determinado alimento, não deixe de incluí-lo na alimentação do seu filho! Às vezes esquecemos até de comprar ou oferecer as frutas e hortaliças de que não gostamos ou não estamos habituados a consumir e, assim, nossos bebês ficam privados de determinado sabor (e de seus nutrientes!).

Por isso, a fase de introdução dos alimentos é tão importante! Apresente um a um e continuamente os alimentos e em suas diferentes formas (ex: cenoura crua, cenoura cozida, suco de cenoura com alguma fruta, bolo de cenoura). Que tal começar evitando a mesmice das frutas? Os bebês querem muito mais que banana, maçã e pêra! : )

Geralmente compro para as crianças iogurte "de adulto" porque os infantis contêm muito açúcar e o sabor é quase sempre o mesmo: morango. Um lanche da tarde que gosto muito de oferecer é frutas com iogurte (o de hoje foi iogurte de pêssego com banana e melão em pedaços)

A variedade da alimentação não é apenas uma condição para uma dieta balanceada, mas também é a solução quando as crianças entram na fase do “eu não quero isso; não gosto; isso não, mãe”. Vocês já passaram por isso? Minha Larinha está assim. Haja criatividade (e paciência!) para fazer com que ela coma bem.

2 comentários:

  1. Sis, e quantas vezes ou durante quanto tempo devemos insistir se eles não gostarem mesmo de certos alimentos?

    Meu Caramelo tá lindo!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta! Muitas mães já me afirmaram que o filho não come determinado alimento porque ele fez "cara feia" ou cuspiu. Primeiro temos que lembrar que, no início, o bebê tem essa tendência mesmo: de colocar a língua para fora, como se estivesse cuspindo. Mas esse é o movimento da amamentação. Agora ele vai aprender também a comer! E o processo leva um tempinho mesmo (haja babador para minimizar a sujeira!). E também tudo é muito novo. Vários alimentos e bebidas que adoramos podem não ter sido aprovados de primeira.
    Mas quanto ao número de vezes que devemos oferecer, chega a 8 ou 10 vezes! Mas sem insistir! Você oferece. A criança "não gostou"? Passe alguns dias e ofereça novamente. Aconteceu de novo? Repita o processo. Depois da 3a ou 4a tentativa, você pode oferecer o alimento misturado com algum outro que ele goste, começando com uma fração bem pequena do alimento "rejeitado".

    ResponderExcluir