PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

17 de ago. de 2010

MENU DE PRAIA

Já contei para vocês que, muito antes de casar, eu já sonhava em ser mãe? Todo mundo que é pai ou mãe sabe que ter um filho transforma a vida e, consequentemente, alguns hábitos. Eu, por exemplo, ia ao cinema umas duas vezes por semana; hoje, eu e Cristiano pensamos antes de ir. Vale a pena ficar 2h sentados ou é melhor dar uma volta para conversar e comer uma pizza e ter uns 30 min a mais de sono? Imagino que quase todo casal passe por “dilemas” semelhantes.

Larinha curtindo a terra da mamãe, o Maranhão

Mas uma coisa eu não tive que modificar: o horário de ir à praia! Eu sempre gostei de ir bem cedinho e não permanecer muito tempo. Tinha mania de dar uma espiadela na cozinha das barracas de praia e nunca comia  muito por lá. Se eu já poderia ser considerada uma chata com esses cuidados quando era adolescente, imagine agora tendo as crianças? Então com eles o esquema é o seguinte: café da manhã reforçado antes de sair! A sacola da praia, além de protetor solar e brinquedos, leva também sucos de caixinha bem gelados, biscoitos em dépositos pequenos, frutas já lavadas e canudos em embalagem individual para a água e água de coco compradas na praia (afinal, para não ser expulsa das barracas, alguma coisa eu tenho que consumir de lá, né? Hahaha)

Brincando na areia com o primo Teteu

Se você não é fã do estilo sacola-marmita na praia, aí é escolher uma barraca que seja bem recomendada e/ou pedir alimentos relativamente mais seguros, como caranguejo, milho cozido e picolés.

5 comentários:

  1. Kinha, gosto muuuuito de caranguejo e logo no primeiro ano de Matheus ja dava pedacinhos da carne do caranguejo para ele provar.. E ele aprovou... Mas certa vez, uma mãe que tambem estava na mesma barraca falou que a pediatra do filho dela proibiu o baby de comer até os dois anos de idade. Existe realmente alguma restrição?

    ResponderExcluir
  2. Vica, realmente o caranguejo e outros frutos do mar fazem parte de um grupo de alimentos que mais causam alergia na infância. O leite, trigo, clara do ovo e amendoim também integram esse “grupo de risco”. Para excluir a hipótese de alergia, o alimento que é oferecido ao bebê ou criança pela primeira vez deve ser em pequena quantidade e o ideal é que se espere 1 ou 2 dias para oferecer novamente. Isso porque os sintomas de alergia (coceira, tosse, espirro, vômito, diarréia e muitos outros) podem surgir imediatamente após a ingestão do alimento ou levar algum tempo para se manifestar.

    Ainda que com o crescimento e consequente amadurecimento do sistema imunológico os alimentos são mais tolerados, eu desconheço essa regra de esperar até os 2 anos de idade. A partir de 1 ano, o bebê pode receber a alimentação da família. E, na nossa, tu sabes bem: frutos do mar é que não falta : )

    ResponderExcluir
  3. É verdade, kinha! Frutos do mar estão sempre presentes.
    Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  4. ola estou amamentando faz 2 meses nofinal do mes minha bebe fara 3 meses, e nao me deixam comer nada rsrsrsr pq faz mal para a bebe, como camarao, tomar refri nao gosto muito mas parece q so pq n pode vivo com vontade, e ate peixes como o espada nao me deixam comer, chocolate tb nao minha nenem n tem colicas sera q faz mau para ela se eu comer pouo desses alimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Sobre a alimentação da lactante, eu não gosto de fazer restrições sem necessidade. Na maior parte dos casos, as mamães podem comer conforme o seu habitual e isso não vai interferir no sucesso da amamentação. Em alguns casos, como nos casos graves de alergia ao leite de vaca, a mãe precisa excluir esse alimento de sua dieta também, mas isso, como eu disse, não é corriqueiro. Tem um post antigo sobre alimentação e cólica do bebê. Aí vai o link: http://menudobebe.blogspot.com.br/2010/10/alimentacao-da-mamae-x-colica-do-bebe.html
      beijos, Erika

      Excluir