PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

19 de out. de 2010

Pergunta/resposta do post “maçã todos os dias!”, de junho/2010
Flavia Furtado:
Não sabia que a maçã fazia tão bem, até mesmo porque sempre fui privada dessa fruta devido à constipação... Já li vários artigos afirmando que a maçã deve ser evitada por pessoas que têm constipação.. Outros, afirmam que pacientes constipados devem retirar a casca e comer o restante. Mesmo assim, como a fruta e tento compensar com outros alimentos. Enfim, qual a tua opinião?



Erika Berbert:
Vica, a maçã tem predominantemente fibras solúveis e, de fato, para tratar a constipação as fibras INSOLÚVEIS são as mais recomendadas. Muito em breve teremos post sobre constipação intestinal e vou explicar tudo melhor.

Mas, de qualquer forma, eu nunca fui muito favorável a privar qualquer tipo de fruta. Nem as laxantes para as pessoas que têm intestino "solto", nem as frutas constipantes para as que têm intestino "preso". Isso porque o efeito das frutas pode variar de pessoa para pessoa e o que conta é a alimentação como 1 todo. Não é uma banana ou maçã que vai piorar a constipação intestinal. Mais vale comer com moderação os alimentos que deixam pouco resíduo como pão branco do que evitar as nossas maiores fontes de vitaminas, que são as frutas. E, como tu viste, a maçã é excelente!

2 comentários:

  1. Kinha, sei que o post do momento é MAÇÃ mas vou aproveitar que esse teu blog ta uma salada de frutas para dizer o quanto adorei a foto dessa semana... Acho que foi a minha preferida ate agora.

    A Luiza é linda e ela parece ta saboreando tanto a manga que dá até vontade.

    Não entendo bem de fibras, mas acho que na manga predomina as fibras insolúveis, é isso mesmo? Se for, nada mal fazer uma salada de frutas com manga e maçã. ;)

    ResponderExcluir
  2. Vica, eu também adorei a foto da Luiza. A mamãe dela, a minha amiga Ni, autorizou e a foto agora ilustra o post "BANANA, MAÇÃ, PÊRA..TODAS AS FRUTAS" (maio/2010)

    essa semana mesmo teremos um post sobre as fibras, mas já adianto que, em nome da variedade, vale sim fazer o mix! tipo banana com abacaxi, ameixa com goiaba e por aí vai : )

    ResponderExcluir