PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

19 de jan. de 2011

QUANDO CHEGA MAIS UM INTEGRANTE PARA A FAMÍLIA...


As mães que engravidaram quando tinham um bebezinho em casa, devem ter passado por sentimento semelhante ao meu: preocupação com o filho mais velho. Quando fui para a maternidade ter meu segundo filho, me acabei de chorar não por medo do parto e sim de saudade prévia da minha filhinha. Dessa vez; ou seja, do segundo para o terceiro e QUARTO (e último) filho, foi até mais fácil porque Lara e Lucas são tão companheiros que sabia que estariam bem e felizes na minha ausência. Mas a mudança na casa não ocorre só quando os bebês nascem e sim desde o momento que a mamãe engravida e a casa se prepara para receber mais um integrante. As crianças sentem, ficam mais sensíveis e quanto mais e melhor nos preparamos para essa situação, mais fácil é lidar com ela sem traumas. Imagino que cada família tenha uma estratégia. Vou contar para vocês a nossa:
Escolinha. Nós pensávamos em matricular as crianças só depois dos 2 anos, mas as gravidezes mudaram os planos. Lara e Lucas entraram com 18 meses porque queria que eles estivessem na escolinha algumas semanas antes do parto. Isso para que não associassem o início da vida escolar (leia-se separação temporária dos pais) com a chegada do irmãozinho.

Atividades extras. Outra coisa que tive mudar de mudar de opinião. Antes considerava um excesso uma criançinha de 3 anos estar na escolinha e ainda fazer balé, natação.. mas quando se tem uma dupla cheia de energia em casa e dois bebês crescendo na barriga, qualquer oportunidade de fazer a garotada correr ou se cansar é bem-vinda. O futuro bebê já garante um tempinho de exclusividade e, o que é melhor: os irmãos mais velhos se divertem para valer. Mas também começamos tudo bem antes do nascimento dos gêmeos pelo mesmo motivo do item anterior.


minha dupla de karatecas


adesivo de parede
indicação dos quartos da nossa
GRANDE família
Preparação do quartinho. Também fizemos com bastante antecedência para as crianças irem se acostumando. E vários itens da decoração incluíam a família toda e não apenas os bebês que estavam para nascer


 


adesivo de parede e quadrinho com os 4 irmãos


Presente do bebê para o irmão mais velho. Essa dica é bem frequente e eu segui. Para se sentirem ainda melhor quando fossem me visitar, levamos papel para colorir, quebra-cabeça e biscoitos que eles gostam. Uma recomendação que minha obstetra deu e achei muito válida foi que, no momento de receber a primeira visita dos filhos mais velhos no hospital, eu estivesse com as mãos livres; ou seja, sem estar amamentando ou com os bebês no colo. Assim, quando Lara e Lucas chegaram para conhecer os irmãozinhos, eu pude dar atenção, abraçar e só depois fomos mostrar os gêmeos.

Atenção redobrada do papai, tios,avó combinei com minha mãe e irmã a melhor maneira de me ajudarem quando os bebeê nascessem: muita atenção e diversão para Lara e Lucas. Não precisa acordar para me ajudar de madrugada (mas elas acordam assim mesmo), não precisa trocar fralda, não precisa colocar para arrotar; se entreterem bem Lara e Lucas já ficarei feliz da vida. E assim foi feito: todas as manhãs eles saem para passear, eu ganho um tempinho para amamentar com calma (e tomar banho, dar uma espiadela na internet, etc) e os dias têm sido bem mais fáceis e manejáveis do que eu supunha. Mas, ainda assim, ô canseira! : )

Larinha com os bonequinhos gêmeos

2 comentários:

  1. Raquel Carvalho D'avila25 de janeiro de 2011 às 12:13

    Kinha,
    la vem vc como sempre com as suas dicas valiosissimas, ja anotei tudo para fazer igual com a Malu!!! :) muito obrigada pela consultoria!!! eu ja comecei o meu trabalho de formiguinha pra tentar convence-la da chegada do novo baby!!mas tenho certeza de que no final dara td certo, afinal temos que os virar nos 30 ne ?! :)
    um super beijo pra vcs e pros pequenos!!

    ResponderExcluir
  2. Kel, logo que descobrimos que eu estava grávida de 1 casal, compramos esses bonequinhos gêmeos. Foi 1 sucesso. Larinha e Lucas já brincavam com “Ana e Davi” muito antes do nascimento. Aí como o berço foi montado com bastante antecedência, fazíamos vários “simulados”: colocar bb para dormir, passear no carrinho, trocar fralda. Esses bonequinhos se tornaram tão queridos que até participaram do ensaio de fotos da gravidez, que fizemos em São Luís.

    ResponderExcluir