PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

3 de mai. de 2011

Café, adoçante, chá e outros alimentos (tidos como) proibidos durante a gravidez

Se você está grávida ou amamentando, já deve ter ouvido uma série de comentários, muitas vezes contraditórios, sobre alimentos que se pode ou não comer. Um interfere no leite, outro pode dar azia, outro ainda pode fazer mal para o bebê, e por aí vai (leia mais no post alimentação da mãe x cólica do bebê ). Você pode entender de nutrição, pode até mesmo ser nutricionista, mas acredite: você não escapará do que eu chamo de “terrorismo alimentar”.


Uma situação hilária aconteceu quando minha mãe foi me visitar na maternidade na Suiça (Lara e Lucas nasceram lá, e os gêmeos, no Paraguai). Era a hora do almoço e lá estava eu toda orgulhosa, olhando minha bebê dormir no berçinho, enquanto me preparava para devorar a refeição cheia de frutos do mar. Mamãe entrou no quarto exatamente nessa hora e exclamou, apavorada, quase gritando: “minha filha, nãaaaao!” Eu fiquei apreensiva com a expressão de espanto dela, achei que minha mãe estivesse vendo alguma coisa errada com Larinha. Ela respondeu que eu não podia DE JEITO NENHUM comer camarões, alimento que, no Maranhão (nossa terra natal) é tido como “muito remoso”. O pior é que eu não apenas perdi o meu almoço (vocês acham que há argumento no mundo capaz de mudar a ideia de uma avó contrariada?), mas passei um bom tempo ouvindo a vovó resmungar que um hospital (ainda mais de “Primeiro Mundo”, frisava ela) jamais poderia servir frutos do mar para mulher que acabou de dar à luz. E lá se foi a minha sonhada refeição...

Bem, como eu, você deve ter umas outras tantas histórias assim. Não gosto de desconsiderar o conhecimento popular (e muito menos das queridas vovós), mas quando me perguntam sobre o efeito adverso de algum alimento específico, eu só posso responder pelo o que é respaldado pela ciência e nem são tantos os cuidados assim que você precisa ter ao se alimentar.

Vamos comentar os pontos principais?

• Alimentos crus. Se você não é imune à toxoplasmose (ou seja, o seu IgG deu negativo), é recomendado evitar ou tomar cuidado com alimentos crus ou mal cozidos. Então, não é só deixar de frequentar restaurante japonês, é preciso recusar também aquela carne sangrenta do churrasco e ter cuidado com frutas e saladas que você não tem certeza que foram corretamente higienizadas. Mas nem pensar em deixar de comer as folhas cruas e as frutas...é só lavar tudo muito bem antes de consumir. Fibras são mais do que importantes, como já falamos bastante nos posts sobre constipação intestinal.


• Café. Esse aí, coitado, vive sendo banido das xícaras das grávidas. De fato, a cafeína já foi associada à prematuridade, baixo peso ao nascer e má-formação do feto, mas isso só ocorreria quando há um consumo muito além do moderado, como mais de 10 xícaras de café diárias. Então, se você gosta de tomar café com leite umas ou duas vezes por dia, não há nenhuma necessidade de modificar esse hábito na gravidez. Mas se você é daquelas que toma vários cafezinhos ao longo do dia, aí é o caso de moderar o consumo, restringindo-o a no máximo 3 pequenas xícaras por dia. é importante lembrar que a cafeína não está presente só no café, mas também em outros líquidos, como chás, refrigerantes à base de cola e chocolate. Tal como explicamos para o café, também não há necessidade de banir esses líquidos de sua dieta, é só não beber TANTO.

 
• Adoçantes. O aspartame, no passado, já foi considerado um perigo, pela possibilidade de causar danos neurológicos ao feto. Acredito que, por isso, muitas grávidas pensam que não podem tomar refrigerante diet, mas não é bem assim. Afinal, seria necessário que a gestante bebesse dezenas e dezenas de latas de refrigerantes em um só dia para produzir algum efeito nocivo sobre seu bebê. Apesar de não ser proibido, também não é bebida indicada na gravidez, é para ingestão eventual. Oriento as gestantes que fazem uso frequente de adoçantes a utilizar o mínimo possível (ou seja, o objetivo não é para tornar a bebida doce), tal como no uso do açúcar. E o adoçante que mais indico é sucralose.

Leite. Mães que tiveram alergia na infância ou que tiveram o primeiro filho com alergia alimentar, ficam em geral com receio de ingerir esses alimentos na gravidez. Mas não há necessidade de restringir alimentos
 para complementar...
Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite? Não. Os detalhes você lê no post sobre os mitos relacionados à amamentação

7 comentários:

  1. Oi, Erika! E as dicas para "dar leite"? Tomar cerveja preta, comer canjiquinha, rsrsrr... Tem muita superstição envolvendo a alimentação nessa época, né... Confesso que eu tive bastante medo durante a gravidez: se eu fosse numa festa e só tivesse Coca Zero, eu tomava água! Acho que principalmente na primeira gravidez a gente fica mais apreensiva com tantas informações de riscos para o bebê...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Katrine, você poderia ter tomado o seu refrigerante sem preocupação. O que faz mal é o excesso, mas excesso mesmo! claro que as futuras mamães que são diabéticas ou aquelas que consomem muitos alimentos dietéticos precisam tomar um certo cuidado porque de pouquinho em pouquinho pode ser que a ingestão diária de edulcorantes fique grande.
    quanto as dicas para um aleitamento nota 10, vou escrever um post sobre o assunto nos próximos dias : ) bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as informações, Kinha! So não gostei da ideia de nao comer sushi! Ja me falaram que caranguejo tambem nao pode... ai ai ai! Isso me faz adiar cada vez a ideia de ter baby! Sacrificio e tanto!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kinha,

    e quantos aos alimentos que dizem fazer mal ao bebe quando se esta amamentando? por exemplo, e verdade que comer chocolate e feijao podem dar colicas ao bebe?? e no caso dos frutos do mar, eu tenho que esperar ate para de amamentar para come-los senao pode dar alergia ao bebe??? como issi funciona???
    beijossss,

    Kel

    ResponderExcluir
  5. Kinha, muito bom esse post!
    Ainda nem penso em engravidar, mas a minha sogra já me diz que não poderei comer muitas coisas durante a gravidez e amamentação.
    Por exemplo, adoro aquele "queimado" (alguns chamam de "pregado") do arroz e toda vez que vou comer, ela diz: Aproveita pra comer enquanto não está grávida, porque "queimado" cola a placenta. E ainda completa: Eu sei que tu és médica, mas não vou deixar vc comer de jeito nenhum.
    Esse é só um dos muitos comentários que escuto. Me divirto!
    O Menudobebe não é só pras mamães, as vovós também precisam ficar por dentro, afinal de contas elas são sempre muito presentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vamos ao comentário dos comentários…

    Vica, se a desculpa para pensar em arrumar um priminho para o meu quarteto for a alimentação, pode começar a pensar em outro argumento...são poucas as proibições alimentares na época da gravidez. Até sushi é liberado por alguns médicos. Mas aí eu já acho arriscado porque, ainda que o peixe seja congelado e de boa qualidade, tem o risco de contaminação do alimento pelas mãos, na hora do preparo. Tudo o que é cru e/ou muito manipulado na hora do preparo, há que se tomar cuidado. Para não ter dúvida, eu fazia assim: nos restaurantes, só alimentos cozidos e bem passados. Frutas e saladas eu deixava para consumir em casa.

    Desconheço proibição em relação ao caranguejo, mas a verdade é que, grávida ou não, eu prefiro evitar alimentos servidos nas barracas de praia, mesmo que sejam cozidos ou assados (tipo aquele queijinho e castanhas que nossos tios adoram) Mas o caranguejo da casa de tia Ciça...esse eu não deixaria passar : ). Falamos um pouco isso no post “menu de praia” http://menudobebe.blogspot.com/2010/08/menu-de-praia.html

    Kel,
    Frutos do mar não apenas são permitidos, como até recomendados na gravidez e amamentação, se você não tiver alergia ou intolerância a eles. É que, além de proteína e sais minerais, contêm uma gordura muito benéfica e importante para o desenvolvimento neurológico do bebê. Depois explicarei melhor esse processo em um post sobre ômega 3 e gorduras monoinsaturadas.
    Pode acontecer sim do chocolate e feijão piorar a cólica do bebê, mas não é necessário excluir da alimentação “preventivamente”. Mais explicações sobre isso tem no post “alimentação da mamãe x cólica do bebê” http://menudobebe.blogspot.com/2010/10/alimentacao-da-mamae-x-colica-do-bebe.html

    Você perguntou em outro post sobre embutidos, não foi? É como já dissemos, proibido não é, mas salames, salsichas, presuntos (mesmo sendo cozidos) na gravidez é bom não abusar porque são alimentos ricos em sódio. Grávida (que não é hipertensa nem está com pré-eclâmpsia) não precisa retirar o sal na hora do preparar os alimentos, pode comer como de costume...se você habitualmente não exagera no uso do saleiro, claro.

    bjs

    PS: Dê, se tua sogra vetar, eu te dou escondido. Adoro “queimado” também!

    ResponderExcluir
  7. hahahah! Minhas desculpas estão acabando.. ano que vem abro o fábrica! Acho que qualquer sacrificio vale a pena!

    Achava que caranguejo nao podia de jeito nenhum... nem os preparados em casa! Adorei essa informação!

    Bjao!

    ResponderExcluir