PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

23 de jun. de 2011

Criança doente, apetite ausente

Quando os pequenos adoecem, não apenas ficamos tristes como também (ainda mais) preocupados com a alimentação. Se a criança come bem, vai se recuperar mais rápido. É assim que pensamos, não é?

O problema é que, além de mal-estar, muitas doenças também provocam uma baita inapetência (falta de apetite)

Não force! Não obrigue a criança a se alimentar quando ela está doente (na verdade, obrigar, como já comentamos, não é indicado em nenhuma circunstância!). Primeiro porque “empurrar”a comida pode gerar não apenas estresses e brigas, como também provocar vômitos na criança, piorando ainda mais a situação. O segundo importante motivo é que temos reserva de energia no nosso corpo e mesmo crianças e bebês podem ficar uns dias sem se alimentar como de costume sem que isso represente dano para a saúde. O que não se pode descuidar, principalmente com os bebês, é da hidratação! Quanto menor a criança, mais riscos corre de se desidratar em caso de febre, diarréia, calor intenso e outras situações.

Então, você pode até tentar oferecer os alimentos que a criança gosta mais, na tentativa de abrir um pouco o apetite de quem está dodói, mas essencial mesmo é oferecer líquidos.Meu filhote teve dengue ano passado e, apesar de todo mal-estar da doença e de ter ficado dois dias praticamente sem comer, acreditamos que ele se recuperou até bem porque bebeu muita água (mas muita mesmo) e sucos.

É difícil ver nossos tesouros recusando qualquer tipo de comida, mas isso é o que mais acontece quando estão doentes. Sendo assim, não se preocupe, não há muito o que fazer! E sabe o que é melhor? Quando se recuperam, o apetite volta com força total e eles recuperam logo o peso que eventualmente perderam! Então é só esperar um pouco que você logo terá que aumentar a panela do feijão : )

OBS:

Vou repetir o que já disse algumas vezes: o que escrevo aqui no blog são orientações gerais, mas exceções existem aos montes. Recém-nascidos, por exemplo, não podem ficar mais que algumas horas sem se alimentar e até para a recomendação de beber bastante água há exceção (como em caso de vômitos constantes). O maior objetivo do blog é partilhar informações que são úteis para mim e que imagino serem relevantes para você também. Os detalhes, dúvidas e pormenores só o pediatra ou o seu nutricionista (quando o assunto for alimentação) podem esclarecer.

Um comentário:

  1. minha netinha esta nesse estagio ....não come e se forçar vomita...e com diarréia...muito rica suas dicas...obrigada.Deus abençoe.

    ResponderExcluir