PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

24 de jan. de 2012

E você, já comeu uma maçã hoje?

Aqui no Paraguai tem uma campanha que eu não sei quem idealizou e nem quem patrocina, mas eu acho muito interessante. É uma grande campanha sobre o perdão. Isso mesmo, o perdão. Há cartazes eoutdoors em muitos lugares de destaque na cidade, com mensagens assim: “Cura as tuas feridas. Perdoe”, “Apague de uma vez essa cicatriz em seu coração. Perdoe”, “Em depressão? Perdoe”.

Bem que eu queria que houvesse iniciativa semelhante em relação à alimentação saudável. Gente, eu já disse que não sou radical, os meus filhos inclusive adoram tudo que é doce e guloseimas, mas eu tenho que fazer a minha parte e alertar para os riscos de uma alimentação cheia de gordura, corantes ou, o que talvez seja ainda pior, sem frutas, verduras; enfim, sem equilíbrio. A tarefa de educar os baixinhos a terem uma boa alimentação nem sempre é fácil justamente porque começa com o nosso exemplo.

O contra-exemplo está em todo lugar. Basta ver alguns anúncios na TV ou dar uma volta no supermercado. Verdade seja dita que a indústria de alimentos vira e mexe lança alguma novidade de produto melhorado (ou seja, com menos sal, sem gordura trans, com menos açúcar, etc), mas os alimentos (alimentos?) do grupo que a gente deveria comer beeeeeem de vez em quando lideram com folga. E haja bobagem por toda parte! Hoje foi o fim! Conto para vocês...estava eu na feira (já até falei dela no post sobre Assunção) com Lara e Lucas, pegando uma fruta aqui, escolhendo uma verdura acolá, os meninos até tranquilos e me ajudando. Quando vou pagar, a senhora da banca dá um pirulito para cada um. Não é possível! Até no verdurão dão pirulito para criança?! Pôxa, querem dar um brinde? Legal, mas então ofereçam uma mexerica ou um cachinho de uvas! Ok, se não quiser dar brinde da família hortifruti , pensem, senhores comerciantes, em outra coisa que não seja bala. Que tal uma revistinha ou uma cartela de adesivos ou simplesmente um balão?!

Se eu tivesse a indústria do marketing ao meu lado, eu usaria fotos, imagens e tudo o que mais chamasse atenção para a causa da boa alimentação. Quem sabe um dia vocês não lerão letreiros assim: “Quer que seu filho coma verdura? Coma você também!” “que tal trocar hoje o refrigerante pelo suco de fruta?” “Você já comeu alguma fruta hoje?” “Sabia que na feira tem mais concentração de vitaminas que em qualquer outra cápsula comprada na farmácia?” “Problemas na digestão? Abacaxi pode ser a sua solução” e por aí vai. Gostaram? Que tal, então, começar uma campanha na própria casa? Sabemos que pai e mãe fazem qualquer sacrifício pelos filhos, inclusive dar a própria vida se fosse preciso. Que tal fazer algo bem simples e que tem enorme impacto positivo na vida dos baixinhos? Comer bem.

2 comentários:

  1. Gostei muito da idéia, Erikinha.
    E eu acho que nas festinhas infantis, as lembrancinhas também poderiam ser outras coisinhas, além de doces. Ontem mesmo, eu e a Malu fomos a uma festinha. Tudo muito lindo, e fofo ... decoração do Mickey, mas na hora da lembrancinha ... nada para bebês. Só doces... ... enfim, Malu ficou sem lembrancinha.rsrsrs. Beijo Grande. Re

    ResponderExcluir
  2. Adorei as sugestões de slogans!! Háháhá!!! Só você, Sis!

    ResponderExcluir