PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

11 de fev. de 2016

Um pouco sobre amor...

Domingo é o Valentine’s day nos Estados Unidos e as crianças estão preparando cartões, bilhetes, presentinhos. É uma tradição diferente do que acontece no nosso 12/6 porque aqui é um dia de demonstrar afeto também aos colegas, professores, às pessoas que fazem parte de nossa vida.

Resolvi entrar nesse clima e comecei a escrever uns bilhetes também. Coisa boa é falar de afeto, faz um bem danado espalhar carinho com palavras, mas amor não é sempre assim tão lindo, né? E aí fiquei com vontade de comentar com vocês o conteúdo de alguns textos que tenho lido sobre maternidade.

Ser  mãe é tão intenso, complexo e grandioso que se todos os livros da Livraria Cultura fossem dedicados às nossas vidas e a tudo que já passamos, acho que faltariam prateleiras para exemplares sobre amor sem fim, medo, cansaço, superação, como se arrumar em 1 min, e tudo mais.

                                               

Vocês têm percebido uma mudança no que se escreve sobre maternidade? Antes só se lia sobre o maior sentimento do mundo, sobre a transformação no nosso ser, sobre a alegria que o bebê traz. Sim, tudo isso é verdade, mas e o lado difícil? Quando eu fui mãe pela primeira vez, há quase 9 anos, tudo o que eu lia de tristeza estava relacionado à depressão pós-parto. Algumas vezes, com minha Larinha no colo, eu ficava confusa: parecia que havia uma capa de amor sobre a gente de tão gostoso que era ficar agarradinha com ela; por outro lado, eu me sentia às vezes um trapo humano, com vontade de me jogar no chão e ficar ali deitada tipo o dia inteiro.  Minha professora de francês foi me visitar e me disse algo que nunca esqueci e que me deu um consolo incrível (merci, Isabel!). Ela disse que o cansaço de ser mãe é tão grande que a gente podia confundir com tristeza. O que me chamou atenção é que eu não havia feito nenhuma queixa, eu estava ali toda orgulhosa de mostrar a minha princesinha. Mas ela era mãe e sabia que o começo é exaustivo para qualquer corpo humano.

Saber que as dificuldades  e dores que passo enquanto mãe não são exclusivas dá um conforto danado.  Depois de uma conversa franca com outras mães, eu saio mais leve, achando até meus problemas menores. O que quero dizer com tudo isso é que dividir o sentimento, mesmo aqueles difícies é muito bom. Por isso, acho que essa transformação na "literatura sobre a maternidade" tem um lado muito bom, de mostrar que não estamos sozinhas e que ser mãe é isso mesmo: muito bom, mas muito difícil também. Minha comadre Aninha escreveu uma mensagem que eu adorei e com a qual me despedirei de vocês hoje: “Desabafar é muito bom. A queixa esvazia a gente, deixa espaço para energia boa entrar”.

2 comentários:

  1. Ahhh, que maravilha! Erikita, que bom poder novamente me deleitar com os seus posts. É tudo isso que vc falou e ainda mais. O cansaço chega e com ele o aprendizado. Meu amor, só tenho que agradecer o presente que Deus me deu de ter convivido com vcs nos meus primeiros momentos como mãe, e a pesar da distancia estarem sempre presentes. Abraço apertado!

    ResponderExcluir