PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

13 de jul. de 2010

MEU FILHO ESTÁ SEM APETITE!

Quem já participou de uma conversa em que pais falavam de seus bebês, deve ter ouvido algum relato de preocupação sobre o sono ou apetite dos baixinhos. Pode parecer um papo chato e sem fim para quem ainda não tem filho, mas, no dia em que se vira pai ou mãe, esse assunto não sai de pauta. É ou não é verdade? : )

Alimentação é o tema desse blog e não faltarão posts com dicas para incentivar o bebê a comer bem. Mas agora vamos falar da “inapetência” das crianças, essa queixa tão comum dos pais, muitas vezes até confundida com doença. Escrevi a palavrinha que significa falta de apetite entre aspas porque nem sempre é isso que está ocorrendo, ainda que seu filho esteja comendo menos. Vamos às explicações:

No primeiro ano de vida os bebês crescem muito: ganham mais de 20 cm nos 12 primeiros meses! A velocidade de crescimento diminui bastante depois disso e, consequentemente, decrescem as necessidades relativas de calorias do bebê (kcal por kg de peso) e o apetite. Sendo assim, é normal que o bebê comilão mude um pouco sua atitude à mesa conforme vai crescendo. Além dessa razão fisiológica, outros fatores também interferem no comportamento alimentar do pré-escolar: as crianças não querem parar de brincar para se alimentar, muitas vezes não aceitam sequer provar alimentos novos, já manifestam preferências (geralmente por alimentos doces), etc.

Tudo isso eu vi de perto! Quando ainda era um bebê, dava gosto de dar comida para Lara: tudo ela aceitava e comia. Aos 2 anos, essa panorama dos sonhos foi mudando e agora, aos 3, essa sapeca faz de tudo para escapar da mesa do almoço e do jantar. Sem contar os alimentos que, sabe-se lá a razão, ela deixou de gostar. 

O post está acabando, mas o assunto não vai terminar por aqui. Já entendemos o porquê da mudança no apetite; em breve, vamos comentar o que fazer!


para ler a continuação, clique aqui

4 comentários:

  1. Lembro bem que eu era uma dessas crianças que nao queria "perder" tempo com as refeições.

    Muito interessante o post!

    ResponderExcluir
  2. É tão bom quando os pequenos comem bem, dá uma felicidade, uma satisfação!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. meu filho tem 5meses e esta sem apetiti estou desesparada

    ResponderExcluir
  4. se você quiser dar mais detalhes(seu bebê de 5 meses está no peito? já iniciou alimentação complementar? etc) e trocar ideias, escreva para o email menudobebe@hotmail.com

    ResponderExcluir