PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

19 de jan. de 2011

ÁGUA PARA O BEBÊ

Já falamos e repetimos da importância de dar água aos bebês e crianças nos intervalos das refeições. Como muitas vezes eles parecem não querer saber de H20, vale deixar uma garrafinha sempre à mão e oferecer sempre. Se o copinho não agrada, dá para pode-se oferecer na colher, com canudinho, etc. De gole em gole, a ingestão hídrica vai aumentando. Ainda que sucos, chás e até refrigerantes também hidratem, não se deve substituir a água por esses líquidos o tempo todo.


E quanto aos bebês que estão em aleitamento materno exclusivo? Por definição, quem está só no peito deveria estar SÓ NO PEITO e não com um chazinho, suquinho de fruta ou uma mamadeira de leite artificial para dormir, etc. Quando dizemos que a recomendação para os bebês de até 6 meses é leite materno, é só isso mesmo, sem complementos. Principalmente no verão, os pais ficam preocupados com a hidratação e pensam ser necessário oferecer água para os bebês que estão “só no peito”. Mas não é! Palavra de nutricionista e de quem entende de calor (uma maranhense que vai morar no Paraguai pode se intitular PhD em temperaturas acima de 35 graus, concordam?). Quem deve beber MUITA ÁGUA é a lactante. Eu tenho um ritual antes de amamentar os gêmeos: prender o cabelo, fazer xixi, lavar bem mãos e antebraços e beber um copão de água gelada. Só por esse ritual, já são mais de 2 litros por dia, além de vários outros copos ao longo do dia. Sem dúvidas, o melhor investimento que fizemos na cozinha foi adquirir um purificador de água superbacana.

Esse texto todo me deu uma sede...

Um comentário:

  1. Sem falar que água é o melhor remédio pra várias afecções das crianças. Para as indesejáveis diarréias, febres e resfriados tão comuns na infância, ainda não foi inventado remédio melhor do que ÁGUA!
    Algumas vezes como médica, vejo as caras feias das mães quando eu digo que não vou passar nenhum medicamento e apenas peço que muita água seja oferecida a criança, mas insisto, repito, explico, e rezo para que todas me escutem.
    Também já comentei aqui no blog sobre isso, mas sempre vale a pena repetir.
    ÁGUA para as crianças... pleeeeease!
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir