PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

25 de jun. de 2012

“Meu filho não gosta de água. Tudo bem dar só água de coco e suco?”

Não!
Nenhum líquido substitui o papel da água e devemos incentivar nossos filhos a beber muito mais água que chás, sucos ou água de coco. Bem, isso vale para todos aqueles bebês que não estão mais em aleitamento materno exclusivo, recomendado até os 6 meses de vida. Afinal, quando estão somente no peito , não há necessidade nem de água nem de qualquer outro complemento. Depois dos 6 meses, os bebês devem continuar mamando no peito, mas é preciso introduzir progressivamente outros alimentos. E quando os sólidos são introduzidos, a água também deve ser oferecida! Não esqueça!
Comentei uma vez que não há uma regra sobre começar a introdução dos alimentos com papinha de fruta ou com a papa salgada, mas eu nunca recomendo começar pelo suco. É que depois que o bebê experimenta um líquido com sabor doce, é bem mais difícil de aceitar a água, concordam? Aliás, a minha sugestão é que os pais introduzam o suco só algumas semanas depois que seus bebês já começaram a comer e a beber água nos intervalos das refeições.
Oferecer muito suco tem algumas implicações negativas. Algumas crianças ficam rapidamente saciadas quando bebem algo doce e, assim, podem ficar sem apetite na refeição seguinte. Outro problema é o oposto: crianças que bebem suco como (deveriam) beber água e em poucos segundos ingerem uma quantidade grande de calorias. Em quanto tempo seu filho chupa uma laranja? Demora vários minutos, certo? E para tomar um copo de suco feito com 5 laranjas? Num piscar de olhos!
E qual é o problema da água de coco? Nenhum, é um líquido maravilhoso e que eu ofereço com bastante frequência ao quarteto aqui de casa. Temos que ter em mente, no entanto, que a água de coco contém muitos sais minerais, o que exige que sejam metabolizados pelo nosso organismo. Os sais minerais, assim como as vitaminas, são micronutrientes essenciais e precisam estar em nossa alimentação, mas em excesso podem trazer problemas, como uma sobrecarga para os rins. Por isso, oferecer um copo de água de coco para o bebê está ok, mas oferecer, por exemplo, 5 mamadeiras ao dia é excessivo e não recomendável.
E quando a criança fica doente e sem apetite para a comida? Aí as “regras” mudam. Muitas vezes a inapetência (falta de apetite) é tamanha que nem os alimentos prediletos nossos filhos querem comer. Ñão precisamos nos desesperar! Mesmo os bebês têm reserva de energia e não haverá consequências graves se por um ou alguns dias eles não se alimentarem como de costume. Mas da hidratação dos pequenos não podemos descuidar!
Um de meus filhos teve dengue quando tinha apenas 2 anos. Por vários dias, ele não comeu sequer 1/10 do que comia normalmente, mas bebeu muita água e muito suco, o que eu acredito ter contribuído para a sua recuperação. Se o caso for diarreia, aí a água de coco e outras bebidas isotônicas – essas que os esportistas tomam, como Gatorade- é muito recomendada. Enquanto persistir a diarreia, você pode (e deve!) oferecer grandes volumes desses líquidos porque eles funcionam como o soro caseiro.
Bom, como falamos que água é o que interessa, o que fazer quando o bebê parece não gostar de H20? Continuar oferecendo, oferecendo, oferecendo... Tente dar água em vários tipos de recipientes (às vezes trocar de copinho pode ser a solução) ou em colher, de canudo.  E deixe a água sempre à vista e disponível! Isso vale para você também, mamãe (ou papai, titia, vovó, quem estiver nos lendo). Um copo de água na mesa de trabalho pode ajudá-la a se hidratar ao longo do dia. Temos todos que beber água mesmo sem sentir sede!

11 comentários:

  1. Adorei o post! Tirei várias dúvidas, Kinha. Não tinha pensado no Gatorade para crianças com diarréia. Idéia muito boa! Vou passar essa e outras dicas adiante. Beijos

    ResponderExcluir
  2. ajudem, minha filha não gosta de nenhum tipo de liquido, é um sufoco p beber agua de coco, suco e nem mesmo água o q faço é um sufoco. Q medico especialista eu devo procurar?

    ResponderExcluir
  3. o meu bebe tem 1 ano e 6 meses nunca gostou de líquidos ele faz pouco xixi não sei mais oque fazer :( me ajudem !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! o melhor é mesmo arrumar uma solução para que seu filho beba água, mas há alguns recursos que podem aumentar indiretamente a ingestão hídrica, como reduzir a concentração do leite, oferecer sopas, refrescos, etc. Mas essas soluções dependem do estado nutricional do bebê. Se o bebê estiver abaixo do peso, é desanconselhável oferecer alimentos mais diluídos. Converse com seu pediatra. Bjs

      Excluir
  4. Meu filho tem 2 anos e cinco meses e nega-se a tomar água ou qualquer outro líquido. já mudei várias vezes o recipiente e o tipo de copo, mas nada consegui. Estou muito preocupada, já levei ao pediatra, já foi feito exames de urina e nada conseguimos. Chego as vezes a forçá-lo a tomar usando a seringa, colher e outros. Ele assim qque recebe o copo joga no chão, derrama ou se irrita. Peço ajuda urgente! Já a irmã gêmea dele adora tanto água como sucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel! É incrível com irmãos gêmeos podem ser tão diferentes, né?
      Como você mesmo disse, forçar não deu resultado. Que tal se você passar uns dias sem insistir tanto? Você pode tentar por uma semana beber bastante água na frente de seu filho, dizer o quanto é bom e refrescante. E também deixar sempre à vista uma garrafinha d'água onde ele estiver brincando. Uma coisa importante para ter em mente, Rachel, é que os alimentos contêm bastante água e isso hidrata também. Ele gosta de melancia, melão, pepino (só para dar alguns exemplos)? Consumir alimentos com alto teor de água podem assegurar alguma hidratação e diminuir um pouco a ansiedade da mamãe preocupada. : )

      Excluir
  5. Meu filho tem 9 meses
    E está com uma virose e vomitando e com diarréia também
    Eu posso dar o guatoraid ?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 9 meses
    E está com uma virose e vomitando e com diarréia também
    Eu posso dar o guatoraid ?

    ResponderExcluir
  7. Oi Karina! Como seu bebê tem apenas 9 meses, é importante conversar com o pediatra porque as crianças desidratam muito rápido e há grande perda de água tanto pela diarreia como pelo vômito.
    Quando meus filhos eram bebês e tinham virose com vômito, eu oferecia água mesmo, em pequena quantidade (tipo meio copinho de café) a cada 10 minutos. Quando era só diarreia, aí sim eu deixava tomar líquidos à vontade e também oferecia comida.

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 1 ano e 4 meses ele odeia agua oq faço????? Sucos ele ama mais agua cospe tudo e ele mama no peito

    ResponderExcluir