PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

16 de mai. de 2010

AMAMENTAR É NATURAL!

Vários posts ainda serão dedicados ao aleitamento materno mas, para começar, é preciso esclarecer que amamentar o bebê nas mais diversas situações fará parte da rotina das futuras mães e elas têm que aprender a lidar com isso. Uma vez aprendido o caminho, o ato de amamentar deve se tornar tão corriqueiro e automático como cumprimentar um colega, dirigir, etc.
Hoje, felizmente, há grande valorização do ato de amamentar. Mas isso não impede que muitas mães se sintam constrangidas de fazê-lo em público. Não estou sugerindo que a mulher seja obrigada a deixar a inibição de lado, mas sim que a mãe pense em maneiras de se sentir confortável ao amamentar em público. Além dos sutiãs para lactantes, há também blusas e vestidos próprios para amamentar, que podem ser ótimos aliados, além de lenços e fraldinhas que podem ajudar a cobrir o colo.

Lembro bem como eu me sentia constrangida ao amamentar minha primeira filha quando estávamos fora do quartinho dela. E isso aconteceu logo nos primeiros dias de vida da Lara, no momento das visitas. Quando uma colega foi conhecer minha princesa, era hora de amamentar e não dava para deixar a visita esperando na sala 20, 30, 40 minutos, por mais que a minha vontade fosse correr para a poltrona em que me sentia tão confortável. Essa colega, ao ouvir Larinha chorando e percebendo a minha inquietação, já deu o alerta: ¨Erika, amamentar é lindo e essencial para o bebê, não há razão para constrangimento. Quando sair ou estiver na presença de estranhos, vista algo que te deixe confortável e AMAMENTE¨. E foi o que aprendi a fazer!

Como criança aprende imitando e eu tive dois filhos em um intervalo pequeno, olhem só o que minha filhinha fazia quando brincava com as bonecas: queria dar o peito também, tal como ela me via fazendo com o seu irmãozinho.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Os posts estão maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, amiga, está lindo!!! Adorei sobre amamentação! O problema é quando o bebito já está andando e ainda quer mamar. Fica difícil aguentar o olhar e a fala de desaprovação dos outros dizendo: "mas é tão grande, e ainda mama? "Apesar de o Ministério da Saúdee muitos profissionais orientarem as mamães continuar com a amamentação até os dois anos!!! Em tempo: Larinha tá uma fofa!!!

    ResponderExcluir
  3. E uma dica para as mães... amamentar EMAGRECE!!!

    ResponderExcluir
  4. Que foto linda e inspiradora!!!! Adorei seu blog, Érika!

    ResponderExcluir
  5. Querida Hilana,
    Excelente comentário!
    Sabe, algumas colegas já me falaram exatamente isso: que não têm apoio às vezes nem da família para continuar amamentando depois que o bebê já tem mais de 1 ano.
    Mas o ideal é sim amamentar por mais tempo, até 2 anos ou mais. O problema é que muitas vezes o bebê não quer exatamente mamar, quer ficar apenas no peito da mãe. Fica 1, 2 min e sai correndo.
    Uma vez eu fiquei até chateada com uma pediatra que me disse que o peito é para alimentar e não acalmar (Larinha estava berrando porque tinha tomado vacina e eu já fui oferecendo o peito). Acho que não precisamos ser tão rígidas e amamentar só quando seria o momento da refeição, mas, por outro lado, os bebês têm que entender que o peito não é uma chupetinha : )

    ResponderExcluir
  6. Minha filha tem 11 meses e a amamento em qualquer lugar! No começo ficava constrangida mas a vontade da minha filha prevalecia frente a minha vergonha. Amamentá-la me enche de orgulho!

    ResponderExcluir
  7. Erikita,
    Quando André viu a foto do prato decorado, disse: EU JA QUERO COMER!!! Efeito imediato!

    ResponderExcluir