PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

22 de set. de 2010

Ganho de peso na gravidez

Quando vamos dar a notícia do nascimento, geralmente informamos o peso (e, para os mais próximos, damos ainda mais detalhes, né? A minha família recebeu um verdadeiro relato) do bebê. Quando correlacionado à idade gestacional, o peso ao nascer realmente é um dado muito importante porque o parâmetro do que é adequado não muda: é independente da raça, do biótipo dos pais e do peso (e ganho de peso) da mamãe.


Por outro lado, o ganho de peso ideal na gravidez depende bastante do estado nutricional da mulher ao engravidar. Assim, quando uma mamãe diz que engordou 12 kg durante a gravidez, não dá para avaliar se isso foi muito ou pouco. Se ela era muito magra quando engravidou, 12 kg pode até ser pouco. Se, ao contrário, ela tiver engravidado muito acima do peso ou obesa, 12 kg pode ser demais.


Qualquer que seja o peso que aponte na balança, a alimentação nesses 9 meses é muito importante e pode inclusive interferir (melhorando ou piorando) nos vários sintomas dos quais muitas se queixam: azia, enjoo, prisão de ventre, etc . Esqueça as recomendações do tipo “aproveite que está grávida para comer o que quiser” ou “você está gordinha, então precisa fechar a boca”.

Outro dia, fazendo o teste de tolerância à glicose (aquele que temos que tomar aquele líquido - arg!!- ultra açucarado e ficar um tempão de “castigo”) conheci uma moça que estava fazendo uma bateria de exames porque queria engravidar, mas antes ela queria perder muitos quilos que havia ganho nos últimos anos. Certíssima está essa minha colega de poltrona de laboratório: o ideal é ajustar o peso ANTES e não DURANTE a gravidez. No entanto, se não deu para iniciar a gravidez com o peso ideal, deixe para pensar na silhueta depois. Mesmo as grávidas obesas devem ganhar alguns quilos, isso faz parte de uma gravidez saudável.

Ainda vou dar aqui no blog várias dicas de alimentação para as futuras mamães, mas se você quer um acompanhamento de verdade, procure um nutricionista da área. Há muitos profissionais especializados em atendimento nutricional para gestantes.

3 comentários:

  1. Muito legal esse post! Varias novidades p/ mim! Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Raquel Carvalho D'avila24 de setembro de 2010 às 05:15

    eu tambem adorei as dicas!! ai, ai Kinha, como queria ter uma profissional dessas por perto ;) so assim para nao fazer algumas extravagancias gastronomicas que fiz na minha ultima gravidez...rsrsrs
    as vezes segurar a ansiedade e a vontade de comer guloseimas, eh fogo!!! :)
    Mas uma coisa que eu super recomendo, eh fazer a drenagem linfatica na gravidez, eu fiz os nove meses e me sentia muito relaxada apos as sessoes, uma delicia ;) mas para isso procurei uma profissional na area de fisioterapia especializada em massagens para gestantes .

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Kel, também acho que as gestantes devem procurar alguma atividade que lhes dê conforto e bem-estar: seja drenagem, meditação, atividade física... Na gravidez de Lara eu fiz ioga e natação para gestante (não era hidroginástica, era natação mesmo. Excelente! Os exercícios ajudaram e muito na hora do parto). Na gravidez de Lucas só deu para fazer umas aulas na piscina, mas nessa 3ª está faltando tempo e energia até para pôr as pernas para cima.
    Além de todos os benefícios da atividade física específica para gestantes, é muito bacana a oportunidade de interagir com várias outras mulheres de barrigão. Nada como dividir com outras pessoas que vivem a mesma situação os preparativos, dúvidas e tudo mais que passa na nossa cabeça durante esses 9 meses especiais.

    ResponderExcluir