PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

30 de set. de 2010

Irmãos no mesmo quarto

Impedida de tirar a soneca da tarde pelo barulho aqui no prédio da minha mãe (apartamentos estão em reforma e não sei quem está ganhando a competição do som mais perturbador: a furadeira do andar de baixo ou o bate-bate do martelo em cima da minha cabeça), resolvi escrever esse post.

Comecei com essa história toda do barulho para desmistificar um dos maiores receios que as mães têm quando pensam em duas crianças no mesmo cômodo. Será que o barulho de um não vai atrapalhar o sono do outro? Lara e Lucas estão dormindo aqui do meu lado e todo esse festival de ziiiiiiiiiin, pum pum pum, etc parece ser o barulho do mar porque eles seguem tranquilos com a soneca.

Quando Lucas nasceu, Lara só tinha um ano e meio e, em pouco tempo, a gente se mudaria. Será que valia a pena montar outro quarto para ter que refazer tudo em poucos meses? Meu marido era do time a favor de quartos separados: o que um teve, o outro também tem direito, ainda mais sendo de sexos diferentes. Mas eu seguia em dúvida e fazendo enquete com as amigas. Quando a Cynthia me contou da experiência dela compartilhando o quarto com o irmão, eu decidi: vou fazer o mesmo com meus filhotes. Essa minha amiga contou que tem doces lembranças desse período porque a mãe passava muito tempo lá, contava histórias para os dois e são muito unidos.

Mas, para convencer o pai das crianças, teve a prova de fogo: confirmar que o choro de Lucas para mamar não iria acordar a irmãzinha. E não é que ela não acordava mesmo? Nessas intermináveis madrugadas amamentando meu bebezinho, eu também curtia apreciar minha filhinha dormindo. O tempo foi passando e a cumplicidade dos dois também. Adoro ouvir a “conversa” desses sapecas enquanto estão sozinhos no quarto. É uma risadaria, um mostrando um brinquedo para o outro...uma delícia. E, na hora de dormir, copiamos a fórmula da mãe da minha amiga: muitas músicas e histórias. Essa tarefa é do papai. Quando ele chega do trabalho, passo o bastão e vou ter preciosos momentos de descanso enquanto os meninos ouvem as fábulas mais loucas que o papai inventa. É muito bom para todos!

Deu tudo tão certo que, mesmo depois da mudança, eles continuaram no mesmo quarto. É claro que cada casa é uma casa, cada casal é um casal e principalmente cada criança é uma criança. Mas queria compartilhar com vocês essa boa experiência de pôr 2 irmãos bem juntinhos.

5 comentários:

  1. Amiga, eu e meu irmão temos 13 meses de diferenç de idade e eu dormi no mesmo quarto que ele até os 15 anos ( só separamos os quartos porque mudamos de casa). Dois bebês, um em cada quarto, imagine a canseira?
    Eu e meu irmão, até uma certa idade, brincávamos sempre juntos, só tenho boas memórias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Na época da enquete dos quartos, eu concordava com meu cunhado, preferia dois quartos para as crianças, mas realmente foi uma bela escolha ter somente um. Fica super divertido concentrar tudo em um lugar: a alegria matutina, a soneca da tarde, o banho, a troca de roupas, a hora de dormir... É uma delícia ficar entre o berço e a caminha fazendo carinho nos dois.

    E também acho que isso os une ainda mais.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Kinha, nao tenho experiencia com irmão... Mas dividir quarto com minha irmã ate ela sair para o mestrado sem duvida foi a melhor decisão da minha mãe. Aprendemos a conviver com as vontades diferentes (televisão, horario de deitar e levantar) de cada uma e ceder sempre.

    Ouvi as conversas de Larinha e Lucas sozinhos no quarto e realmente é muito prazeroso ouvir tanta cumplicidade entre duas crianças tão pequenininhas.

    Vou tentar te imitar quando eu "crescer".

    ResponderExcluir
  4. Amiga, me indica uma nutricionista que não tenha agenda lotada até janeiro do ano que vem?
    Que difícil!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou esperando um menino(esse é o terceiro)aí veio aquela duvida onde colocar esse novo membro da família, ja que os meninos tem 7 e 11 anos,pensei em fazer um quarto separado para o bebe+ desisti parece que eu estava distanciando os + velhos do bebe,entao vai ficar os 3 no mesmo quarto.

    ResponderExcluir