PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

17 de set. de 2010

Organização de festas infantis em casa - parte 1

Para começar o post, quero dizer que não tenho absolutamente nada contra festas em buffets infantis. Aliás, eu ADORO quando temos algum convite para aniversário em casas de festas. Lucas fica encantado com as lindas decorações e Larinha se diverte para valer com as várias opções de brinquedos.

Mas experiência mesmo eu tenho é em festinhas em casa. Em menos de 4 anos como mãe, já foram 5 aniversários (explico: 3 para Lara e 2 para Lucas- comemoramos o 1º aninho dele no Brasil e também na nova casa, no Paraguai), vários chás de bebê, festas juninas, matinê de carnaval, caça aos ovos de Páscoa, etc. Enfim, deu para desconfiar que eu gosto de uma folia, né? O que considero bacana de fazer em casa é que as crianças participam da preparação e tudo vira uma imensa brincadeira...da arrumação à limpeza do dia seguinte. Além disso, o ambiente é 100% familiar, dá para fazer algo bem personalizado e deixar o aniversariante bem à vontade e feliz.

o enchimento dos balões começa dias antes da festa.
quando aparece um tempinho livre (depois das refeições, vendo TV, etc.) todo mundo enche um pouco
Quanto mais balões, mais bonita a decoração.

descabelada, suja de chocolate e toda feliz no fim de uma festinha
A seguir, algumas dicas para organizar uma festinha bonita, criativa e sem grandes despesas.

• Tema da festa e decoração
Os temas dos aniversários dos meninos nunca foram muito convencionais. Eu tento escolher algum assunto que tenha a ver com eles e que seja simples para decorar. Os temas da festa da minha filhota foram:

1. “festa dos balões”
Existe tema mais fácil de decorar? Enchemos o teto da sala com balões. Começamos a enchê-los 3 dias antes da festa com bombinhas manuais. No dia, colamos tudo no teto, cada um com um fitilho. Como ter 300 balões a gás seria bem caro, fizemos a opção “genérica”: colar uma fita dupla face no topo de cada balão e grudar no teto ou fita dupla face no meio do balão para grudar nas janelas. Fica lindo!

2. “festa das flores”
O fato de ter sido na primavera ajudou bastante e completamos com vários apliques (esses que parecem gelecas) de flores nas janelas.

3. festa “amigos da Larinha”  

colocamos uns balões a gás na entrada da festa.
Balão é algo simples e sempre faz sucesso.
se não der para pôr esses que voam, uma opção é deixar alguns soltos

A base da decoração foi um painel de pano (esse foi feito sob encomenda e igual ao convite impresso) e um mural na parede com o nome de todos os amiguinhos. Os nomes dos convidados foram cortados com papel contact de várias cores.


Festas do Lucas
1. Festa do sapinho


A cara do aniversariante por causa de suas bochechas gordinhas!
Aluguei apenas 2 módulos de sapinhos e o resto foram toalhas e balão verde e laranja

2. Festa do verde-amarelo
Para reforçar a nacionalidade do brasileirinho que nasceu em um país e, em poucos meses, mudou-se para outro.

fizemos uma cortina de fitilho na entrada da festa.
é só cortar muuuitas fitas no mesmo tamanho e uni-las com fita adesiva
• Convite
Já vi e recebi convites lindos: com quebra-cabeça, bolhinha de sabão ou embalados em chocolate, cup cake, pirulito. Um mais legal que o outro e muito originais. Mas eu sempre escolho convite em forma de cartão, tamanho fotografia. Além de ser mais barato (até R$1,00),  é mais prático para entregar ou enviar pelo correio e fica fácil também para a professora colar na agenda dos coleguinhas de escola. Você pode usar o tema da festa, bolar um textinho bacana e terá um bom resultado. Sempre ponho o horário de começo e fim da festa (no máximo 3h), ainda que a folia sempre se prolongue um pouco. Isso para não cansar demais o(a) aniversariante, que é quem mais tem que curtir o evento.

PS: Em breve, a continuação do post com os tópicos: roupa do aniversariante, comes e bebes, mesa do bolo, lembrançinhas e o que mais vocês sugerirem.
PARTE 2, clique aqui

7 comentários:

  1. Raquel Carvalho D'avila19 de setembro de 2010 às 07:32

    Kinha!!!

    adorei o tema do post!! tudo a ver com as mamaes que moram fora do Brasil e nao tem as mesmas facilidades de la,como os bufets e as boleiras/doceiras, alem dos avo e dos tios para ajudarem na arrumacao pre e pos festinha!!! rsrsr
    gotei muito dos temas que vc escolheu para os meninos, super fofos :)
    agora to no aguardo do menu degustacao das festinhas...rsrsr que eu tenho certeza de que vai vir recheado de coisas deliciosas e super criativas :)
    beijosss

    ps: depois passa as dicas das festinhas tematicas q vc tmb. faz pra criancada, como as de pascoa, natal, dia das criancas!! ;) la vem eu te explorando de novo, ne?!!! rsrsr
    mas minha amiga, vc como sempre arrasa na criatividade, eh isso ai!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tambem sou a favor das festinhas feitas em casa... Dá mais trabalho, mas a gente curte cada detalhe na preparação da festa... É muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Ih Kel, na verdade não tenho muitas sugestões para o menu da festinhas. É que, se todo mundo for igual a mim, já vai aos aniversários pensando em cachorro-quente, empadinhas, brigadeiro...hum! Por sorte, sempre encontrei alguma brasileira que faz salgadinhos. O resto eu acabo pegando do “paladar local”. Na Suiça, eu encomendava também croque-monsieur, quiches e croissants e, no Paraguai, empanadas e chipas.

    Os docinhos, quando não encomendados, são feitos na véspera (no esquema fazer, enrolar, comer, enrolar, comer e de preferência com alguma amiga na cozinha para bater papo)

    Eu tento organizar com uma certa antecedência porque muita coisa vem do Brasil, principalmente nas festas temáticas. Exemplos:

    *carnaval: confete, serpentina, paçoca, CD com marchinhas. Essa festa é muito divertida e fácil de organizar...é espalhar tudo pelo chão e pelos ares e pedir para os convidados irem à fantasia.

    * festa junina: cocada, paçoca, bandeirinhas, roupas típicas, chapéu de palha, CD com músicas de São João. Todos são convidados a ir de roupa xadrez. Deixo um lápis de olho para fazer bigodinho nos meninos e pintinhas nas princesinhas. Não consegui fazer quadrilha porque as crianças eram muito pequenas, mas deve ficar bacana. Fizemos pescaria (colocamos peixes cortados com papel bem duro naqueles tanques de areia) e também teve a brincadeira de jogar uma bolinha para derrubar uma pilha de latas.

    ResponderExcluir
  4. a continuação desse post está nos arquivos de setembro (coluna verde, logo após as fotos dos seguidores do blog). Nos arquivos de outubro, no post "3a gravidez, novas preocupações", há algumas fotos para decoração de chá de bebê. E, em novembro, há 1 post sobre festinhas infantis na escola.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Erika! Moro nos EUA, e como aqui as festas infantis sao bem diferentes das do Brasil (sem graca, na minha opiniao), estoufazendo a da minha filha. Eu vi no seu post que vc enche os baloes com antecedencia...Com quanto tempo de antencedencia vc acha que dah para encher os baloes? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você deixar dentro de casa, dá para encher dias antes. Os balões que enchemos 3 dias antes da festa estavam ótimos no dia. Mas tive a experiência de decorar a varanda horas antes da festa. Impressionante como os balões ficaram murchos apenas 5 horas depois de postos ao ar livre. Bjs

      Excluir
  6. Como você faz para os balões (bexigas) durarem tanto tempo? Também faço todas as festas do meu filho em casa. Gosto tanto que comprei até um aparelho para encher os balões. Mas o problema é que preciso enche-los poucas horas antes da festa. Gostaria de enche-los na vespera... mas eles murcham.... você tem alguma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir