PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

2 de jan. de 2011

Amamentar gêmeos: os desafios, a grande conquista


Sabe uma vantagem de passar por uma situação difícil/desagradável? Quando alguém passar por algo semelhante, você pode dizer sinceramente: eu entendo!

Já contei em algum post que, enquanto estudante e recém-formada, eu era bem rígida com as mães. Era um tal de TEM QUE AMAMENTAR, CHUPETA NEM PENSAR, REFRIGERANTE JAMAIS, MAMADEIRA É PROIBIDA e etc. etc. etc. Aí passam-se os anos, eu viro mãe de 4 crianças e percebo que nem tudo sai exatamente como gostaríamos e que a vida de pai e mãe é cheia de dificuldades, erros e acertos, preocupações.

Agora, ao ouvir uma queixa sobre muitos aspectos da gravidez, amamentação e criação dos filhos, eu posso realmente falar: eu te entendo! E o blog foi criado também para compartilhar várias dessas situações.
Só no tema amamentação, eu passei por várias experiências. Com a 1ª filha, foi tudo como manda o figurino: leite materno exclusivo por 6 meses e depois ela seguiu no peito por muitos meses. Com o 2º bebê, teoricamente seria ainda mais fácil por eu já ter experiência. TEORICAMENTE. A história toda eu já contei no post “alimentar com amor é o mais importante”, mas infelizmente ele ficou em aleitamento materno exclusivo por menos de 3 meses.

exige um malabarismo amamentar dois bebês ao mesmo tempo, mas é possível e é muito bom!
Aí vem a gravidez de gêmeos! Amamentar 2?! Será possível? Li, conversei com especialistas e mães que passaram por essa experiência e fui me preparando e vendo posições para amamentar os dois ao mesmo tempo. Quando chegou a hora de colocar Ana e Davi no peito, eu estava cheia de coragem e determinação, mas quase fraquejei porque, como já disse algumas vezes, o COMEÇO NÃO É FÁCIL! Os primeiros dias- fase do colostro-, os bebês sugam com muita frequência e é comum aparecer fissuras no bico do peito. Assim, a cada mamada, a mãe pode ver estrelas de tanta dor. Lá para o 4º dia depois do parto, os peitos se enchem de leite. Aí parece que de uma hora para outra você ganhou próteses de silicone tamanho XXXXG. A essa altura eu já não consigo nem vestir blusa ou sutiã, tamanha a sensibilidade no bico do peito. E nem estou mencionando o incômodo da cicatriz da cesareana (lembra do 1º parágrafo sobre entender as pessoas? Pois é, agora eu também sei como é frustante querer e se preparar para o parto normal, mas infelizmente ter que passar pela cirurgia. Tudo bem, passar por uma cesareana não é o fim do mundo, mas QUE DIFERENÇA de dar à luz por parto normal!), a dificuldade para levantar e deitar. Ainda preciso falar do sooooono pelas noites mal dormidas? Amamentar exige muita dedicação, calma, paciência. Às vezes a mamada da madrugada dura 30 minutos, às vezes muito mais porque o bebê pode sujar toda a roupa, demorar para arrotar, voltar para o berço e querer mais leite, gofar... Vou ser sincera: motivos para desistir não faltam, mas tudo o que descrevi são as dificuldades, os desafios. A conquista é maior que tudo isso! Quando amanhece o dia, estou com os peitos cheios de leite e de orgulho de mim mesma e dos meus preciosos bebês bezerrinhos. Não sei por quanto tempo vou conseguir seguir alimentando os dois só com meu leite, mas estou feliz da vida que esteja dando certo até agora.

Agora vem o apelo emocional: sentei aqui para escrever esse post num rarissíssimo momento de mãos livres justamente para incentivar você mamãe a amamentar! Se estiver a ponto de desistir, dê a si mesma só mais um prazo curto, tipo 10 dias. Parece difícil ver a luz no fim do túnel quando se está cheia de dor e inseguranças, mas pouco a pouco todas aquelas dificuldades que eu listei tendem a desaparecer...duas semanas depois do parto, tudo vai entrando nos eixos (só a noite de sono é que ainda vai demorar para chegar), o peito já não está sensível, não há mais dor, tudo vai ficando mais fácil. Se você é pai, tia, irmã, avó, ajude a lactante com palavras de incentivo, ajudando a posicionar o bebê, cuidando dele para a mamãe descansar. Para a amamentação dar certo, o incentivo e apoio de todos é fundamental! Quer saber mais? Aí vai a página do Ministério da Saúde com informações sobre aleitamento materno: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251

Bebês se mexendo no berço. Preciso ir!!

Até a próxima! FELIZ 2011 para todos nós!

6 comentários:

  1. Que massa, Kinha!
    Adoro as fotos dos gemeos mamando ao mesmo tempo.
    Tudo de melhor em 2011!

    ResponderExcluir
  2. Vica, como as fotos que eu tenho amamentando os gêmeos foram censuradas pelo papai para entrar aqui no blog, acabei de colocar um quadro que achei na internet com várias posições para dar os dois peitos de uma só vez. É assim mesmo que eu faço.

    ResponderExcluir
  3. Raquel Carvalho D'avila5 de janeiro de 2011 às 06:39

    Kinha, tem uma pomada chamada Lashinoh q serve para cicatrizar mais rápido as fissuras no seio. Ela pode ser usada logo depois da mamamentacao e não faz mal para o bebe. Sei q o mais recomendado pelos médicos êh o banho de sol no bico do peito, mas nem todas podem fazer isso com privacidade, Ne?! Rs Entao eu recorri a essa pomada e foi a minha salvação nos primeiros dias, ela funciona logo na primeira aplicação e ajuda muito!!
    A minha eu comprei nos EUA, aqui na Australia ela tambem eh bastante popular, so nao sei se vc encontraria por ai, mas vale a pena tentar. O fabricante também tem um site q vende pela internet.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Kel, fica aí a sua dica para as lactantes!
    Falando em privacidade, o ideal é que as mamães amamentem seu bebê em um lugar tranquilo e confortável, com almofadas para apoiar os cotovelos e de preferência (se o clima permitir) que fique pele com pele (barriga com barriga)com o bebê. em um dos 1os posts desse blog, eu incentivo a amamentação em qualquer lugar, mas onde eu me sinto melhor sem sombra de dúvidas é em casa.
    quanto às fissuras, eu resolvi o problema colocando gotinhas do meu leite nos bicos do peito e expondo-os ao sol por 5 minutos.
    Lembrando às mamães que esses incômodos passam em poucos dias se o bebê estiver com a pega correta. isso é fundamental! o ideal é sair da maternidade com o bebê sabendo sugar perfeitamente. Se o hospital/maternidade tiver especialistas em amamentação, peça a esse profissional para observar uma mamada e dar o ok ou orientações.

    ResponderExcluir
  5. Raquel Carvalho D'avila6 de janeiro de 2011 às 19:07

    Kinha,

    o site da pomada para quem quiser maiores informacoes e:
    http://www.lansinoh.com
    ela tambem e vendida no Brasil atraves da internet.

    Vica,

    muito obrigada pelo carinho, Malu realmente eh muito sapeca! cada dia chega com uma novidade diferente!!!rsrsrs ;)

    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Wonderful article! We will be linking to this great article
    on our site. Keep up the great writing.

    My site click here

    ResponderExcluir