PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

23 de mai. de 2011

A PEGA DO BEBÊ – detalhes importantes

Tudo perfeito para uma excelente mamada!


Os bebês a termo nascem com o reflexo da sucção, mas isso não significa que logo no primeiro dia a pega esteja perfeita. Esse é um ponto IMPORTANTÍSSIMO: se a pega não está 100% correta, a amamentação também não é bem sucedida porque não somente o bebê não suga direito (e não retira a quantidade ideal de leite), como pode machucar o bico do peito da mãe, causando as (ui!) dolorosas fissuras.

Vamos revisar então os pontos importantes?


nesse clique o lábio superior ainda não estava tão
perfeito, o
ideal é que fique BEM virado para fora,
 como está o lábio inferior
 • Barriguinha do bebê virada para o corpo da mamãe (e não de lado)

• Boquinha bem aberta, abocanhando toda a aréola (ou a maior parte dela), tipo “boca de peixinho” (lábios superior e inferior virados para fora)

• Pontinha do nariz e queixo encostando no peito da mãe



para ficar nota 10, aqui nessa foto, só falta encostar o queixinho na mama.
quando queixo e pontinha do nariz estão tocando o peito da mãe, a cabeça do bebê fica na posição ideal para mamar; ou seja, não fica nem muito para trás nem "afundada" para frente

Já descobriram os "erros" dessa pega? Queixo e pontinha do nariz estão separados da mama, lábio superior está para dentro, boquinha está abocanhando praticamente só o bico do peito e não toda a aréola 

 
Tudo ok com o posicionamento? Está escutando o glub, glub da deglutição? Esse também é um detalhezinho precioso que nos assegura que o bebê está realmente bebendo leite e não fazendo o peito de chupeta. Observe também a lateral do rostinho do bebê: os músculos faciais estão em plena atividade durante a mamada. Esse trabalho muscular é extremamente benéfico e já ajuda a preparar a próxima etapa, a mastisgação.
Logo, logo nem precisaremos pensar em tantos "detalhes técnicos" porque a pega perfeita não demora a ser definitavamente incorporada. Aí é curtir a ternura, o carinho, o amor e tudo de bom que aflora ao amamentarmos os nossos maiores tesouros.   

7 comentários:

  1. Querida Érika, acho que vou imprimir esse post e colar na parede do quarto para quando o bebê nascer! Isso é tão importante! Obrigada, Carol (analaferte@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Querida Carol, esse assunto é realmente importante! Eu acompanhei o processo de aprendizagem de aleitamento materno de muitos bebês no hospital e banco de leite e também vivenciei, eu mesma, pega correta, pega errada. Com a minha primeira filha, a amamentação foi um sucesso desde o começo. Quando tive o 2º bebê, já fui “toda me achando”, confiante que seria igual. Ledo engano! Já contei toda essa experiência em um posts antigos (“alimentar com amor é o mais importante”, “amamentar não doi”) e, com os gêmeos Ana e Davi, aconteceu de um mamar superbem desde o começo e o outro ter que aprender a pega correta. Até isso acontecer, o bico do peito ficou machucado, o bebê chorava com fome, a vovó ficava inquieta, as enfermeiras no hospital sugeriam complemento, eu já estava ficando triste achando que teria que ceder desde cedo para a fórmula infantil...uma tensão.

    Apesar de saber o posicionamento correto e já ter tido experiência em amamentar, quando os gêmeos nasceram, a cada mamada eu chamava a enfermeira que mais entendia em amamentação do hospital para me ajudar. Ela arrumava as almofadas, ajeitava a boquinha do bebê (às vezes é preciso puxar o queixinho para baixo para a boca abrir o máximo possível) e a gente checava se estava tudo ok. Enfim, pode ser que o começo não seja muito fácil, mas quando a pega finalmente fica correta, a amamentação deslancha e tudo fica bem.

    ResponderExcluir
  3. Kiks, seria perfeito se todas as mães soubessem como ter essa pega..tantas rachaduras evitadas, tanta dor amenizada...Parabens por compartilhar informação tao preciosa!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. ah...saiu como anonimo..sou eu kik's...beijos,Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Kinha, certeza que vou lembrar muuuito de ti quando tiver gravida e mais ainda quando o baby nascer.. Vou te querer do meu lado sempre!

    ResponderExcluir
  6. Vica, não vejo a hora de ter sobrinhos e sobrinhos-primos. quero estar por perto para ajudar e principalmente para curtir cada bebê. De todo modo, estaremos sempre juntas...ainda que eu esteja morando no Japão!

    ResponderExcluir
  7. Érika, bom saber que com você as coisas também não foram perfeitas. É um alento! Bjos!analaferte@hotmail.com

    ResponderExcluir