PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

30 de mai. de 2011

PRIMEIRA PAPINHA

refeição número 1: batata cozida amassada com garfo + leite materno extraído na hora
Sabe uma coisa que eu acho o máximo na vida do bebê? É que sempre tem alguma novidade, sempre estamos vivendo a emoção de alguma primeira vez. Nesses 5 meses de vida dos gêmeos Ana e Davi, meu marido recebeu inúmeros telefonemas no trabalho sobre as “façanhas” da nossa dupla. Liguei para contar quando vi o primeiro sorriso, a estreia da gargalhada e, semana passada, para falar da PRIMEIRA REFEIÇÃO.
Bem, não se pode dizer que foi uma verdadeira refeição porque foram apenas algumas colheradas, mas o começo é assim mesmo. Os primeiros dias são como um ensaio, é uma experiência completamente nova para os bebês. Pode ser que logo na primeira refeição, seu bebê coma bastante, mas não se preocupe se não acontecer assim.

DÚVIDAS/COMENTÁRIOS COMUNS:

• Devo iniciar a alimentação complementar do meu filho com verdura ou fruta?

Não há uma regra. Sugere-se, no entanto, começar pela verdura. A fruta, por ser mais doce, é facilmente aceita. Assim, começando pelo “mais difícil”, fica tudo mais fácil depois. Mas não é uma regra. Se você quiser oferecer primeiro uma papinha de fruta, vá em frente.

Meu filho não gosta de comer. Tudo o que ofereço ele cospe e ainda faz a maior careta.

Mas é exatamente isso que se espera que aconteça! Ainda que o bebê esteja provando algo bem gostoso, é uma novidade e por isso ele faz essa expressão de “o que é isso que vocês estão me dando?”. E não necessariamente ele está cuspindo o alimento. O que acontece é que comer implica movimento contrário ao da amamentação. Quando mama no peito, a língua do bebê fica para fora, embaixo da mama. Assim, quando começa a comer, ele tende a fazer o mesmo movimento. É muito engraçado quando ofereço água com colher para Davi, ele parece um gatinho porque bebe com a língua. Depois de um tempinho, os bebês entendem que lugar da língua na hora de comer é dentro da boquinha.

o começo foi assim: colher azul para Davi; rosa para Ana, mas depois de umas 5 colheradas, fui dando a comida com uma colher só para os dois.


pode parecer esquisito pôr o seu leite misturado à comida, mas além de conferir uma textura melhor (mais molinha e fácil de engolir), ainda dá o toque de sabor conhecido para o bebê. Ana aprovou!



3 comentários:

  1. Adorei ver Ana e Davi "saboreando" a 1a papinha!

    ResponderExcluir
  2. Comilões mais lindos do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Erika!
    Todas as fases da vida dos filhos são abençoadas, mas os primeiros cuidados que só dependem dos pais é algo mágico, divino!
    Meu grande Davi conta com 11 anos e minha doce Ana, 8 anos. São lindos e bem cuidados! (sorrio)
    Tenha uma abençoada terça-feira junto a sua família!

    Convido para que veja e comente o meu Armelau no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir