PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

28 de jan. de 2012

Comer bem, comer bem, não existe outra tecla nesse blog?

Eu sei que já está chato de tanto eu insistir que os pais devem dar o exemplo quando o assunto é alimentação (a bem da verdade a gente teria que dar o exemplo em tudo, não?). Eu digo e repito isso ciente das minhas próprias falhas em nutrição. Eu passei a infância e adolescência me alimentando de maneira equivocada, comendo quase nada de salada, muita fritura, pouco feijão e sendo cliente fiel de fast foods. Meus pais não são assim, mas, por outro lado, não insistiam muito para que eu me modificasse. Se eu comia bem arroz, purê e peito de frango, para que insistir que eu colocasse também umas verduras cozidas no prato? Talvez fosse assim que eles pensassem. Uma fruta que eu nunca gostei é o mamão. Mamãe, para me agradar, fazia uma salada de frutas especial para mim, toda branquinha, sem sombra da fruta que é uma superaliada no caso de prisão de ventre. Se a comida da casa era uma peixada, lá ia mamãe pedir um peixe frito para mim. Comida com molho, arg, eu não queria nem provar. E assim fui crescendo cheia de “não gosto disso, nem pensar aquilo”, com uma alimentação pra lá de limitada. Depois do curso de Nutrição, claro, tive que me modificar. E entendo que não é fácil mudar hábitos alimentares de uma hora para outra. Mas é preciso começar! Comer bem não é uma questão de moda ou de estética, é ponto essencial na vida de todos e especialmente das crianças porque está intimamente ligado com a saúde. Crianças bem nutridas adoecem menos e também se recuperam mais rápido das enfermidades. Isso para falar do dia-a-dia. A médio e longo prazo os efeitos da boa alimentação são incontáveis: menor incidência de pressão alta, diabete,obesidade , etc. Nem preciso dizer que o contrário; ou seja, a lista dos problemas de uma má alimentação também é enorme, né?

A minha proposta é que a gente faça uma reflexão sobre o que estamos comendo e o que estamos oferecendo para nossos filhos. O mais provável é que seja a mesma coisa porque tendemos a pôr na mesa o que faz parte de nossos hábitos alimentares. Agora uma pergunta mais específica: como está a alimentação do seu filho? Muito monótona? Poucas frutas? Eu poderia fazer um montão de perguntas, mas a verdade é que lá no fundo a gente sabe se a situação está boa ou não. Então, vou finalizar esse parágrafo com uma afirmação difícil de ler, mas é nada menos que a verdade: se seu filho não aprender a comer bem em casa, junto com os pais, dificilmente ele aprenderá na escola ou quando crescer. Se você acha difícil controlar a alimentação agora, quando é você que faz as compras e decide o que será servido em casa, imagine quando seu filho tiver a liberdade de comprar o que quiser?

Agora vem a parte 2: a mudança! É como eu disse por experiência própria, não é fácil modificar hábitos alimentares.Só que não é preciso modificar tudo de uma vez! Muitas pessoas nem pensam em começar a modificar a alimentação porque sabem que está tudo tão errado que imaginam não haver luz no fim do túnel. Mas sempre há solução! Você ou seu filho (ou os dois) são “viciados” em refrigerante? Que tal estabelecer só um dia na semana em que não tomarão refri? O programa de todo domingo é ir a um fast food? Que tal um domingo por mês fazer o hambúrger em casa e sem batata frita? Não fica sem doce como sobremesa? Ok. Que tal comer a metade da porção a que está habituado(a) e complementar com um pedaço de fruta? É incrível o poder desses “pequenos passos”. Se a gente se propõe a fazer um “sacrifício” esporadicamente, tipo uma vez por semana (ou, vá lá, uma vez por mês), como comer pão integral, experimentar uma fruta nova, substituir o modo de preparação da carne, acontece dessas novidades serem incorporadas definitivamente em nossa alimentação. Os pais começam, os filhos imitam, a família toda ganha!

5 comentários:

  1. kinha, eu nao fiz Nutrição, mas o teu blog mudou muito.. e muito mesmo minha alimentação.. e do meu marido também! A mudança realmente é difícil, mas estamos sentindo os benefícios (intestino, sono, resultados dos exames de rotina, etc.).. Esperamos manter esses hábitos e ser exemplo quando a familia aumentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Vivi! Miguelito vai começar com o melhor dos alimentos e vai seguir crescendo forte e saudável com o carinho da família e uma alimentação nota 10.

      Excluir
  2. Muito bonito o novo visual do blog, Sis!!!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Erikinha, Parabéns!!! O Novo Visual do Blog está Show!!!! Beijos. Renatinha

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vocês gostaram! Foi minha prima Jéssica que mudou o visual do blog, eu adorei. Em breve conto mais detalhes. bjs

    ResponderExcluir