PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

22 de fev. de 2012

Família é tudo!


Larinha com os bisavôs
 
Quem acompanha o blog há algum tempo, já conhece bem o quarteto Lara, Lucas, Ana e Davi e um pouco de Cristiano, o pai da turminha. Um casal com 4 filhos, sem dúvidas, se encontra na categoria “grande família”, ainda mais nos dias de hoje. Mas sabe o que é curioso? Quando penso em família, não penso somente em mim, Cris e nossos 4 filhos. E nem somente em nossos pais e irmãos, mas sim em todos os meus familiares do Maranhão. É que somos tão próximos (apesar de tão distantes fisicamente) que considero minhas tias como segundas mães e, meus primos, como irmãos também. Isso sim é uma GRANDE FAMÍLIA!
Alguns fatores podem explicar o porquê de todo esse grude. Tem o fato de sermos nordestinos, meus tios têm idades próximas, todos casaram e tiveram filhos e, à exceção de minha mãe, a família inteira continua morando em São Luís. Tudo isso facilita o contato e a amizade, mas nada, em minha opinião, foi mais importante que o exemplo dos patriarcas da família Furtado, meus avôs Eugênio e Teresa.

Apesar de ter vivido quase toda a vida em Brasília, era em São Luís que estava meu coração. Lá eu passei todas as minhas férias, foi lá que me batizei, casei e espero sempre voltar. As minhas melhores recordações da infância certamente passam pelas areias do Calhau e os fins de tarde na casa de meus avôs, onde a “primaiada” sempre se reúne.
Os encontros com o bisa foram poucos, mas as histórias dele,
Lara e os irmãos ouvirão por toda a vida

Há 4 anos sofremos um duro golpe, a perda de nosso amado avô. Eu sei que não temos do que nos queixar. Foram 8 décadas de vida, muitos filhos, e todo um exemplo para nós, os descendentes. Esse ano a data de falecimento foi lembrada de forma diferente. Minha prima Fernanda convocou uma reunião e pediu que todos contassem as suas lembranças com vovô. Infelizmente eu não participei da reunião, mas meu coração se encheu de saudades e lindas imagens dos muitos momentos de carinho, partilha e convivência. Soube que a reunião foi ótima. Teve muita risada, muitas histórias engraçadas e, claro, muito choro de saudade. Os bisnetos que pouco conviveram com ele devem ter gostado de ouvir tanta coisa bonita. Nossa amada avó, que segue sua vida bem mais triste depois de ter ficado órfã do companheiro de toda a vida, também deve ter ficado feliz com a homenagem.

Minha vó (no cantinho) já não sorri tanto, mas a sua casa continua
cheia de flores, de crianças e de momentos felizes

Resolvi contar tudo isso aqui no blog porque eu adorei a ideia da minha prima. Cada família tem sua maneira particular de lembrar as datas de aniversário dos antepassados. Muitos se reúnem em uma Missa ou outro culto religioso. Daqui para frente, nessas datas, eu irei à Igreja sim, mas também contarei aos meus filhos quem foi e que legado deixou a pessoa por quem a mamãe sente tanta saudade.

8 comentários:

  1. Que mensagem linda, Kinha!
    Sem dúvida esse ano foi bem especial... Nanda teve uma excelente idéia! Reunimos-nos como nos velhos tempos, e com tantas estórias relembradas pelos filhos e netos foi impossível não sentir como se vovô estivesse entre nós, com toda a alegria dele.
    Saudade!

    ResponderExcluir
  2. Kinha, que bela homenagem a nossa linda e grande família e, principalmente, ao nosso amado avô.
    O melhor avô do mundo continua muito vivo dentro de nós! A lembrança da gargalhada (igual a que ele tá dando na última foto com Larinha) vai ficar pra sempre nas nossas memórias!
    Obrigada a Nanda pela idéia! A reunião foi emocionante, mas cheia de muito amor e muita alegria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vovô realmente foi o melhor exemplo de vida que tivemos!!

    Essas fotos com Larinha são jóias, um verdadeiro tesouro, Sister!

    ResponderExcluir
  4. "Não ouviremos seu passo no corredor, sua voz no telefone....e aí não tem remédio, não tem descanso, não tem nada senão a dor, mas, apesar de todo o dilaceramento, SOLIDÃO e lágrimas, a morte (que não é fim, mas transformação) estralhamente, loucamente, tem um período limitado: seu dedo cruel e ossudo não consegue encontrar a tecla com que deletar nossos melhores momentos".
    Cassia

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo, amiga! Sempre lembro das minhas origens e da minha família, apesar de estarmos sempre tão longe, nesse mundo de Meu Deus. Nossa família é parte de nós, nos diz quem somos, de onde viemos e para onde, se um dia precisarmos, voltar. É nosso colo que acolhe e às vezes repele, mas sempre é parte da nossa vida, da nossa estória. Seu avô deve estar brilhando no céu e continua a iluminar a vida de vocês, com certeza! Beijos, querida. Saudades, sempre. Hilana

    ResponderExcluir
  6. talvez ande emotiva demais, talvez seja esse amor todo que sai de você que tenha chegado até aqui. muita saudade, minha querida chegada. e eu, de novo, passo aqui pra te fazer companhia. como presente ganhei de inspiração mais vidas iluminadas (além do seu avô, o blog do pai do antônio fez os olhos brilharem). obrigada, minha amiga, e venha logo pra cá com seus mil afazeres pra deixar tudo ainda mais feliz. muitos beijos, em você, cris e nos quatro. byna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve estaremos juntas, chegada. Para adiantar logo o reencontro, que tal você vir nos visitar? : ) Muita saudade também. Bjs

      Excluir