PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

27 de fev. de 2012

Um pãozinho, um biscoitinho… será que não estamos exagerando nesses lanchinhos?

Já viu bebê comportado em restaurante? Se a resposta foi sim, provavelmente o bebê em questão estava mamando, dormindo ou comendo um pedaço de pão. Acertei?

Quando o bebê já está habituado a comer, já experimentou vários tipos de comida e segura bem os alimentos,não há problema algum em oferecer de vez em quando biscoito ou pão. E se não for para alimentar e sim para entreter? Bem, eu uso também esse recurso do biscoitinho para distrair meus bebês. Sempre levo um recipiente com alguns “petiscos” na bolsa para os momentos de inquietação no carro, na sala de espera do pediatra ou mesmo em restaurantes e passeios. Mas tem que ter limite!

As minhas ajudantes são superbacanas e têm inúmeras qualidades, mas ainda não consegui fazer com que entendam que o bebê não precisa (E NÃO DEVE!!) comer o tempo inteiro. Tomou o leite da manhã? Tem que esperar 2 h para vir a fruta. Já lanchou? Então que venha o almoço! 16h? iogurte e fruta. Depois jantar. E ponto. Ana e Davi (14 meses) fazem 5 refeições, às vezes 6 (quando tomam leite antes de dormir), não é preciso mais.

Minha sapeca Lara no café da manhã.
 Irmaozinhos atrás, comendo também
A educação alimentar da criança começa desde os primeiros meses de vida. E nós, adultos, sempre estamos em tempo de recomeçar. Ter hora para as refeições e escolher bem o que comer deve ser a regra seja para os bebês, seja para os papais.


Davi comendo um pedaço de maçã. Não é fácil de
comer como um pãozinho,
mas mantém bebê entretido e dá aos pais um tempinho
 para terminar a refeição

Se você está pensando “pôxa, que mal faz um biscoitinho de vez em quando?”, eu respondo: de vez em quando, não há mal algum. O problema é oferecer lanchinhos o tempo inteiro, sem a menor necessidade. A criança está bem alimentada e brincando no chão? Então, qual a necessidade de pôr na mão dela um pedaço de pão?

é preciso segurar direitinho para a pêra não
 escorregar pelos dedinhos

Eu e Cristiano gostamos de ter a turminha reunida à mesa na hora das refeições. Nem sempre é possível, até porque logo Ana e Davi querem sair do cadeirão. No café da manhã, eles nos acompanham tomando o leite e um paõzinho (devo confessar que é uma das coisas que mais gosto de comer). No almoço, como terminam de comer antes da gente, costumo dar algum complemento para se distraírem. Como em geral já estão sujos da comida anterior, aí aproveito para aumentar a lambança deixando que comam com as próprias mãozinhas pedaços de frutas ou de vegetais. Eles ganham sabores e nutrientes e nós, preciosos minutos para terminar a refeição.




7 comentários:

  1. Ah Sis, mas é tão difícil resistir àquelas mãozinhas pedindo mais um pedacinho de pão... Háháhá!!!

    Love you!

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaki, estamos aqui lendo textos do blog. Aninha e Davi do meu lado. A titia coruja continua a mesma, derretida pelos sobrinhos e fazendo as vontades deles. Te amamos.

      Excluir
  2. Erika, estava há algum tempo preparando o texto "Receita furada" e gostaria de ter oferecido para você publicá-lo exclusivamente aqui. Achei que o tema tinha a ver. Mas como coloquei o texto em votação (e foi o vencedor), tive que publicá-lo no meu blog mesmo. Porém, se desejar, terei o maior prazer de escrever uma crônica exclusiva para o Menu do Bebê. Tenho uma ideia relacionada a criatividade nos pratos para crianças. Posso escrever e te mostrar. Se achar pertinente, o texto é teu pra colocar aqui. Bj Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flizam no MENU? Maravilhosa ideia, Fabio, vamos adorar! Realmente o post RECEITA FURADA (excelente como todos os outros) tem tudo a ver com o blog, mas ficaremos aguardando uma crônica exclusiva para a gente. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Começarei já já então. Te envio nos próximos 10 dias. bj

      Excluir
  3. Tem coisa mais fofa que bebê comendo com as próprias mãos e se lambuzando todo? Impossível!!
    Já estou na expectativa do Flizam no Menu! Combinação perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, já, já vai ser a tua vez de ter bebê em casa todo lambuzado de fruta. Saudades

      Excluir