PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

18 de mar. de 2012

4x2

De vez em quando me perguntam como dou conta de cuidar de 4 crianças pequenas. Bem, a verdade é que eu não estou sozinha nessa tarefa. Cris, quando não está trabalhando, me ajuda bastante e, depois do nascimento dos gêmeos, a gente também contratou uma babá. Mas sim, algumas vezes eu cuido sozinha do quarteto e em muitos fins de semana eu e Cris ficamos com nossos filhos sem ajudantes em casa. Não vou negar que é uma canseira danada, mas sabem de uma coisa? Eu acho mais fácil hoje, com os 4, que quando tínhamos somente um bebezinho em casa. Isso porque, apesar de sempre termos feito questão de estipular uma rotina para nossos filhos, hoje somos mais práticos, mais flexíveis e menos ansiosos.  

Vocês lembram da sugestão de mostrar fotos e vídeos aos filhos? As crianças adoram e eu fico boba de ver como eles cresceram e como tudo foi se modificando. Outro dia mostrei um vídeo para Larinha de quando ela tinha uns 5 meses. Estávamos de férias no Brasil na casa dos meus pais. Era a hora do banho e eu revi todo o ritual para higienizar a minha princesa. Vocês não podem acreditar! Era touca no meu cabelo para que nenhum fio caísse, cantos gregorianos como música de fundo, creme, hidratante...e eu dando mil ordens para a vovó e para a titia, que estavam ao meu lado paparicando Larinha e fazendo as vezes de assistentes. Coitadinhas, elas fazendo tudo para ajudar e eu só dizia: “Pega isso, pega aquilo, silêncio, etc”.  Quase morri de rir com a bronca que eu dei na minha irmã (que se desdobrava para me atender e filmar- ela adora registrar cada suspiro dos sobrinhos): “Karina, menos risada, tu estás atrapalhando a harmonia do banho de Larinha”. Pode? Quanta diferença para a hora do banho atual! O cenário agora é criança entrando, outra vindo, bebê querendo entrar no box, uma divertida confusão.  Outro exemplo: há dois anos, Lara e Lucas foram convidados para serem dama/pajem de um casamento. Semanas antes da cerimônia, eu já comecei a me preocupar (de até perder sono) em como manter os meninos acordados em um horário que eles normalmente estão na cama. Total exagero de minha parte! Eles entraram na Igreja, curtiram a festa, deu tudo certo. As histórias do banho e do casamento foram só para ilustrar a minha atitude de quando eu era mamãe de primeira viagem. Qualquer coisa que saísse do script, como almoço na casa de amigos ou festa à noite, me deixava angustiada porque eu fazia questão que os horários das atividades dos bebês fossem seguidos à risca. Bem, acredito que regras e horários são fundamentais para o bem das crianças e de nós pais, mas hoje em dia estou (acho eu) bem mais tranquila na forma de encarar o dia-a-dia e também quando há alguma quebra na rotina. Uma bagunça prolongada bem de vez em quando pode até atrapalhar a hora do sono, mas rende deliciosos momentos em família.

10 comentários:

  1. Ah, eu poderia escrever um texto enorme com muuuuuuitos exemplos do que tínhamos que fazer antes mesmo de chegar perto da princesa mais velha: prende o cabelo, toma banho (ou passa álcool nos braços e pescoço),nem pensar em ficar com a roupa que saiu de casa, colocar outro lençol por cima do que está na cama... Mas eu nem me importava (até porque adoro limpeza!) e seguia direitinho as "ordens", não era nem um pouco difícil. Só o complicado era filmar sem rir, ou sem fazer comentários. Eu filmava escondida! E faço isso até hoje, porque na hora minha irmã reclama, mas depois adora!
    Só mais um exemplo engraçado do que passei quando Lucas era bebê: eles moravam em Genebra e lá vou eu de novo passar a noite e metade do outro dia viajando. Quando cheguei em casa, louca de saudade da duplinha, nem entrar no quarto deles eu pude! Tive que ir direto para o banho. Háháhá!!

    Um beijo Sis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, Kaki. Eu fazia vocês passarem por cada uma, né? Isso porque nem mencionei a gigantesca sacola que preparava quando saía de casa quando tinha só Lara; o desespero a qualquer febre ou resfriado, o nervosismo pré-viagens etc. etc.
      E tens toda razão: eu reclamo da tia paparazzi, mas adoro as fotos e filminhos que tu fazes.
      bjs, love u

      Excluir
  2. Ai, que bom ler isso. Acho que eu estou precisando aumentar a família para diminuir o estresse de cuidar só de um. Mãe de primeira viagem sofre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarinha, eu te digo de coração: tudo ficou mais fácil depois que Lucas (o 2o filho) nasceu. Menos preocupações e mais desencanamento frente aos probleminhas da vida. Confesso, no entanto, que quando me descobi grávida de mais 2 fiquei com medo de não dar conta do recado. Como eu disse no post, é uma trabalheira sim ter 4 crianças para cuidar, mas é tão gostoso e tão possível que não imagino para mim vida diferente. Sendo assim, concordo plenamente com você: é aumentar a família para diminuir o estresse!

      Excluir
  3. Concordo totalmente, Kinha! E torço muito pro primos seguirem o teu exemplo e terem mais filhos. A casa de vovó fica tão cheia de alegria quando está cheia de bisnetos. Domingo estava só Malu e Miguel, mas já estava bom, imagina se os 2 de Nanda e os teus 4 estivessem juntos?? Seria bom demais!
    Mais crianças, por favor!!! hehehehe...
    E eu quando abrir a fábrica, não vou querer mais parar.. kkkkkkk.

    Beijos pra esse quarteto tão amado

    P.S.: E apesar da agonia pré-casamento eu tive um pajem e uma daminha lindos de morrer e super bem comportados! Aliás, tive 3 casais lindos demais! Valeu a pena!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu casamento foi lindo demais, Dê!!
      Falando nisso, a pergunta que não quer calar: quando vêm os babies? : )

      Excluir
  4. Eu bem me lembro desse ritual do banho da Larinha! Tive a oportunidade (ou a infelicidade!) de estar na casa da mãe da Kika bem na hora do bendito e quase fui mandada embora por causa disso, ahaahhhaahhahaha. Bj, Nanda Ludwig.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandinha, eu fiz isso com você?! Nem me lembrava...hahaha. Bem, juro que agora as coisas estão mudadas e você é SUPER bem-vinda a qualquer hora (melhor ainda se for na hora do banho...ou de dar o almoço...ou de trocar fralda..etc) : )

      Excluir
  5. Adorei ler este post! Estou passando por isso agora e confesso que fico MUITO estressada se não estou em casa na hora da última mamado do pequeno para ir direto para o berço! Sem contar as outras paranóias de mãe de primeira viagem! Bj, Má

    ResponderExcluir
  6. Eu estou MORRENDO de rir com os cantos gregorianos e a touca no cabelo! Eu tb era assim, nada como o tempo.
    ADOREI a novidade amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir