PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

13 de dez. de 2019

Quem consegue dar conta de tudo?


Faxina em uma casa com 4 crianças e um filhote de cachorro com pouca idade, mas muito tamanho e alto poder destruidor? Essa não é uma vaga muito atraente, né?

Uma amiga indicou a faxineira dela e a recomendação foi tanto pelo capricho na limpeza como pelo fato dela falar um pouco de espanhol, essencial para a nossa comunicação. Estamos morando há quase 5 meses na Polônia, mas o conhecimento do idioma ainda é muito limitado. Vou dar só alguns exemplos do tamanho do meu desafio. Bom dia (dzień dobry),  Feliz Natal (wesołych świąt), dezembro (grudzień). É muita consoante, declinações...eu até penso que vou mudar a expressão “Tá falando grego” para “parece que está falando polonês”. Kkk


Bom, mas voltar ao assunto casa. Uma qualidade que eu nunca tive é de ser uma dona de casa organizada. Não posso colocar a culpa nas crianças ou no cachorro porque o passado me condena. Kkk. Minha irmã sempre foi um primor na arrumação e eu um furacão da bagunça.


Estou escrevendo em tom de brincadeira, mas ser desorganizada é algo que me incomoda. E muito. Eu vivo fazendo resoluções que vou mudar, mas elas não perduram e eu me frustro. Quem sabe em 2020 vai ser diferente? Depois conto aqui. E sim, já assisti Marie Kondo.


A Dorota, minha faxineira polonesa, vem uma vez por semana. Antes dela chegar, eu tento dar uma geral e tapear a bagunça, mas é claro que não dá tão certo. Eu fico com vergonha, tento melhorar para a semana seguinte, mas ainda estou a anos-luz de ser exemplo. Acontece que Dorota segue vindo sorridente e ajudando imensamente. Como nosso pouco espanhol, a gente se comunica bem. Hoje mais uma vez pedi desculpas pela bagunça da casa. E Dorota: “senora, teneis mucho que hacer. Esta todo bien y cada día un poco mejor”. Dorota, vem aqui me dar um abraço!


Conto essa conversa porque nós pais temos um mundo de responsabilidades nas costas. E nem sempre conseguimos cumprir à risca todas as tarefas e compromissos. Vai acontecer da mãe sair de casa sem levar uma fralda para o bebê, vai acontecer da roupa extra sujar também e o menino ficar todo lambuzado, vai acontecer de tudo nessa grande aventura da vida. Quando a gente lembra (ou é lembrado) do que conseguimos realizar, sobra menos espaço para sentimentos de culpa ou de pouca produtividade. E sobra mais energia para tentar fazer mais e melhor. Erika versão pessoa organizada, aí vou eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário