PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

18 de jan. de 2020

CRIANÇAS BILÍNGUES

Tenho 4 filhos, brasileiros natos, mas nenhum deles nasceu no Brasil. Como prevê a Constituição, são considerados brasileiros natos os que nasceram no Brasil e Também são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço do Brasil. 

Estamos agora na Polônia, vivendo em Varsóvia há quase 6 meses. Já estivemos na Suiça, Paraguai e Estados Unidos. Como tudo na vida, passar tanto tempo no exterior tem o lado fantástico e tem as desvantagens também.

Em relação às crianças, elas têm o imenso privilégio de aprender idioma em uma imersão total. Eu aprendi inglês em aulas na Thomas Jefferson, em Brasília. Algumas horinhas, apenas  2 vezes por semana. Por mais que eu tenha praticado e tenha até trabalhado em inglês, eu não falo inglês como nenhum dos meus 4 filhos. Basta 1 minuto de conversa comigo e já dá para perceber que o sotaque vem lá de um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza".

Português é língua de herança e meu orgulho. Sei que falar inglês é mais fácil para eles. A minha filha mais velha, que vai fazer 13 anos, morou pouco mais de 3 anos no Brasil. A maior parte da sua vida foi fora, convivendo com crianças estrangeiras também. Entre eles, a comunicação é em inglês, mas a gente insiste muito para que em casa o idioma seja o nosso. Começam contando uma história, na maior velocidade e cheia de detalhes, e precisam recomeçar, às vezes sob protesto, e trocar para o português. 

Vamos continuar nessa saga pela valorização de nossa língua, de nosso país. Falar português faz parte de nossa identidade e quero que eles tenham sempre orgulho de serem brasileiros. 



É claro que o ideal é que tenham um bom vocabulário, que falem sem sotaque estrangeiro. Mas como meta eu quero mesmo que amem o nosso país, se expressem bem em português. E os errinhos aqui e acolá a gente vai ajustando com amor. A verdade é que eles também fazem parte da nossa história e nos fazem rir também. Vou contar duas situações em que eles se confundiram e misturaram português com inglês. 

Filho, tá frio, hein? Dá um palpite da temperatura. "Uns 5 degraus, mãe". 

Aqui fazendo planos para um passeio legal ainda esse mês. Outro filho comenta: ôba, vamos em Januário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário