PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

24 de ago. de 2011

Mix de frutas, de verduras, de texturas

Sabe aquelas pessoas que têm a maior habilidade na cozinha? Pegam uma carne, um ingrediente ou outro e tiram do forno algo delicioso? Pois é, eu, infelizmente, NÃO sou assim, até porque conto nos dedos os pratos que sei fazer. Mas se o assunto é papinha de bebê, aí contem comigo!
Outro dia uma amiga comentou comigo que tem dificuldade de variar as frutas do lanche de seu bebê de 8 meses. Para piorar, segundo ela, o filhote tem intestino preso o que limita ainda mais suas opções. Bem, já tivemos um post explicando que não é necessário abolir os alimentos conhecidos como constipantes (banana, goiaba, batata, arroz) do prato de quem tem dificuldade de evacuar. Eles podem e devem fazer parte da dieta. Afinal, cada fruta, cada alimento tem propriedades nutricionais distintas (inclusive diferentes tipos de fibras) e são importantes na composição de uma boa alimentação. O que se deve, no entanto, nos casos de constipação intestinal, é sempre incluir algum alimento laxante e aumentar a ingestão de água.



Continuando a falar de bebês com constipação intestinal, eu mesma vivo essa situação com meus gêmeos. Ana e Davi são diferentes no comportamento, na estatura e até no ritmo intestinal! Enquanto Davi faz cocô umas 3, 4 vezes por dia sem a menor dificuldade, Ana se espreme, fica toda vermelha e às vezes elimina uma bolinha menor que uma cereja. Felizmente essa situação tem sido cada vez mais rara já que, logo que constatei que o intestino dela precisa de uma ajudinha para funcionar bem, resolvi atacar com tudo. Assim, todos os dias ela come no mínimo uma fruta e verdura laxantes (mamão, ameixa, manga, abóbora, vagem) e bebe bastante água. Esse último ponto é mais difícil porque essa minha bebezinha nem sempre quer saber de H20. O que eu faço para driblar a resistência dela é oferecer o copinho de água várias vezes por dia (de golinho em golinho a gente chega lá) e/ou dar um suco bem diluído (seria quase uma “água com sabor”) longe do horário das refeições. Às vezes, por exemplo, espremo uma laranja em 150 ml de água e ofereço 1h antes de servir o almoço. Muitas vezes o que falta adicionar na dieta de quem tem intestino preso é simplesmente MAIS ÁGUA.

Bem, agora retomando o assunto lanches para bebês; ou melhor, papinhas de frutas variadas. Já disse e repeti que o bebê não precisa só comer maçã, pêra, mamão e banana. Há muitas outras frutas deliciosas na feira que deveriam estar no pratinho do seu bebê! Às vezes, por superstição, por algum conselho inadequado ou simplesmente pela falta de costume, não trazemos para casa frutas e verduras que adicionam cor, sabor e saúde. Quanto mais alimentos, mais combinações com eles podemos fazer e, assim, menos monótona (e muito mais gostosa) será a alimentação. Para exemplificar, vou citar uns lanches que meus gêmeos comeram nos últimos dias: banana com mamão (sim, mesmo Ana que tem prisão de ventre, também comeu. O que eu faço é colocar uma proporção maior de mamão para ela); pêssego com maçã; manga com pêra; maçã verde com ameixa; banana, laranja e mamão; banana amassada com aveia e suco de laranja. É claro que muitas vezes eles comem a fruta “sozinha”, mas eu adoro fazer esses mix para variar. Quando é difícil raspar ou amassar a fruta, aí vai tudo no liquidificador mesmo. Os sucos também fazemos de uma fruta só e também de combinação: laranja com banana; abacaxi com ameixa, abacaxi com maçã, tuti-fruti (ou seja, um pedaço de todas as frutas que encontramos em casa) e muito mais. Hum, que delícia! Lembrando que o suco do bebê deve ser SEM AÇUCAR. Se você quiser beber o seu suco com um pouco de açúcar, retire a porção do bebê antes ou adicione o açúcar depois no seu copo.

Para finalizar, só uma pequena ressalva quanto ao uso do liquidificador. É muito, muito importante que o bebê “trabalhe a boquinha” ao se alimentar e, para isso, ele precisa receber alimentos com consistência adequada. O Ideal, então, é oferecer as papinhas de frutas e as salgadas apenas amassadas com o garfo. Dessa forma, o bebê trabalha mais os músculos faciais e já vai se preparando para a mastigação para valer (falamos sobre isso no post PAPINHAS DE CONSISTÊNCIA). Se a maior parte das refeições é oferecida dessa forma, não há problema algum em usar o liquidificador de vez em quando. Usamos esse aparelho aqui em casa para fazer os mix de frutas e também no preparo de algumas papas salgadas. Hoje, por exemplo, colocamos milho na papinha do almoço. Mesmo bem cozido, fica difícil de amassar. Aí retiramos o milho cozido da espiga, liquidificamos e o adicionamos à berinjela, cenoura e carne previamente amassadas.

Fica, então, a proposta: encha o carrinho com verduras e frutas mais variadas e não economize criatividade na hora de preparar as papinhas. O resultado será SABOROSO, pode apostar!

6 comentários:

  1. Kinha, que maravilha esse post, ja anotei tudinho e vou comecar novamente a minha batalha contra a constipacao, desta vez com a Victoria, que mesmo mamando 100% no peito, ja da sinais de constipacao igual a irmazinha Malu :(
    bom, mas tenho uma perguntinha: com qual idade posso comecar a oferecer as papinhas de frutas para o bebe??
    beijosss,
    Kel

    www.umpoucodemimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Kel, essa pergunta é tão importante que responderei com um novo post. aí explicarei tudinho sobre quando e como começar a oferecer fruta para o bebê.
    Até bem breve! Beijos

    ResponderExcluir
  3. obrigada , Kinha, ficarei ansiosa no aguardo da resposta!! ;) BEIJOSSS

    ResponderExcluir
  4. Kel, o post já está no blog. link direto da resposta: http://menudobebe.blogspot.com/2011/08/nos-comentarios-do-post-anterior-uma.html

    ResponderExcluir
  5. Erika
    Meu bebê é ressecado e tem 6 meses. Posso oferecer ameixa preta cozida+pera+suca de laranja lima? Posso fazer uma papinha com esses ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se seu bebê já ingeriu separadamente esses ingredientes (ameixa, pêra, laranja lima), você pode sim fazer esse "coquetel laxante". Quanto ao funcionamento intestinal, oferecer alimentos laxantes (mamão, laranja, manga, ameixa, etc) é uma boa ideia, mas não se esqueça de oferecer bastante água. Falamos bastante sobre esse assunto em alguns posts...aí vai o link: http://menudobebe.blogspot.com.br/2012/01/retrospectiva-posts-sobre-constipacao.html

      Excluir