PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

12 de jun. de 2010

AMAMENTAR NÃO DOI!

Antes que muitas de vocês fiquem bravas comigo, vou reformular a frase; ou melhor, completá-la: AMAMENTAR CORRETAMENTE NÃO DOI!

Meus dois filhos nasceram de parto normal, mas quando amamentei a primeira vez é que senti dor de verdade. Cada vez que precisava dar o peito, via estrelinhas...ui! Eu tinha tanta expectativa para esse momento, mas o começo não foi fácil! E, logo no segundo dia, o bico do peito estava machucado e rachado, só piorando a situação. E como é que eu tenho coragem de dizer que amamentar não dói? É que depois eu percebi que Larinha não estava mamando corretamente; ou seja, a pega não estava boa.

Antes de ser mãe, eu já trabalhava há algum tempo como nutricionista. Quando fui residente em um hospital público de Brasília, passei muitas horas no banco de leite, acompanhando (e admirando!) o trabalho das profissionais que orientavam as mães a amamentar corretamente. Ou seja, eu achava que era muito entendida do assunto. Mas teoria é uma coisa e a prática é outra...

O bebê nasce com o reflexo da sucção, mas para mamar corretamente no peito ele pode precisar de uma ajudinha no posicionamento. Por isso, é muito bom quando se pode contar com a ajuda de um profissional em amamentação. O profissional pode rapidamente detectar quando a pega não está correta e ajudar o bebê a sugar corretamente. Quando isso aconteceu comigo, foi uma maravilha! Tudo entrou nos eixos, a amamentação passou a ser um prazer e nunca mais houve dores e fissuras no peito.

Há por toda parte informação sobre o aleitamento materno (um site que considero bacana é o www.aleitamento.com). Um assunto de tamanha importância merece mesmo todo esse destaque. Por isso, não vou me aprofundar muito aqui nos benefícios, posições (pois é, há várias maneiras de amamentar), etc. Mas aí vão dois pontos que podem ajudar:

• Pega correta: a boquinha do bebê fica como de um peixinho: aberta e com os lábios para fora. A língua também fica para fora, sob o mamilo. O bebê deve abocanhar toda a aréola do peito e não somente o bico.


• Se o peito já está machucado: ordenhe umas gotinhas do seu leite, espalhe pelo bico e aréola e exponha o peito ao sol por uns 10 minutos. Ajuda muito a cicatrizar! Como é poderoso o leite materno, né?

Enfim, foram só algumas dicas rápidas. O ideal mesmo é que você receba orientação logo que começar a amamentar, até para ter certeza que está tudo perfeito. Se tiver qualquer dúvida, procure um profissional no assunto ou vá diretamente a um banco de leite. Muitos pensam que o banco de leite existe somente para coletar e distribuir leite materno, mas uma de suas grandes funções é estimular a amamentação. Lá as mães recebem dicas, orientações e principalmente muito apoio! Eu sou fã!

3 comentários:

  1. Adoro as tuas dicas, Kinha! Espero lembrar de todas quando eu for mãe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Vivi! Esquecer as dicas com tantos bebês nascendo na nossa família? Impossível! Vamos todas virar experts no universo materno-infantil! : )

    ResponderExcluir
  3. Tenho um livro que para mim é a "bíblia da amamentação". Qualquer dúvida que tenho, corro e releio um capítulo. Fala sobre como funciona e como dar o peito corretamente (justamente nele diz que dar o peito não doi), falta de leite, alimentatação da mãe, a volta ao trabalho, medicamentos, lactância e fertilidade e outros temas muito interessantes. Eu aconselho a todas as mães e futuras mamães a lê-lo. Aqui na España o livro se chama "Un regalo para toda la vida" Guía de la lactancia materna. Escrito pelo pediatra Carlos González. Vale a pena buscar no Brasil.

    ResponderExcluir