PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

9 de jun. de 2010

Leite sem açúcar...os dentinhos agradecem!


Se seu filho toma fórmula ou já está tomando leite de vaca, não acrescente açúcar, mel ou chocolate para adoçar. O paladar do bebê é diferente e eles não vão achar ruim tomar o leite puro se ele for dado desde o início assim!


Não sou contra o açúcar. Na verdade, eu e minha duplinha adoramos bolos, biscoitos e doces em geral. Mas esses alimentos são consumidos esporadicamente e com moderação. Bem diferente do leite, que é ingerido todos os dias (no caso de Lara e Lucas, 2x, ao acordar e antes de dormir). Tomar achocolatado no lanche ou eventualmente no café da manhã não é problema, mas o ideal é que não seja todos os dias assim.


E se o bebê já se acostumou a tomar leite com açúcar e achocolatado antes de dormir? Aí você pode pouco a pouco mudando isso, reduzindo bem gradativamente a quantidade de açúcar e de chocolate em pó. Uma observação importante: a escovação dos dentes antes de dormir é a mais importante e deve ser ainda mais caprichada caso a criança tome líquidos açucarados na mamadeira. Estou certa, Vica?

5 comentários:

  1. Certissima, Kinha! Me da um aperto no coração quando vejo crianças tomarem mamadeira "dormindo"...É muito ruim para a saúde bucal em geral (dentes, gengiva, lingua)! A escovação antes de dormir é importantissima e deve ser feita pelos pais, já que a criança não tem coordenação motora suficiente. Os pais devem fazer a escovação adequada dos dentes e LINGUA (muito importante), e em seguida pode ate deixar a criança "brincar" de escovar os dentes (lembrando sempre que,nesse caso, a quantidade de pasta deve ser minima). Importante lembrar tambem que a pasta dental utilizada para crianças ate os 4 anos de idade deve ser SEM FLUOR, ja que a criança nao sabe cuspir direito ainda e o excesso de ingestao de fluor pode trazer alguns malefícios para a saude geral da criança.

    ResponderExcluir
  2. Vica, Larinha e Caramelo adoram escovar dentes!! Parece propaganda de pasta de dente, muito fofo, lindinho! Eles até pedem mais pasta, mas Erika coloca só um pouquinho mesmo. E é assim desde sempre, eles tinham aquele suporte de "escovar" as gengivas quando eram bebês.

    Muito bem explicado seu texto!!

    Beijinho,

    Karina

    ResponderExcluir
  3. Gente, a Flavia do 1o comentário é a minha prima Vica! Não tem nem 30 anos e é doutoranda em odontologia. Melhor seguir o que ela diz, né? : )

    Já que estamos nas apresentações, a Karina é minha irmã, dinda de Lara e tia nota 1000!

    ResponderExcluir
  4. Kaki, que bom Larinha e Luquinhas gostam de escovar os dentes. Na verdade, esse hábito é mais um mérito dos pais que dos próprios babies. Que bom seria se todos os pais tivessem essa consciência, PACIÊNCIA E DISPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Erika,

    lembro uma vez,. Estava na casa de uma amiga, fazendo uma mamadeira para André (ele já tinha quase 2 aninhos) e, como de costume, não agreguei açúcar ao leite. A amiga ficou admirada MESMO por ele conseguir tomar sem o açúcar... Ou seja, transferimos os nossos hábitos para as crianças, achando que elas já nascem com determinados costumes.
    Aliás, exatamente, quando ele completou dois anos, substitui a mamadeira por um copinho com bico e, na seqüência, para um copo normal. Uma maravilha!!! Ele nem tem registro de haver usado mamadeira.
    Essa decisão e a de escovar os dentinhos depois das refeições ajudaram na prevenção de caries. Segundo André, ele tem dentes "branquinhos e brilhantes".

    A propósito, o blog tá cada vez mais interessante. Parabéns!!

    Ana Paula

    ResponderExcluir