PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

4 de jun. de 2010

A hora da papinha!

Já temos alguns posts sobre introdução dos alimentos, mas ainda não havia nada sobre o começo. Então vamos lá...

• O início: o leite materno alimenta perfeitamente seu bebê até os 6 meses de vida. É o melhor e mais completo alimento. Mas algumas vezes é preciso iniciar a complementação antes dos 6 meses, seja porque a mãe vai voltar ao trabalho ou porque o ganho de peso do lactente está muito aquém do esperado. Eu sou 100% pró aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, mas com Lucas isso não foi possível. Ou seja, cada caso é um caso e cada filho é um filho. É ótimo quando dá para fazer tudo “by the book”, mas também temos que lidar com os imprevistos.

Ainda que você tenha 6 meses de licença maternidade, é bom começar com a papinha umas duas semanas antes de retornar ao trabalho porque o processo de introduzir os alimentos é lento e demanda tempo e paciência. Não se esqueça de tirar foto desse evento tão importante (e depois mandar para blog! É uma delícia ver esses bebês todo lambuzados)

• Fruta ou vegetal? Não há uma regra sobre o que seja melhor para oferecer primeiro. Mas como a fruta tem aceitação mais fácil, a sugestão é que se comece pelos vegetais. É mais ou menos a lógica da refeição das crianças: primeiro a “comida de verdade”, depois a sobremesa (que elas nunca recusam!)



• A receita: já recebi pedido para pôr receitas de papinhas no blog e vou fazer isso em breve, mas nesse momento não há muito mistério porque, no início, o bebê deve comer um vegetal por vez. Isso é muito importante para o bebê conhecer o sabor de cada um e também para que os pais possam excluir hipóteses de uma eventual alergia alimentar. É assim...você escolhe um vegetal, por exemplo a batata. Deixe cozinhar bastante para ficar bem molinha. Depois é amassar bem e pronto! Liquidificar? NÃO!!! (em breve escreverei o porquê, em um post sobre a consistência da papinha). Aí 1 ou 2 dias depois você oferece um outro, por exemplo a cenoura. Tudo ok com a batata e a cenoura? Já dá para oferecer os dois misturados na próxima refeição. Aí também já podemos adicionar o azeite e alguns temperinhos naturais. Dica aparentemente esquisita, mas que funciona: na hora de oferecer a comida, ordenhe um pouco do seu leite e misture ao vegetal cozido e amassado. Além de ficar com uma consistência de purê, que facilita a deglutição, ainda confere um sabor superfamiliar à comidinha.

4 comentários:

  1. Kiks acho que a alimentaçao da Valentina está precisando do seus ajustes...vai fazer alguma post para a idade dela?

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou amiga da Claudia Morais, que me indicou o seu site. E amei ! Estou exatamente nessa fase, a introdução à papinha e tenho seguido extamente do jeito que você escreveu, só não sabia da dica do leite materno misturado a papinha. Vou experimentar ! Escreví sobre essa fase no meu blog, se quiser depois dê uma lida.
    www.donadecasadeprimeiraviagem.blogspot.com

    Bjos Carol

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vinda ao blog, Carol! Já visitei o seu também : )

    ResponderExcluir