PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

25 de fev. de 2011

Imitando, copiando...como será que as crianças estão se alimentando?

No post sobre a merenda escolar, comentamos que o lanche da escolinha pode ser um bom momento para as crianças experimentarem alimentos que não estão habituados a comer, já que os pequeninos, ao verem o lanche do coleguinha, podem ter curiosidade e vontade de provar. Ontem mesmo, Larinha chegou da escola me contando toda surpresa que o amigo havia levado uma maçã verde no lanche: “... a maçã não era rosa não, mamãe. Era verde!” Claro que não perdi a oportunidade e comprei logo essa fruta para ela também. E aí, reforçando o que escrevi no post anterior, eu vejo como há sempre uma novidade boa a apresentar para as crianças.

Os pais têm que ter em mente que, ao se alimentar, também estão ensinando os filhos. Será que estamos sempre dando um bom exemplo? Mais uma vez fazendo um mea culpa, acredito que Lucas agora toma (e adora!) refrigerante de tanto me ver beber. E eu nem sou lá tão fã (só do Guaraná Jesus, lá do Maranhão), mas na gravidez dos gêmeos sei lá porque me deu vontade de beber sempre. Não é que seja assim o fim do mundo uma criança beber refrigerante de vez em quando, mas sem dúvidas é melhor evitar e/ou deixar só para as festinhas e ocasiões especiais.

Pôxa, os pais já fazem tanto sacrifício pelos filhos, ainda precisam mudar (se a atual for inadequada, claro) a própria alimentação por causa deles? Sinceramente, sinceramente? Sim! Até porque seria uma mudança que só traria benefícios: para os pais e para os “pequenos seguidores”, os filhos. É impressionante a força do exemplo! Depois de casar, eu passei a incorporar vários bons hábitos do meu marido e os meninos fazem o mesmo. Recentemente passaram a querer adicionar um filete de azeite à comida, exatamente como o papai faz. Ah, e também querem um pouco de farinha, para fazer jus às raízes nordestinas de seus pais.

De todo modo, se não der para mudar tanto nessa altura do campeonato, pelo menos tente evitar que eles vejam (e queiram também) as extravagâncias, como os excessos de gordura e açúcar na alimentação do dia-a-dia. Não é assim que fazemos com os palavrões e as “conversas de adulto”? Por que não ter um certo cuidado com o que comemos na frente dos meninos? Uma farra gastronômica de vez em quando com certeza é uma delícia, todo mundo gosta de oferecer sorvete, pizza ou sanduíche para a criançada. Mas que seja só de vez em quando...para o bem da saúde de todos!
meu filhote Lucas se assegurando que não sobrou nem um pouquinho de sorvete de chocolate no copinho

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Háháhá!!

    Sou craque em comer chocolate escondida de Larinha e Lucas!!

    No domingo, eles podem!! Obaaaa!!! Háháhá!!!

    ResponderExcluir