PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

13 de mar. de 2011

Sempre em dia com a saúde! A BOA ALIMENTAÇÃO NUNCA SAI DE MODA

Tia Kaki mimando os sobrinos com brinquedinhos modernos (e que eu mal sei ligar)

Lucas provavelmente pensando: "por que o celular da minha mãe não é legal assim?"
Advinhem a resposta para a pergunta: "ei meninos, vocês querem desenhar com a mamãe ou brincar com o ipad da tia?"
Não sei quanto a vocês, mas eu, ao contrário de meus irmãos, sou uma verdadeira negação em assuntos de informática, tecnologia e afins. Minha irmã estava esses dias desolada porque, mal acabara de curtir o seu querido ipad, já foi lançado a nova versão. Realmente é difícil acompanhar tantas novidades! E estava aqui pensando...com a alimentação é exatamente o contrário. Novidades e pesquisas não param de acontecer, mas, no final das contas o que eu vejo é: o que já sabidamente era bom, comprova-se mais e mais vezes que é bom mesmo. O que é ruim, vê-se que é um desastre mesmo. E o que é bom e o que é ruim? Ora, vocês sabem! Vocês já viram alguma notícia de benefícios de uma dieta rica em sal, gordura, embutidos? Nunca! Vamos falar então do que é bom...e comecemos do começo mesmo: o leite materno. Há um sem número de pesquisas associando o aleitamento materno a benefícios não só para o bebê, mas também para a mãe, para a saúde pública e até para o meio ambiente! Citando rapidamente: o ato de amamentar fortalece o vínculo mãe-bebê, ajuda o útero a se contrair (e assim voltar mais rapidamente para o seu tamanho e lugar), emagrece. Ao tomar o leite da mãe, o bebê não só recebe o melhor alimento e muito carinho e amor, mas também muitos anticorpos que ajudam a proteger seu organismo de muitas doenças, o que, por exemplo, diminui drasticamente a incidência de diarréias (motivo frequente de consultas a pediatra). Além de ser uma grande economia financeira para a família, amamentar o bebê no peito evita o gasto de litros e litros de água, detergente, energia e tudo o mais que se utiliza para higienizar mamadeiras.

a gente amamenta, o mundo agradece

Desculpem a insistência no tema aleitamento materno, mas entendam a minha situação: boa parte do meu dia eu estou justamente dando peito : )

Voltemos à alimentação em geral...dá para perder as contas de quantos programas, capas de revistas e notícias em telejornais são dedicadas à alimentação todo ano. Eu me formei em Nutrição há uma década, mas o que aprendi na universidade continua valendo até hoje: atividade física regular mais alimentação variada, colorida, com ingredientes de qualidade, com pouco sal, restrita em gordura saturada e mais algumas características é garantia de corpo bem nutrido e prevenção de inúmeras doenças. Difícil? Bem, é preciso admitir que mudar hábitos errados exige um esforço grande, mas o resultado compensa e muito. Não é saúde o que todos queremos?

3 comentários:

  1. É Sis, o leite materno não precisa de novas versões, já é perfeito!

    Por enquanto, a gente divide: você e os gêmeos com o leite e eu e a outra dupla sapeca com as tecnologias ultra divertidas!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. certissima...LEITE MATERNO É A MELHOR COISA DO MUNDO!!
    PS: AMEI A BLUSA DE LUQUINHAS....KKKK

    BJUSSS, LU!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lu, o guarda-roupa de Lucas é (literalmente) bem familiar. Arthur Neto e Teteu que o digam : )

    ResponderExcluir