PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

11 de abr. de 2011

ÁCIDO FÓLICO


Sabe aquelas pessoas que relutam ir ao médico mesmo quando estão doentes? Eu sou desse time. Penso muitas vezes antes de me consultar ou tomar qualquer medicação ou suplemento nutricional. Sou tão teimosa nesse aspecto que, fim de semana passado, mesmo com um baita mal-estar, cheia de dores para todo lado e com suspeita (graças a Deus, não confirmada) de dengue, nem paracetamol eu queria tomar.
Com relação a nutrientes, tento resolver tudo com a alimentação. Estou grávida e precisando aumentar o aporte de cálcio? Sem problemas! Engrosso a fatia de queijo ou tomo um iogurte maior e já está tudo resolvido. Estou resfriada? Uma porção extra de fruta cítrica provavelmente me fornecerá a vitamina C adicional que preciso no momento.

Mas tem uma vitamina cuja quantidade necessária por dia não se obtém tão facilmente só com a alimentação: o ácido fólico! Por isso, a suplementação é necessária e fundamental para mulheres que querem engravidar e também no início da gestação. Isso porque as necessidades dobram nessas situações e, ainda que você consuma os alimentos ricos em ácido fólico como fígado, folhas verdes e cogumelos, pode ser que ainda não consiga o que seu corpo precisa. Em um post futuro vamos explicar que saber o quanto obtemos de nutrientes provenientes dos alimentos não é um cálculo tão fácil porque há diversos fatores que interferem: o cozimento, a exposição à luz, o estado de seu sistema digestivo e muito mais. Voltando a falar do ácido fólico....por que é uma vitamina tão importante e por que a necessidade dela é maior ao engravidar? Essa vitamina que pode aparecer com outros nomes, como folacina e ácido pteroilglutâmico, participa de várias funções importantíssimas como a produção do DNA e formação dos glóbulos vermelhos (por isso também é usado no tratamento de anemias). Vários estudos comprovaram que a suplementação de ácido fólico diminui consideravelmente a chance do bebê nascer com doenças causadas por defeito na formação do tubo neural, como anencefalia e espinha bífida. Como o tubo neural – estrutura que dará origem ao sistema nervoso central- é formado bem no início da gravidez, antes do término do 1º trimestre (muitas vezes antes que a mulher descubra que está grávida), é importante que as mulheres em idade fértil e principalmente as que estão tentando engravidar já discutam com seu médico a necessidade de tomar suplemento de ácido fólico.

Se você também for do time das teimosas, pode até pensar 2x antes de tomar qualquer medicação, mas abra uma exceção para o ácido fólico, certo? Como vimos, a suplementação dessa vitamina é mais do que importante!

8 comentários:

  1. Raquel Carvalho D'avila13 de abril de 2011 às 15:19

    oi Kinha,

    amei o seu post, eu tambem sou dessas teimosas que relutam em ir a medico e tomar remedios, na verdade o unico suplemento que tenho tomado religiosamente sao as capsulas de acido folico e ferro por causa da gravidez.
    E por falar em gravidez, eu sempre tive algumas duvidas sobre alguns mitos, ou serao verdades...rs em relacao a alguns alimentos e so hj me dei conta que vc, como nutricionista e mae pode me ajudar :) aqui sao elas:

    o que posso comer durante a gravidez:

    Gengibre: sei que ele eh muito bom para enjoo e mal estar, mas sera que eh abortivo??
    Canela: adoro comer mingau de aveia com canela, ela esta aprovada no cardapio da gestante?
    Presuntos e salames: por serem imbutidos, posso incluir no meu cardapio?
    cachorro-quente: as vezes bate aquele desejo de comer um cachorro quente com catchup, maionese e mostarda, sera que devo?? rs

    E quanto a insonia?? nao sei porque , mas agora chegando aos 7 meses de gestacao, tem me dado insonia as vezes, tem algum alimento ou bebida que eu poderia tomar para me ajudar a dormir melhor, minha mae sempre me diz: toma um copo de leite morno que te ajuda a relaxar, isso eh verdade?

    Ufa... ficou enorme,ne?rs espero nao ter te dado muito trabalho!! hehehe
    um super beijo em vc e na sua linda big family :),
    Kel

    ResponderExcluir
  2. Tambem faço parte do time "remedio so em ultimo caso" e totalmente a favor do acido folico... Fui convencida a começar a tomar acido folico há 3 anos por uma residente e nunca mais parei. Sem contar que faz muito bem para os folículos dentinários (formação dos dentes decíduos).
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Querida Kel, antes de responder, só uma pergunta:
    Você anda enjoada ou com um apetite de leão? : )

    Pergunto isso porque, quando estou enjoada, no máximo topo comer uma maçã. Nem pensaria em cachorro-quente, embutidos, enlatados, frituras, etc.
    Agora se essa é a sua vontade, não há problema algum em fazer uma farra alimentar com a Malu esporadicamente. Mas só de vez em quando! E isso não é porque você está grávida e sim porque esses tipos de alimentos, se consumidos em excesso, podem trazer inúmeros prejuízos ao organismo a longo prazo (de irritação no estômago a problemas bem mais graves. Não citarei aqui porque a gente está falando de gravidez - momento para pensar em saúde e não em doenças)

    Para aliviar o enjôo, a recomendação clássica é consumir biscoitos salgados, tipo cream cracker, logo ao acordar pela manhã. Gengibre também é recomendado! Se você gosta de bolos e biscoitos que o contenha, aproveite!
    Desconheço qualquer contra-indicação da canela. Eu adoro. Hoje mesmo adicionei uma colher cheia no meu mingau de milho. Hummm..
    Kel, eu também perdia o sono no final da gravidez. E acontecia depois de um baita jantar ou de um lanche leve. Não sei te dar dica de alimento nesse aspecto. O que me ajudava era ver um filme, ler, rezar.
    Vou tentar escrever um post sobre os alimentos recomendados na gravidez (e antes que você chegue ao término da sua). Castanhas, peixes...um monte de delícias.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Raquel Carvalho D'avila16 de abril de 2011 às 13:31

    Kinha, muito obrigada pelas dicas valiosas como sempre :) eu enjoei so nos primeiros tres meses, mas agora no setimo mes o apetite parece nao ter fim, estou com aquela sinrome da boca nervosa, conhece?? rsrsrs
    estou tentando me controlar, mas o meu poto fraco continua sendo o chocolate.... :)

    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas,estou tentando engravidar,a minha médica me indicou Serophene,mas eu por conta própria resolvi tomar ácido fólico,eu estou agindo certo ou errado?
    Me respondam por favor.
    Beijinhosss para todas e obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  6. mulher eu estou na 9 semana da gravidez e minha medica nao passou o acido folico p tomar eu posso tomar por conta propria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasminn, acho que vale a pena consultar a sua médica sobre a necessidade ou não de tomar o suplemento nessa fase da gravidez. Bjs

      Excluir