PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

29 de jul. de 2011

É preciso preparar o peito para a amamentação?

A cerimônia do casamento, mesmo que seja pensada e organizada nos mínimos detalhes, sempre pode trazer alguma surpresa. Cena comum é a entrada dos pajens e daminhas. É muito lindo ver as pequenas criaturinhas andando pelo tapete vermelho, né? Lindo é, sem dúvidas, mas e quando as crianças encasquetam de não querer entrar? Ou saem correndo e gritando pela Igreja? Enfim, pode ter ensaio, pode ter promessa da cerimonialista de dar chocolate para quem se comportar bem, sempre fica o suspense de como vai ser, afinal, a entrada desses baixinhos na grande noite de um casal.

Sim, você leu o título certo, o post é para falar do preparo das mamas para amamentar. Não sei por que veio na minha cabeça usar esse exemplo da entrada das daminhas para exemplificar o assunto. Mas já que comecei.... não tem criança que cruza o tapete vermelho na maior desenvoltura, mesmo sem ter feito o ensaio, como também tem a princesinha ou pequeno príncipe que fazem tudo direitinho nas prévias e desistem na hora H? Pois é, com o preparo das mamas é (mais ou menos) a mesma coisa. Existem algumas recomendações para preparar a mama ainda durante a gestação, mas elas não garantem que seu bico do peito não vá ficar machucado quando a amamentação acontecer. Vale lembrar que algumas recomendações “populares” podem ser muito prejudiciais, como lavar todos os dias o bico do peito com sabonete (lave só com água essa região para manter a hidratação e oleosidade natural da pele) e esfregar o bico do peito com pedra sabão (fazer isso pode lacerar o bico do peito e até causar uma infecção). No banco de leite em que estive como residente em nutrição, a especialista em amamentação de lá nos ensinou que a recomendação mais moderna é que não há necessidade de preparar os bicos dos peitos para a amamentação. Bom, isso de um modo geral, não estamos falando aqui de bicos planos ou invertidos (não impedem a amamentação, só será preciso uma ajudinha de um especialista e/ou exercícios específicos).

Mas não dá para fazer nada mesmo durante a gestação? Bem, o mais importante para evitar fissuras e dor no peito é a pega correta do bebê. Quando isso acontece, ainda que você não tenha feito absolutamente nada durante a gravidez, a amamentação não será dolorosa. Mas se você quiser mesmo fazer alguma coisa para se preparar....aí vai a dica (que pode até não ajudar, mas também não vai atrapalhar): expor diariamente o bico do peito por 10 minutos ao sol (do início da manhã ou fim da tarde). Se você quiser “isolar a área” que receberá os raios solares, faça uma janelinha no sutiã. Escolha uma peça (velha ou que você não goste tanto, claro) e corte as pontinhas. Não fica nada bonito, mas é bem prático. Se você já está amamentando e o bico do peito feriu, você pode voltar a usar esse sutiã fashion para ajudar no processo de cicatrização. Faça assim: retire umas gotinhas do seu leite e espalhe pelo bico do peito machucado e exponha-o ao sol por 5 a 10 minutos.

Aí vão algumas fotos para ilustrar a confecção desse sutiã “amigo do peito”.

o material: sutiã e tesoura

furos na região que fica o bico do peito

agora é só ir para uma parte de sua casa que entre sol (e que você tenha privacidade, claro), retirar a blusa de baixo e expor o bico do peito por alguns minutos diariamente

6 comentários:

  1. Adorei, Kinha! A partir de quantos meses de gestação pode-se adotar essa dica? So no ultimo é suficiente?

    ResponderExcluir
  2. Vica, tu podes começar a expor o peito ao sol até antes, quando começar o 3o trimestre da gravidez.

    ResponderExcluir
  3. Hummm.. bom saber, Kinha. Essa é uma pergunta frequente das mamães que faço pré-natal. Sempre falo da exposição ao sol durante a gestação e de colocar umas gotinhas de leite pra ajudar a cicatrizar as fissuras, mas não sabia que deve-se fazer exposição ao sol após colocar o leite pra cicatrização. E aquela velha história de esfregar levemente os mamilos com uma esponja durante a gestação? Não deve ser feito?

    ResponderExcluir
  4. Dê, não precisa mesmo "calejar" o peito, é até desaconselhável. O que impede de fato a dor e fissura na hora de amamentar é a pega correta do bebê.
    Por isso,o ideal é que a mamãe fosse muito bem orientada nas primeiras mamadas por algum profissional em aleitamento. Quanto antes se aprende o jeito certo de amamentar ou se corrige uma eventual pega errada, mais bem-sucedida é a amamentação.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Kinha! Nada como uma boa pega, não é mesmo? Lembro de uma professora minha da pediatria, especialista em aleitamento, ela repetia tanto sobre a pega que a gente até tirava onda. Mas depois que passamos a frequentar o banco de leite dava pra ver a mudança, as mães não reclamavam mais de dor, os bebês ganhavam mais peso... Até uma outra professora da pediatria (a que eu gostaria que fosse pediatra dos meus filhos) ia lá pra pegar dicas. Orientação nunca é demais!

    ResponderExcluir
  6. Dê, eu sou muito fã dos bancos de leite!
    eu também presenciei muitos casos lindos no período em que frequentei um em Brasília. é maravilhoso ver bebês ganhando peso, mamães ficando mais confiantes quanto sua capacidade de amamentar, uma felicidade só. E eu reforço o coro da tua professora: PEGA CORRETA É TUDO!

    ResponderExcluir