PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

9 de jul. de 2011

A COR DO COCÔ


Uma vez ouvi uma pediatra dizer que o cocô do bebê pode ser de qualquer jeito, só não pode ser duro. Concordo! Os pais ficam um pouco surpresos com as fezes avermelhadas, verdes, laranja, etc., mas quase sempre essas “colorações” têm a ver com a papinha que o bebê comeu.


Quando está em aleitamento materno exclusivo, o bebê pode ficar dias sem evacuar sem que isso represente qualquer problema, mas quando inicia com os sólidos, o ideal é que faça cocô todos os dias. Então, muita atenção se o bebê está ficando 2 ou mais dias sem evacuar ou se o cocô é duro ou em bolinhas. Tudo isso pode ser sinal de constipação intestinal! Já falamos bastante sobre esse assunto em posts anteriores, inclusive com sugestões de alimentos laxantes, mas não custa lembrar: BEBÊ QUE ESTÁ COMENDO PRECISA BEBER ÁGUA nos intervalos entre as refeições. E bebês com intestino preso precisam beber AINDA MAIS.

3 comentários:

  1. Muitas mães, principalmente as de "primeira viagem" vão consultar pq o bebê está há 2 ou 3 dias sem evacuar. Tenho sempre que conversar MUITO pra convencer as mamães que bebê em aleitamento exclusivo pode passar dias sem evacuar. É difícil pra que elas entendam pq o que elas têm em mente é que bebê faz cocô toda hora. Mas o remédio é esse mesmo.. uma boa conversa!

    ResponderExcluir
  2. Dê, uma boa conversa é tudo mesmo!
    Olha só que curioso: os gêmeos Ana e Davi, quando estavam em aleitamento materno exclusivo, tinham trânsito intestinal bem diferente um do outro. Um bebê fazia cocô 4 vezes por dia e outro só uma vez a cada 4 dias. A mesma mãe, o mesmo leite.
    Depois que começam com a alimentação complementar, aí sim o ideal é que os bebês evacuem todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Caracas, Kinha, que diferença! Essa vai pra minha lista de motivos pras mamães acreditarem que a trânsito intestinal é mesmo diferente em cada bebê, e que enquanto o aleitamento materno é exclusivo essa não deve ser uma grande preocupação.

    ResponderExcluir