PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

19 de set. de 2011

SE VOCÊ NÃO ORIENTAR, NÃO TERÁ COMO RECLAMAR

Ensinar o filho a comer bem é um trabalho e tanto; por isso, estamos sempre por aqui dando dicas e dividindo as dificuldades e desafios dessa tarefa.
Se você não está presente em todas as refeições de seu bebê, converse bastante, explique e supervisione como puder a pessoa que ficará encarregada da alimentação de seu filho! Uma amiga me contou, muito chateada, que descobriu que a babá de seu filhinho ofereceu banana como lanche por uma semana inteira. E ele ainda tem problema de prisão de ventre. Muito desagradável, né? Mas ela mesma reconheceu que não deixava determinado o que seria o lanche da tarde, antes de sair para trabalhar. A orientação tem que ser sempre clara, não diga apenas que o lanche será fruta, defina o que e em que quantidade vai ser.

que tal fazer um cardápio de todas as refeições de seu filho? se você deixar determinado o que e quando ele deve comer, fica mais difícil da ajudante errar ou repetir sempre os mesmos ingredientes
Mesmo eu que estou sem trabalhar fora, vejo como a falta de uma boa explicação FAZ FALTA. Outro dia pedi à babá que desse pêra a Davi. Minutos depois, quando perguntei se ele comeu bem, ela respondeu que sim e que deu uma maçã a mais por julgar que meu bebê ainda estava com fome. Ok, não foi nada grave (apesar de eu sempre me chatear com qualquer coisa que saia do script), mas se você não deixar tudo bem explicadinho, mas beeeem explicadinho mesmo, a pessoa responsável pela alimentação vai acabar fazendo o que julga melhor e que nem sempre é o melhor mesmo.

Então, se você quer que o lanche seja fruta, diga qual vai ser, deixe também uma opção caso a criança não aceite. Se não quer que coma biscoitos, refrigerantes e balas na sua ausência, deixe explícito que isso está proibido. Lá vai eu dar outro exemplo com babás....Uma vez, uma babá que eu considerava muito bacana por ser carinhosa e atenciosa com a criança que cuidava, tirou um pirulito da boca dela e ofereceu à menininha....E, para piorar (sim, é possível), isso aconteceu na hora que saiam do parquinho para o almoço. Um simples pirulito e lá se foi a minha admiração (e provavelmente o apetite da criança).

Com as papinhas, a atenção deve ser redobrada: ingredientes, quantidades, consistência, tudo deve ser bem orientado, sob pena de seu bebê só comer a mesma coisa. Papinha de batata, cenoura e peito de frango é apenas uma opção...Não deve ser o cardápio de todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário