PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

24 de set. de 2011

Uma maçã ao lado para as noites em claro

Se você está grávida, já deve ter ouvido muito a recomendação para dormir e dormir, já que nos próximos meses as noites serão de idas e vindas ao berçinho, troca de fraldas, amamentação; enfim, madrugadas para lá de movimentadas.
Para mim, as noites em claro chegaram antes mesmo do nascimento dos gêmeos. Nas últimas semanas de gravidez, a barriga estava tão grande que eu não conseguia encontrar uma posição boa para dormir. Às vezes, colocar um, dois ou mais travesseiros para apoiar as costas ajudava, outras vezes a solução era tentar dormir em uma poltrona. De todo modo, horas seguidas de sono eram (e são) raridade. Se você está grávida ou amamentando, é bom se preparar para tentar passar bem as longas noites que terá pela frente. Já contei um pouco do meu ritual quando acordo para amamentar no post ÁGUA PARA O BEBÊ. A seguir, outros detalhes que me ajudam:

• Desobstruir o caminho para o banheiro e quarto do bebê: para evitar quedas, nada de sapatos e brinquedos pelo caminho.

• Fraldinha de pano extra ao lado da cama para forrar o sutiã caso o leite comece a gotejar. Como não gosto muito de dormir com esses discos de algodão, já aconteceu várias vezes de eu precisar trocar a blusa molhada de leite. Acho mais confortável pôr uma fralda de pano para “conter os vazamentos”.

• O lanche! Chegou a hora de falar do título do post.

A gestante e a lactante devem fazer a ceia antes de dormir para evitar longas horas de jejum. Um copo de leite ou um iogurte ou um pratinho de frutas são boas opções para essa refeição. Eu costumava comer algo mais substancial para complementar, como um sanduíche de queijo ou algumas castanhas + um copo de suco. E, quando ia me deitar, já me preparava para o lanche da madrugada. Afinal, tomar bastante água é importante e recomendado, mas não resolve a fome de ninguém. Assim, ao lado da jarra de água também ficava uma maçã. Quem acompanha o blog há mais tempo, já leu vários elogios à maçã. De fato, apesar de, como todo nutricionista, eu ser defensora da alimentação saudável (que, entre outras coisas, quer dizer uma dieta VARIADA), se eu tivesse que fazer um fã clube para algum alimento, esse seria certamente a maçã. Além de todos os benefícios que já são conhecidos, de vez em quando estudos e pesquisas revelam outras vantagens do consumo diário da maçã, como a prevenção de alguns tipos de câncer, AVC e colesterol alto. Por tudo isso e por ser uma excelente aliada da boa digestão, a maçã faz parte do cardápio diário de todos aqui de casa. Os bebês comem raspada sozinha ou mesclada com outra fruta; as crianças levam no lanche da escola ou comem como alguma sobremesa e os adultos também não ficam de fora.


Se está difícil mudar maus hábitos alimentares, tente fazer diferente : ao invés de mudar radicalmente a alimentação de seu filho (ou mesmo a sua), tente somente adicionar alguns alimentos, como um pratinho de salada antes de uma refeição mais gordurosa ou algumas frutas ao longo do dia. Fazer isso pode resultar em um consumo mais adequado e equilibrado de nutrientes e ser o primeiro passo para uma mudança mais efetiva de hábitos alimentares.

Que tal incorporar em sua vida uma maçã todos os dias?

3 comentários:

  1. eu tambem virei fa da maca de tanto voce falar :) rs agora como no minimo duas por dia!!! bjs, Kel

    ResponderExcluir
  2. Sis, você é a fã nº 1 da maçã!!!

    E me influenciou também!

    ResponderExcluir
  3. Devido a minha constipação, sempre fui instruída a não comer maçã nem banana... Depois que conheci os benefícios das frutas (fibras) neste blog, em especial a maçã, não passo um dia sem comer essa fruta... Equilibro minha dieta com outros tipos de fibra e meu intestino agradece! :)))

    ResponderExcluir