PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

22 de nov. de 2011

Ah, se fosse fácil….

 Aqui no blog escrevo posts sobre assuntos que acredito serem de interesse dos pais, mas inevitavelmente eu acabo falando mais sobre o que vivi com meu quarteto. E haja assunto! Afinal, com uma turminha grande como a minha, novidade acontece todos os dias.

Comer com a mão é mais gostoso? Davi diz que sim!
Quando o assunto é nutrição, não vou atacar de modesta: a alimentação dos quatro é muito boa. Penso com carinho, cuidado e muito critério no que vou pôr à mesa. É como eu já disse várias vezes: estou mais que convencida que a boa alimentação é parte indissociável da saúde e também do bem-estar das crianças e de nós adultos.

Dicas e informações de como alimentar bem uma criança existem aos montes. Já falamos aqui sobre variar o cardápio da casa, de não ceder às negativas da criança em comer, de usar a comida de forma lúdica, de dar o exemplo....tudo isso ajuda e muito, mas quem disse que as crianças seguem qualquer cartilha? Larinha, a minha filha de 4 anos, já passou uma fase de não querer comer coisa alguma do almoço ou jantar. Já aconteceu também das crianças simplesmente não quererem comer uma fruta que antes pareciam adorar.  Viram só como não é apenas o comportamento ou traços físicos que mudam com o tempo? Essas crianças...

Boquinha suja de feijão
Até completarem 1 ano, no entanto, meus filhos mais velhos não me deram qualquer trabalho para comer. Dava gosto dar a papinha e ver o pratinho raspado logo depois, seja lá o que fosse o menu do dia. Com os gêmeos não foi diferente...até semana passada! Se antes a gente mal tinha tempo de voltar a colher ao prato porque eles já reclamavam querendo mais, há alguns dias a tarefa de dar a comidinha não tem sido fácil. Boquinhas fechadas , cabeça balançando como dizendo não. O que será que aconteceu? Eles podem ter enjoado das preparações, da consistência da comida ou podem estar simplesmente com menos apetite. Para tentar driblar essa situações, resolvi ” emancipar” Ana e Davi. Nos últimos dias, tenho dado praticamente a comida da casa, com o cuidado de sempre ter algum purê ou caldo de feijão para misturar, por exemplo, com o arroz e a carne desfiada e, assim, deixar uma consistência pastosa para facilitar a deglutição. Se é canja ou sopa, aí não precisa acrescentar nada, no máximo amasso os pedaços de verdura que estiverem muito grandes. Os bebês podem e devem comer alimentos mais sólidos (já deixo os bebês comerem algumas frutas com a mão, pão e pedaços de verduras macias), mas comida seca no almoço ou jantar não é legal para ninguém. Outra medida foi deixar um pratinho ao lado para os bebês tocarem a comida enquanto vamos dando as colheradas. Sujeira sem fim, mas muitas colheradas a mais.

Anita com caldo de feijão até no cabelo
Enfim, todo esse post foi para dizer que em mesmo em casa de nutricionista nem sempre sai tudo 100% com a alimentação da prole. Muitas vezes é preciso um ajuste aqui, uma mudança acolá e também fazer algumas concessões aos pedidos da criançada. Quem foi que disse que era fácil? : )

Comer com a mão é pura alegria para os bebês

7 comentários:

  1. Crianças lindas mesmo com toda sujeirada!

    ResponderExcluir
  2. Anita, minha flor, até você entrou para a turminha da bagunça?

    ResponderExcluir
  3. Erikinha!! que coisa mais linda a Aninha toda sujinha de papinha!
    A Malu começou a comer agora e eu estou em um dilema quanto a sua rotina alimentar. Eu e a Babá não nos entendemos, e ela acaba dando a mamadeira com o leite da mamãe a toda hora, porque segundo ela a Malu não gosta da papinha. Nem com leite materno incluído, nem só fruta ou verdurinha. O que eu faço? beijos! Renata

    ResponderExcluir
  4. Será que vc não poderia publicar uma rotina alimentar para bebes de 6 meses? Muitíssimo obrigada! Mil beijos! Renata

    ResponderExcluir
  5. Renatinha, se tem uma coisa que me deixa chateada é quando a babá (ou qualquer outra pessoa) diz que o bebê não gosta disso ou daquilo...ainda que pareça verdade. Precisamos oferecer o mesmo alimento diversas vezes antes de concluirmos que ele não é apreciado pela criança. Tenho uma amiga que só depois de adulta foi incorporar feijão à sua rotina alimentar porque cresceu achando que não gostava dessa leguminosa. Então, se for para pôr algum rótulo, que seja positivo. Vivo dizendo para os meninos “Eu adoro maçã. Vocês também, né? Colocamos a salada na mesa e lá vai eu com o mesmo discurso “que delícia a salada. Eu adoro (uma meia verdade). Vocês também, né?”.

    Bem, tudo isso se aplica aos mais grandinhos. No caso da Malu, que tem tão somente 6 meses, as coisas são diferentes.. A fase de introdução dos alimentos varia bastante de bebê para bebê. Há bebês que parecem ávidos em comer algo pastoso enquanto outros não parecem ter a mínima vontade de experimentar algo novo. Não há como ter uma rotina alimentar antes que o bebê aprenda a comer de verdade. Enquanto isso não acontece, o leite continua sendo a base da alimentação.

    É fato, no entanto, que a partir dos 6 meses o leite materno não supre mais, sozinho, todas as necessidades nutricionais do bebê, daí a necessidade de complementar a amamentação com outros alimentos. Mas não é preciso preocupação nem tanta pressa! Pode ser que nos primeiros dias a Malu não coma nem 5 colheradas, mas aos poucos ela vai se adaptando com aos sabores, às texturas, a tantas novidades. Eu confesso que fiquei bastante ansiosa quando Lara iniciou a comer, justamente porque parecia que ela não gostava de nada que oferecíamos. Mas é uma adaptação, Renatinha. Vai dar tudo certo. Para finalizar, deixo os links de posts antigos sobre esse assunto:
    http://menudobebe.blogspot.com/2011/05/primeira-papinha.html
    http://menudobebe.blogspot.com/2010/07/papinha-gostosae-de-consistencia.html

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Erikinha!!!!! Vou falar a Delícia para ter mais paciência e não ir de cara achando que Malu não gosta da papinha!
    Mil beijinhos!!!!! Renata

    ResponderExcluir
  7. Kinha, adorei o post!!! Adorei todas as dicas, mas gostei mesmo foi de ver Davi e Ana com feijão em todos os fios de cabelo... hehehe

    ResponderExcluir