 |
Ana e Davi, na noite de Natal
O que será que eles viram de interessante na mesa? Leia o post para entender : ) |
Frutas secas, nozes e castanhas ganham destaque no mês de dezembro por causa das festas e ceias de fim de ano.
 |
Quem disse que os brinquedos chamavam a atenção dessa dupla?
O que esses bebezinhos queriam mesmo era atacar as nossas entradas |

Esses alimentos são tão bons que muitos deles são até considerados alimentos funcionais; ou seja, além de alimentar ainda trazem comprovados benefícios à saúde como prevenção de doenças. As frutas secas, além de concentrar nutrientes, ainda são uma excelente fonte de
fibras. As oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs) têm gordura até no nome e, por isso, são sim alimentos bastante calóricos, mas, por seus imensos benefícios, são muito recomendados para as gestantes e todos nós também devemos aproveitar. Esse grupo de alimentos trazem uma combinação de gorduras extremamente benéfica, que ajudam a reduzir o (“mau”) colesterol e também são uma excelente fonte de nutrientes antioxidantes. Vários deles contém, por exemplo, vitamina E e selênio. Você já deve ter percebido que a indústria da beleza não para de criar produtos à base de oleoaginosas. Se nossos cabelos e pele se beneficiam dessas matérias-prima, imagine só os outros benefícios que podemos ter ao incorporar tais alimentos no nosso dia-a-dia? Só vale a ressalva que fizemos no
post sobre corantes...nenhum alimento funcional vai resolver a situação de quem tem uma alimentação (e vida) completamente desregrada. Nem todo o selênio presente na castanha do Pará muito menos o ômega-3 contido nas nozes conseguirão, sozinhos, eliminar os efeitos nefastos do cigarro e/ou de uma alimentação rica em embutidos, frituras e conservantes.
Para quem está bem acima do peso e fica reticente em comer castanhas, nozes e cia, eu digo com muita confiança que os benefícios desses alimentos superam as calorias. É claro que o consumo, como sempre, merece alguns cuidados. Evitar exageros é o básico, mas outros detalhes também são importantes: procure as frutas apenas desidratadas e sem adição de açúcar e, quanto às oleaginosas, o ideal é consumir sem sal. Faça saquinhos com um mix (já viram que eu adoro um
mix, né?) desses alimentos e leve na bolsa ou para o trabalho. Excelente opção de lanche para as gestantes, para as crianças, para todos nós!
Eu sou adepta desse mix! Procuro sempre ter em casa um tupperware em local de facil acesso para lembrar de comer essas delicias 2 vezes por semana.. Só fico receosa por serem calóricas.. e quando começo a comer nao da vontade de parar.
ResponderExcluirVica, uma maneira de não exagerar é justamente fazendo uns saquinhos com uma porção definida. aí fica prático também para tu levares para a universidade ou consultório. Gestante não pode passar muitas horas sem comer : )
ResponderExcluirEstava com kaki em BSB quando ela comprou uns saquinhos de castanha de caju pra ti.. e desde então, passei a comprar pra mim esses e uns de amendoim tb.. acho mais prático.. e conserva por mais tempo na bolsa sem amolecer! Uma delícia! Pena que nao tem uma maior variedade desses saquinhos por aqui (pistache, amendoas, uva passa, etc.).. acabo comprando em grande quantidade e como em casa mesmo.. mas a tentação é grande!
ResponderExcluirTo me alimentando direitinho, kinha! Espero continuar nesse ritmo e nao engordar muito ate o final da gestação! ;)