PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

6 de jul. de 2010

MERENDA ESCOLAR

O que colocar na lancheira do meu filho hoje? Você se faz essa pergunta todas as manhãs (ou todas as tardes)? Eu também!

Vocês já foram a algum restaurante escolar?

Algumas escolas oferecem, a um custo extra, almoço para alunos e pais. Acaba o "expediente" dos baixinhos e, antes de ir para casa, eles fazem a refeição na escola, na companhia de seus pais ou/e dos colegas. Eu já trabalhei como nutricionista em uma grande escola e acredito que esse serviço é um excelente aliado da boa alimentação. Os motivos são muitos: a comida é feita no local, o cardápio é variado, pais e filhos comem juntos (o que nem sempre ocorre em casa), as crianças não se dispersam correndo ou vendo TV e, em geral COMEM BEM. Uma ajuda e tanto principalmente para aqueles pais que não têm ajuda em casa e teriam que preparar o almoço ao chegar.
Eu adoraria que as escolinhas oferecessem algo semelhante para o lanche das crianças em idade pré-escolar (quem sabe um dia eu não monto um serviço desses?). Já falei várias vezes da importância de variar tudo, inclusive as frutas. Mas por questões operacionais acabo sendo repetitiva na hora de preparar a lancheira de Lara. Como enviar um suco fresco ou uma vitamina ou melancia cortada ou um tostado de queijo ou mesmo um chocolate quente (ops, morno) nos dias frios? Todas essas opções (e muitas outras) idealmente devem ser preparadas na hora e no local em que serão servidas.
Algumas escolas mandam na agenda sugestão de cardápio semanal. Eu já vi alguns exemplos e achei excelente. Mas há alguns inconvenientes: nem sempre temos em casa o alimento sugerido e, como é uma opção, a maioria dos pais não segue por achar que o filho não vai comer e/ou por não querer enviar um lanche muito diferente dos demais colegas. Aí vira um ciclo vicioso: as crianças que estão habituadas a comer, por exemplo, frutas de manhã não querem levar isso como lanche porque o amiguinho come todos os dias biscoito recheado e a criança que só come biscoito não experimenta outras opções de merenda. Por isso, acho bacana a possibilidade de oferecer o mesmo lanche para todas as crianças, até para influenciá-las a comer alimentos diferentes e mais saudáveis.

Bom, mas vamos à realidade. O que fazer no dia-a-dia? Todos os dias mando algo para comer mais suco, preferencialmente das frutas que Lara não gosta (no embate fruta x suco, a fruta ganha com folga, mas se seu filho não come de jeito nenhum alguma fruta, tente oferecê-la como suco: geralmente funciona!)
Menu da merenda
SUCO DE CAIXINHA E MAIS:

* uma fruta ou cenoura em palito + uma micro barrinha de cereais (12g, pouco maior que um chiclete). Essa opção é a mais frequente, envio umas 3 vezes por semana.


* pão com queijo cremoso


* barra de cereal mais “consistente” (de castanha ou com chocolate)


* fatia de algum bolo que preparamos em casa (adoro os de maçã, banana, cenoura, milho, aipim)


* 5 unidades de biscoitos simples (maisena, leite, etc) ou 2 biscoitos grandes de aveia (também fabricação caseira)


* surpresa da padaria. Antes de ir à escola, compro algum item bem fresquinho (pão de queijo, mini-bolo, biscoito de queijo, pão de batata)

OBS: esse cardápio eu adotava quando as crianças passavam apenas 3h na escolinha. Depois que o horário foi estendido, o lanche também foi reforçado. Aí eu mandava UM SUCO + UMA FRUTA + recipiente com biscoito ou bolo ou barra de cereais. Se na escolinha do seu filho houver geladeira, aí também dá para enviar iogurte, salada de frutas e outras preparações frias.

Algumas vezes deixo as crianças optarem, mas sempre entre opções pré-decididas. Mostro, por exemplo, duas frutas e pergunto qual eles querem levar ou deixo que eles escolham o sabor da barrinha de cereal.
Quando vou buscá-los na escolinha, pergunto o que comeram no lanche, se gostaram, etc.

Mesmo que você mande uma garrafinha de água na lancheira, pode ser bom deixar também no carro um copinho com água para a criança beber no trajeto de volta para casa. Quanto mais água (seja no calor, seja no frio), melhor!

Quando houver oportunidade, converse com a professora sobre o assunto merenda. Pergunte se seu filho come o que você manda, se come só a metade, o que levam os outros coleguinhas. Passei a incorporar a maçã verde no cardápio das crianças depois que Lara comentou que uma amiguinha sempre come isso. 1000 vezes os pais oferecem um alimento e necas de interesse. Um amiguinho come com gosto e pronto: problema resolvido! : )

Para terminar só umas palavrinhas sobre a lancheira....

Mandei fazer em um foto essas lancheirinhas personalizadas e achei muito útil. As crianças adoraram e fica bem mais fácil de identificar qual é a do seu filho em um mar de Barbies, Batman, Cars e todos esses personagens que nossos pequenos adoram.

5 comentários:

  1. Adorei as ideias Kinha!!! hummm que delicia essa lancheira de Lara !!! :) vou fazer isso com as lancheiras da Malu nos dias de parquinho!! rsrs
    eu tive a sorte de colocar a Malu numa escolinha que oferece comida e estou achando otimo !! realmente o cardapio eh bem variado e eh impressionante como la ela come alimentos que em casa ela nao quer nem saber, como por exemplo: a cenoura!! nao sei o que aconteceu, mas ela nao quer mais saber de cenoura de jeito nenhum e la na escolinha ela come direitinho...rsrs vai entender!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Kel, muitas mães já me falaram que as crianças comem (ou dormem) muito melhor na escola que em casa. é incrível o poder da coletividade. quando todos os amiguinhos estão fazendo a mesma coisa, ninguém quer ficar de fora e, no mínimo, as crianças vão comer um pouquinho do que está lá no lanche.
    Larinha também deixou de gostar de alguns alimentos que ela adorava. enquanto espero essa fase passar, coloco os "rejeitados" nos sucos, purês, iogurte,etc.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia do "futuro negocio" ! ;)

    ResponderExcluir
  4. Erikita,
    obrigada por tocar no tema "merenda escolar". Tudo anotado!
    A lancheira de Andre vai ficar mais irresistivel e mais saudável!
    Carinhos e sucesso no possível "novo negócio".

    ResponderExcluir
  5. SOU BEM INICIANTE NESSA HISTORIA DE PREPARAR LANCHEIRAS, POIS A MINHA BEBE TEM SÓ 02 ANOS, E A ESCOLINHA NÃO OFERECE LANCHE, EU FIZ UMA TABELINHA SIMPLES NO EXCELL PARA NÃO REPETIR DEMAIS OS LANCHES, ENTÃO FICA ASSIM DIA DA SEMANA, FRUTA, SECO(PÃES, BOLOS, BOLACHAS, ETC),MOLHADOS(SUCO, YORGUT,ETC.)
    PRA MIM,AJUDA BASTANTE TER JÁ PRE DETERMINADO O QUE VAI E EM QUE DIA, ATÉ PQ SE POR UM ACASO FOR MEU MARIDO Q TIUVER Q PREPARAR A LANCHEIRA, NÃO CORRO O RISCO DE IR SÓ "BESTEIRAS".FICA A DICA.

    ResponderExcluir