PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

11 de fev. de 2012

SUCOS!

Algumas mães já comentaram comigo, preocupadas, que os filhos não gostam de suco. Sempre explico que o essencial não é o suco e sim as frutas. É delas que vêm as fibras, vitaminas e outros nutrientes essencias para o bom funcionamento de nosso organismo. O suco é só uma maneira prática de ingerir essas delícias da natureza.
O pediatra de uma colega é contra oferecer sucos para crianças menores de 2 anos. O argumento dele é que o suco é uma grande fonte de calorias, mas que não promove saciedade alguma a crianças e adultos. Assim, segundo ele, evitar o suco no início da vida seria uma forma de prevenir a obesidade infantil (que muito frequentemente continua na vida adulta). Eu não penso assim e, logo que os meus filhos saíram do aleitamento materno exclusivo, ofereci os sólidos e também um pouco de suco nos lanches e também após as refeições.

Tem que beber rapidinho para ficar com pelo menos
um golinho
Se você me perguntar se eu acho melhor a fruta ou o suco, eu fico com a primeira opção. Acho uma maravilha lavar uma maçã e comer; abrir uma melancia e dividir com a família inteira, cortar melão em fatias e servir geladinho como sobremesa, etc. O suco, porém, tem outras vantagens e concentra vários nutrientes em um copo só.
Luisa, filha da minha amiga Ni.
Não tem suco que seja mais gostoso que fruta tirada do pé

A anemia ferropriva é uma grande preocupação dos pais e uma maneira fácil de prevenir ou auxiliar no tratamento é, claro, ingerindo alimentos fonte de ferro, mas também adicionando alimentos fonte de vitamina C na mesma refeição. É que essa vitamina, que sempre associamos na prevenção de resfriados, também tem o importante papel de otimizar a absorção de ferro dos alimentos. Por isso, costumo dar suco de abacaxi, laranja ou acerola para as crianças após o almoço (outra solução é você pingar limão na comida ou oferecer uma fruta fonte de vitamina C como sobremesa).

Depois da água, o suco é a minha opção para hidratar as crianças nessas semanas de forte calor (bem, isso porque aqui não tem água de coco. Se houvesse, o suco seria a opção número 3). Como podemos fazer sucos com as frutas (polpas) congeladas, podemos beber, durante o ano inteiro, sucos de frutas fora se sua sazonalidade. Além disso, às vezes é a única maneira de fazer a criança (e muitos adultos também) consumir fruta.

Quanto aos sucos de caixinha, já falamos sobre os prós e contras no post sobre comidas industrializadas. Podemos sim usufruir dessa praticidade, mas sempre levando em consideração que o melhor é o suco feito (e ingerido!) na hora. Acontece bastante de crianças tomarem suco de laranja em caixinha, mas não tomarem o suco da mesma fruta feito em casa. Aí vem de novo a importância da VARIEDADE na alimentação. Cada vez que seu filho aprende a gostar de um alimento novo, abre-se um mundo de possibilidades. Ele gosta de suco de abacaxi? Que bom, mas ele não precisa beber a mesma coisa todos os dias. Vamos tentar oferecer também liquidificado com hortelã ou mesclado com outra fruta (com maçã fica uma delícia!) e por aí vai. Se possível, deixe o suco de caixinha para situações como merenda escolar, piquenique, etc. Em casa e sempre que der, tomem o suco feito na hora. Tem fruta madura demais ou quase estragando na geladeira? Misture essas “sobras” com outra fruta e faça um mix. Você vai ver que um pedaçinho de mamão ou umas 4 uvinhas que estavam quase sendo descartadas vão dar um sabor especial ao suco que você vai preparar.

Ok, os sucos são bons, mas consumir as frutas é melhor ainda. Já sabemos disso. E quando a criança não quer saber de comer fruta alguma? Isso é assunto para um próximo post! Escreverei em breve : )

2 comentários:

  1. Eu também adoro frutas! E sucos! Esses daí, então.. Uma delícia!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que Erikinha me convenceu a adquirir uma centrífuga (excelente aquisição, por sinal) passei a adotar sucos na minha dieta.. Mas continuo preferindo frutas.

      Excluir