PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

2 de set. de 2011

O MELÃO não é vilão!

Adoro!
Na parte de estatísticas do blog, consigo visualizar como as pessoas chegaram até o menu do bebê. Uma parte dos acessos diários são dos que acompanham sempre o blog (muito obrigada!); outra parte vem pelos que chegaram aqui pelas palavras-chave nos sites de pesquisa. Você pode ser uma das pessoas que chegaram ao blog (SEJA BEM VINDO(A)!) quando pesquisava sobre alimentação infantil ou dicas de amamentação. Mas sabe qual expressão de pesquisa muito comum, que aparece todos os dias? “bebê pode comer melão?”

Já comentei em outra oportunidade que desconheço contra-indicações ao melão seja para adultos seja para bebês. Nunca li e nem nunca soube de qualquer malefício nem quando eu estava na faculdade e nem depois de formada em Nutrição. Meus bebês gêmeos inclusive provaram essa fruta aos 6 meses e adoraram. Quanto mais variada e colorida a alimentação dos bebês e crianças, melhor! Isso inclui oferecer frutas e verduras que nem sempre são pensadas na hora de preparar a comida da turminha. Você já incluiu a berinjela na papinha? E o brócolis? E ameixa, seu bebê já comeu? São tantas as possibilidades, tantas combinações. Isso não quer dizer, no entanto, que as frutas e hortaliças sejam 100% inócuas para todo mundo. Tabus à parte, é certo que determinados alimentos são excluídos da dieta de algumas pessoas não por não serem apreciados, mas sim porque causam algum tipo de mal-estar quando são consumidos. Por isso, é importante oferecer ao bebê uma novidade por vez. Só depois que a tolerância ao alimento novo foi comprovada (ou seja, não surgiu nenhuma reação alérgica como urticária, náusea, diarréia ,vômito, inchaço nas pálpebras, dificuldade de respirar) é que se pode incorporá-lo no preparo das refeições.

Ainda sobre as frutas, dá para oferecer ao bebê uma por vez ou em mix. Aí você pode amassar , raspar ou pôr frutas diferentes no liquidificador para preparar uma deliciosa papinha de fruta. E ainda tem as vitaminas! Se você estiver amamentando e consegue extrair leite com facilidade, misture 100ml (ou mais) de leite materno com alguma fruta...excelente opção de lanche da manhã ou da tarde para os bebês que estão na fase da introdução dos alimentos. Se não houver leite materno sobrando para “fins culinários”, use fórmula infantil mesmo. Isso até o bebê completar 1 ano. Depois dessa idade, o bebê já pode beber leite de vaca integral.


Para finalizar, um desafio: se você sabe de alguma coisa contra o melão, fale agora ou me deixe comer para sempre. rsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário